Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2007 - 08:23

Unipac lança conjuntos para identificação animal

Resistência, durabilidade e segurança na leitura estão entre os diferenciais dos conjuntos, compostos por brinco, botton e machos fixadores, que atendem a dois mercados distintos: o de manejo de animais e o certificado de acordo com SISBOV.

A Unipac acaba de ingressar num novo mercado dentro da sua Divisão de Agropecuária. A empresa comercializará o sistema de identificação animal, composto por brinco, botton, dois machos fixadores com ponta metálica e uma planilha personalizada. São dois tipos de conjunto, que atenderão mercados distintos: um destinado a manejo de animais; e outro certificado de acordo o Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos, o SISBOV, implantado através da Instrução Normativa nº 17, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o objetivo de estabelecer normas para a produção de carne com garantia de origem e qualidade.

Empresa integrante do Grupo Jacto, a Unipac é reconhecida nacional e internacionalmente pela seriedade e solidez em seus negócios, e pela capacidade de prover soluções inovadoras, que agregam valor à cadeia. “Há mais de 30 anos focamos nossos objetivos estratégicos em mercados que exigem uma performance de produto com alto padrão de qualidade. O sistema de identificação animal, além de enriquecer e ampliar o nosso portifólio de produtos, se diferencia por garantir resistência, durabilidade e segurança na leitura, que resultam na confiança almejada pelo consumidor, que são agricultores e pecuaristas”, enfatiza Gerado Cassiano, Gerente de Unidade de Negócios da Unipac. Segundo ele, a produção dos elementos para identificação animal faz parte da estratégia de crescimento da empresa no mercado de agronegócios. “Nossa expectativa é de que o lançamento represente um incremento em torno de 20%, dentro do volume produzido neste segmento pela Unipac. Temos disponibilidade de atender as normas vigentes em outros países e exportar o sistema, inclusive para a América Latina”, completa.

Brincos com qualidade superior - O sistema de identificação animal da Unipac, certificado de acordo o SISBOV, é indicado para animais bovinos e bubalinos e serve como um instrumento para que o pecuarista identifique e controle o rebanho de sua propriedade e para garantir a segurança da carne para consumo humano – além de isentar o animal de doenças como aftosa e o mal da vaca louca.

No desenvolvimento do conjunto (brinco de tamanho grande e na cor amarela, botton e machos fixadores - para fazer o furo na orelha do animal, no momento da aplicação), a Unipac utilizou-se de sua flexibilidade industrial e realizou pesquisas com o objetivo de proporcionar o melhor produto do segmento e melhor custo-benefício do mercado. “A produção foi algo inovador e requereu uma tecnologia até então inédita para a Unipac. Conseguimos um excelente padrão de qualidade, dentro dos nossos objetivos de oferecer o serviço de rastreabilidade mais satisfatório para o pecuarista e segundo a normativa do MAPA”, destaca Cassiano.

O polímero, utilizado na fabricação dos brincos e bottons, foi amplamente testado em laboratórios, com o objetivo de proporcionar um produto com o melhor custo-benefício do segmento. O resultado mostrou que as peças são resistentes a extração e a intempéries, e capazes de superar os 10 anos de garantia determinados pela normativa do MAPA.

Tanto o brinco como a planilha personalizada ganham uma identificação numérica, de 15 dígitos, fornecido pelo próprio SISBOV. Ambos devem conter todas as informações inerentes ao animal. A impressão dos números será feita pela Unipac e para proporcionar a legibilidade, a empresa adquiriu equipamentos como máquina de impressão de código de barras e gravadora a laser. “É fundamental garantir a segurança da leitura, principalmente quando gado vai para o abate no frigorífico”, informa Cassiano.

Já os brincos Unipac para manejo (brinco tamanho grande, na cor amarela, e macho com ponteira metálica) serão comercializados individualmente ou em conjunto, e pode ser encontrado em lojas do ramo de agropecuária, distribuidoras e atacadistas. Isto porque o conjunto não necessita de certificação – embora siga o mesmo padrão de qualidade do produto certificado pelo SISBOV. Os elementos de identificação para manejo podem ser empregado em rebanhos compostos de animais bovinos e bubalinos e são comercializados no formato liso ou com números pré-impressos.

Perfil do SISBOV - O sistema do Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos foi instituído em janeiro de 2002, reúne informações sobre os animais, desde o nascimento até o abate e embalagem do produto. A Instrução Normativa 17, que estabeleceu o novo SISBOV, foi publicada no Diário Oficial da União em 14 de julho de 2006. A principal mudança é o cadastramento por propriedade e não mais por animais.

A normativa 17, define a nova estrutura operacional, formula o conceito de estabelecimento rural aprovado no SISBOV e fixa como principais requisitos: o cadastro de produtor e da propriedade, protocolo básico de produção, termo de adesão, registro dos insumos utilizados, identificação individual de 100% dos bovinos e bubalinos, controle de movimentação de animais, supervisão de uma única certificadora credenciada pelo MAPA e vistorias periódicas.

O sistema é de adesão voluntária, permanecendo a obrigatoriedade nos casos de comercialização para mercados que exijam rastreabilidade, como a União Européia, Chile e Reino Unido. Para se ter uma idéia, a União Européia importa hoje cerca de 25% de total dos embarques brasileiros de carne bovina. Os interessado s em obter informações detalhadas sobre o SISBOV encontram no site do MAPA uma cartilha completa sobre o serviço: www.agricultura.gov.br.

Perfil da Unipac - Há mais de 30 anos, a Unipac foca seus objetivos estratégicos no segmento de transformação de plástico e no fornecimento de resultados sistêmicos, de bens e serviços, aos seus parceiros. Tem como propósito prover soluções inovadoras, que integram serviços e tecnologias de aplicação de polímeros e agregam valor à cadeia. É referência para empresas nacionais e internacionais e considerada uma das indústrias mais completa do país, pois executa oito processos de transformação em seu parque fabril: Sopro, Injeção, Injeção Espumada Estruturada, Extrusão, Termoformagem, Rotomoldagem, Borracha e Cerâmica. Atua nas especialidades de embalagens para indústrias químicas, fotoquímica e alimentícia; automobilístico e autopeças - componentes técnicos; agropecuária, consumo e laticínios; área médica, odontológica e laboratorial; soluções logísticas; e componentes técnicos feitos de borracha e cerâmica para indústrias de alta tecnologia. Conta com cerca de 900 funcionários e 126 máquinas de transformação de plástico, instaladas em um total de 30.000 m2 de área construída, nas três unidades fabris no Estado de São Paulo, sendo uma in house.

Seu centro de pesquisa de engenharia avançada de materiais e processos plásticos antecipa as necessidades de seus clientes, com soluções completas e individualizadas. A Unipac já desenvolveu mais de 2.000 moldes dos mais variados tamanhos, pesos e geometrias, numa variação de produtos que vão desde frascos de 60 ml, até tanques de 5500 litros. Esta capacitação permitiu à empresa alcançar um aumento de produtividade de 9% em 2006, índice que deve se repetir neste ano. A expectativa para 2007 é de que a empresa registre um faturamento em torno de 11%, taxa superior ao conquistado em 2006 em relação ao ano anterior. A Unipac integra o Grupo Jacto, formado por empresas que atuam nos ramos agrícola, de transportes, equipamentos para limpeza (alta pressão), ferramentaria e meio ambiente. | www.unipac.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira