Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2010 - 09:02

Usiminas lança Centro de Pesquisa no Parque Tecnológico do Rio: novas tecnologias do aço para o pré-sal

Essa será a primeira unidade da empresa no Rio e ocupará uma área de 3,6 mil metros quadrados, ao lado de multinacionais do setor de petróleo e gás .

A Usiminas, empresa do setor siderúrgico, lança no dia 9 de novembro (terça-feira), no Parque Tecnológico do Rio/UFRJ, localizado na Ilha do Fundão, a pedra fundamental do seu Centro de Pesquisa e Inovação. A siderúrgica ocupará uma área de 3,6 mil metros quadrados no Parque Tecnológico onde serão desenvolvidas novas tecnologias de aplicação de aços para os setores de Petróleo e Gás, Naval e Offshore. Essa será a primeira unidade da Usiminas no Rio de Janeiro e terá como foco as demandas do pré-sal.

Para o diretor do Parque Tecnológico do Rio/UFRJ, Maurício Guedes, a chegada de um centro de pesquisa de uma siderúrgica é de grande importância e vai abrir o leque de atuação do Parque, sem deixar de lado sua vocação para o setor de P&G. “A Usiminas, assim como outras que estão se instalando no Parque, foi atraída pelos desafios do pré-sal e pelas pesquisas desenvolvidas aqui na universidade. A Usiminas é uma empresa que investe muito em inovação e com isso a expectativa é de um trabalho intensivo em cooperação”, afirma Guedes.

A Usiminas e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) firmaram acordo de concessão de uso de terreno e de cooperação científica e tecnológica no início deste ano. Com a chegada da Usiminas, o Parque Tecnológico do Rio/UFRJ terá 80% de área ocupada, o equivalente à 250 mil metros quadrados.

A solenidade de lançamento da pedra fundamental do Centro de Pesquisa da Usiminas vai contar com a presença do Vice-Presidente de Negócios da Usiminas, Sergio Leite; do reitor da UFRJ, professor Aloísio Teixeira; diretor de Tecnologia da Coppe/UFRJ, Segen Estefen; e do diretor do Parque Tecnológico do Rio/UFRJ, Maurício Guedes.

A partir das 14h, no auditório do Bloco G, do Centro de Tecnologias da UFRJ, sala G-122, será realizada uma série de palestras do Seminário Interseção Universidade/Empresa.

Parque Tecnológico do Rio- O Parque Tecnológico foi inaugurado em 2003 com o objetivo de estimular a interação entre a universidade - seus alunos e corpo acadêmico - e empresas que fazem da inovação o seu cotidiano. São 350 mil metros quadrados, destinados a abrigar empresas de setores intensivos em diferentes áreas de conhecimento. As multinacionais Schlumberger, Baker Hughes e FMC são algumas das empresas que estão instalando centros de pesquisa e desenvolvimento no Parque Tecnológico, além da Usiminas. A inauguração do Centro de Tecnologia para o Pré-sal da Schlumberger está marcada para o próximo dia 16 de novembro.

Outras cinco empresas de base tecnológica, além de dezenove empresas nascentes da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, já estão sediadas no Parque: Ilos-Instituto de Logística e Supply Chain; Engineering Simulation and Software (ESSS); BR Distribuidora; PAM Membranas, e a Petrobras, por meio do Cenpes.

O Parque Tecnológico conta ainda com outros laboratórios e centros de pesquisa ligados à COPPE como o Lab Oceano; Laboratório de Aplicação e Desenvolvimento em Instrumentação, Automação, Controle, Otimização e Logística (Lead); Centro de Excelência em Gás Natural; Centro de Realidade Virtual (Lab Cog) e Núcleo de Tecnologias de Recuperação de Eco-Sistemas (Nutre), ambos em fase de construção.

Centro de Pesquisa da Usiminas no Parque Tecnológico do Rio – UFRJ, será lançado no dia 9 de novembro de 2010 (terça-feira), Solenidade de Lançamento da Pedra Fundamental da Usiminas - Quadra 6C do Parque Tecnológico do Rio/ UFRJ, na Ilha da Cidade Universitária. E às 14 horas, acontece o Seminário Interseção Universidade/Empresa - Centro de Tecnologias da UFRJ, auditório do Bloco G, sala G-122, na Ilha da Cidade Universitária.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira