Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2010 - 09:14

GNova é parceira da Mentez e do GuiaMais.com em aplicativo inovador de geolocalização via SMS, em português


GNova elaborou o branding e toda a comunicação do Tô Aki, Mentez idealizou o projeto e comanda o desenvolvimento tecnológico, e GuiaMais.com fica responsável pela inteligência no sistema de busca.

Versão beta do Tô Aki (www.toaki.com), primeiro aplicativo de geolocalização para redes sociais focado no mercado brasileiro e totalmente em português, será lançada na primeira semana de novembro. A ferramenta leva em conta o crescimento do uso das mídias sociais via dispositivos móveis e oferece acessibilidade a todos os tipos de aparelho celular, não apenas smartphones: basta o usuário enviar um SMS de qualquer operadora para informar os amigos onde está.

O projeto foi idealizado por três empresas em parceria, a partir da sinergia entre os negócios de cada uma. A GNova, agência de publicidade do Grupo TV1 (www.grupotv1.com.br), tinha o desafio de aproximar o GuiaMais.com do público jovem para aumentar e rejuvenescer sua base de usuários, e ficou responsável pela criação, planejamento, branding, desenvolvimento dos modelos de mídia para o aplicativo e toda a comunicação para o lançamento.

A Mentez (www.mentez.com), companhia global e principal criadora de social games no Brasil e na América Latina, ficou responsável pelo conceito e comandou todo o desenvolvimento tecnológico e a programação do aplicativo devido a expertise nessa área e a ampla base de perfis jovens cadastrados. Hoje são mais de 30 milhões de usuários ativos por semana em jogos do Orkut, como os populares Colheita Feliz, Segredos do Mar e Vila Mágica. Já o GuiaMais.com (www.guiamais.com), site de busca hiperlocal que localiza empresas, produtos e serviços, entra com a base de informações dos mais de 2 milhões de pontos registrados em todo o país e com a inteligência no sistema de busca, o motor da geolocalização dessa nova ferramenta.

Com esse projeto, a GNova reitera seu posicionamento de agência que vai além da comunicação para articular parcerias e entregar um formato inédito de rentabilidade ao cliente: um novo modelo de negócios que funciona como mídia interativa. “Mais uma vez mostramos que a integração de diferentes disciplinas da comunicação e do marketing com novas tecnologias é positiva e, acima de tudo, lucrativa para os negócios”, avalia Antony Martins, VP Executivo do Grupo TV1 Neste primeiro momento, o objetivo é criar relevância e engajar usuários para espalhar o Tô Aki. “Em breve, teremos diversos formatos de mídia para que qualquer estabelecimento – de pequeno porte a grandes companhias – possa estreitar relacionamento com seus públicos”, explica Antony.

“Será possível identificar qualquer tipo de estabelecimento comercial e local público e a expectativa com a nova plataforma é gerar ainda mais negócios aos nossos anunciantes. Sempre procuramos inovar para oferecer outras formas de contato das empresas com seus clientes: começamos com a lista, depois o site, partimos para o serviço mobile e o Disk Guia Mais e agora somos parceiros no aplicativo de geolocalização via celular para redes sociais. Ou seja, mais um ambiente para as marcas interagirem com os consumidores”, afirma Andrés Goméz, presidente do GuiaMais.com.

Em menos de dois meses, o Tô Aki terá o sistema operacional para smartphones, estará disponível em espanhol e inglês para tornar-se acessível em toda a América Latina, e o usuário ainda poderá ativar outra funcionalidade: receber em tempo real a informação de localização dos amigos que selecionar, via SMS. “Com todas as novidades, esperamos chegar a 7 milhões de usuários em seis meses e mais de 1 milhão de check-ins mensais. Dessa forma, sempre teremos uma base de informações e dados demográficos bem apurados e segmentados para auxiliar nossos estabelecimentos parceiros. A ideia é alcançar 85 mil anunciantes em 12 meses”, analisa o CEO da Mentez, Juan Franco.

Funcionamento - Para começar a usar, o processo é simples: o internauta cria uma conta no site do Tô Aki, cadastra o número de celular e indica seus perfis de redes sociais que receberão as atualizações, entre Orkut, Facebook e Twitter. A partir daí já é possível fazer o check-in de onde estiver, enviando uma mensagem para o número 70007 (de qualquer operadora) com o nome do lugar, rua ou avenida e comentário (opcional). O sistema do GuiaMais.com encontrará o ponto exato e as redes credenciadas receberão automaticamente um post informando a localização e o link para o mapa.

O usuário pode ler comentários de quem já foi, convidar os amigos a participar e ainda ganha pontos a cada check-in, assim consegue elevar sua categoria – os chamados badges – para indicar a assiduidade nos locais visitados, como diretoria, sócio e outros. Vale lembrar que a sinalização de que a pessoa está em um determinado lugar é opcional, ou seja, ela compartilha sua localização apenas quando realmente quiser que saibam onde está, garantindo a privacidade.

Ficha Técnica “Tô Aki” | Direção de planejamento: Gustavo Donda | Gestão de projeto: Rafaella Gobara \ Planejamento: Carina Migliacio | Direção de atendimento: Louise Beltrão.

Direção de criação: Amaury “Balí” Terçarolli | Direção de arte: Eugênio Tonelli, Fabio de Almeida, Grazielle Granzoto e Theo França | Redação: Fernando Tardivo, Maria Lígia Monteiro de Araújo e Vanessa Jansen | Assistência de arte: Bruno “Japa” Mukai| Aprovação cliente: Andrés Goméz, Debora Malandrin, Jaime Roldan, Juan Franco, Luiz Marcelo Correia e Paula Zomignani.

Perfil- A Mentez (www.mentez.com) é uma empresa global dedicada à promoção e desenvolvimento de social applications para redes sociais. Atualmente, tem focado sua atuação no desenvolvimento de Social Games, especialmente para o mercado brasileiro. Com presença nos Estados Unidos, Europa, Ásia e América do Sul, a Mentez vêm conquistando internautas de todas as idades no Brasil com jogos como Colheita Feliz, Colheita Feliz: Recomeço, Segredos do Mar, Ilha dos Sonhos, Vila Mágica, Reino do Peixe-fruta, Pet Feliz, Gangues, Hotel da Árvore e Paraíso dos Porquinhos.

Para viabilizar a venda on-line dos créditos, a empresa criou uma plataforma de pagamento: a PayMentez (www.paymentez.com.br). Sua meta agora é ampliar parcerias com outros potenciais revendedores, como lan houses e outros pontos de venda, para consolidar sua presença no varejo. Hoje, os PINs com créditos já são distribuídos em milhares de pontos de venda por todo país.

GuiaMais.com - O Guia Mais (www.guiamais.com) é um site de busca hiperlocal que localiza empresas, produtos e serviços segmentados a partir de pontos de referência como rua, bairro, cidade ou estado, usando a melhor tecnologia de inteligência em busca de informação. A marca faz parte da Publicar, focada em geração de contatos de negócios em diversas plataformas (impressos, internet e mobile) por meio de conteúdo atualizado e direcionado. A companhia, também detentora das marcas Publicar Editel e Publicar Listel, é líder nacional do segmento de guias e listas impressas, com mais de 60% de participação de mercado. Cobre, atualmente, 26 estados, além do Distrito Federal, e mantém mais de 175 mil anunciantes em mais de 120 listas e guias, totalizando mais de 13 milhões de exemplares distribuídos gratuitamente por ano.

Gnova - Como o próprio nome diz, a GNova é uma agência nova e diferente, porque já nasceu em rede. Exatamente como a nova geração de consumidor cada vez mais experimental e participativo, que tem hoje o poder de se fazer ouvir e está aberto a todos os canais, modernos ou convencionais. A agência entende a comunicação das marcas como diálogo e relacionamento e é capaz de conectar pessoas e ideias com estratégias on e off, pois acredita que o importante não é o lado da linha em que a marca está, mas os resultados que ela alcança.

O Grupo TV1 (www.grupotv1.com.br) reúne as principais disciplinas e ferramentas da comunicação e do marketing para apoiar os negócios das empresas e aproximar as marcas de seus públicos. São mais de 620 profissionais divididos em seis agências especializadas e complementares, capacitadas para trabalhar em estratégias integradas: TV1.Com, TV1 Eventos, TV1 RP, TV1 Conteúdo, TV1 Vídeo e a GNova, a agência de propaganda com visão multidisciplinar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira