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09/11/2010 - 09:42

Rock In Rio apresenta patrocinadores


Roberta Medina e representantes dos patrocinadores

Durante coletiva no dia 04 de novembro (quinta-feira), em São Paulo, Roberta Medina relembrou 25 anos de sucesso do festival e falou sobre as campanhas publicitárias e o lançamento do site oficial do evento.

Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, apresentou o maior evento de música e entretenimento do mundo para os jornalistas de São Paulo. Durante a coletiva de imprensa, Roberta lembrou as nove edições do Rock in Rio que mobilizaram mais de cinco milhões de pessoas e um bilhão de telespectadores. Em 25 anos, foram investidos mais de 247 milhões de euros E a expectativa para o ano que vem é engordar estas estatísticas.

“Vai ser um case para mostrar, mais uma vez, que o Rio de Janeiro, e o Brasil, têm toda qualidade, credibilidade e potencial para acolher grandes projetos. Há grandes desafios pela frente, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Sabemos da nossa responsabilidade e temos que ser absolutamente perfeitos”, garantiu Roberta, informando que serão investidos R$ 60 milhões e que o festival terá o apoio de cinco parceiros de peso: Claro, Coca-Cola, Heineken, Trident e Volkswagen.

Para Patricia Kastrup, diretora de Marketing da Claro, o evento é um conjunto de histórias, vivências e experiências. “A Claro não podia ficar fora dessa e deixar de viver essa história”, falou. Já Marco Simões, VP de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola, lembrou que a parceria entre a marca e o Rock in Rio existe desde 1991: “o mais interessante é que o festival nasceu dentro de uma agência de publicidade e não foi pensado só como evento, mas como um projeto de comunicação totalmente abrangente. A Coca-Cola entendeu isso desde o início e entrou no projeto na primeira oportunidade”.

De acordo com Nuno Teles, diretor de Marketing da Heineken Brasil, a expectativa é que essa parceria, que existe desde 2004, dure por muito anos. “A marca Heineken está presente em 180 países e é forte no Brasil. O fato de o Rock in Rio estar voltando ao país é a conjugação perfeita com a nossa marca”, comentou Teles, seguido por Vinicius Germano, gerente de Marketing de Gomas da Trident, que acredita que a parceria trará muitos sorrisos para o evento: “quando vemos os vídeos, os rostos das pessoas no festival, percebemos que elas estão se divertindo, curtindo o festival, sorrindo. Lançamos uma campanha que incentiva exatamente isso, o sorriso.”

Por sua vez, André Senador, diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen, assinalou que essa é uma oportunidade de mostrar a veia musical da empresa e que oferece a oportunidade de integrar a companhia com uma plataforma de comunicação.

No evento, Roberta também falou sobre os dez anos do projeto Por um Mundo Melhor, que surgiu em 2001 utilizando a música como plataforma de comunicação e mobilização por mais conscientização ambiental e social. Desde então, 3,2 mil jovens já puderam concluir o segundo grau, mais de 40 mil árvores foram plantadas, 760 paineis solares foram instalados em Lisboa, uma escola foi inaugurada na Tanzânia e um centro de saúde foi erguido no Maranhão, entre muitos outros projetos. Com os mais de cinco milhões de euros investidos, milhares de pessoas no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países foram beneficiadas. “Essas são ações concretas. Se cada empresa privada assumir seus compromissos, o mundo será melhor. “Este é um grande evento que pode ajudar a chamar atenção sobre esses assuntos”, completou Roberta.

Campanhas “Voltei” e “Cidade do Rock” - O clima do Rock in Rio já começa a esquentar neste domingo, dia 7, com o início da campanha “Voltei”, criada pela Artplan. A primeira ação reforça que “em setembro de 2011, o sonho está de volta”. Na semana seguinte, a campanha “Cidade do Rock” trará filme e spot para apresentar as novidades do festival, como o Palco Mundo, o Palco Sunset e a Eletrônica. Ainda serão exibidas outras diferentes atrações, como roda-gigante, montanha russa, free fall, tirolesa, entre muitas outras novidades que transformarão a cidade do rock num verdadeiro parque temático para todas as idades em 12 horas de muita festa. As ações incluem anúncios em TVs, rádios, jornais, revistas, web e mídia internacional.

Roberta Medina enfatizou que o evento é mais que música e entretenimento. “Estamos falando de um projeto de comunicação que viabiliza projetos econômicos, modelos de negócios para marcas, cidades, estados, países e para artistas”, reforçou, acrescentando que a pouco menos de um ano da volta do festival ao Rio de Janeiro, o movimento de comunicação a que se propõe o festival está a pleno vapor. “Temos o público como nosso primeiro cliente do Rock in Rio. Depois, vêm as marcas, que não significam apenas patrocínio, mas também proporcionam entretenimento. São experiências reais”.

Estratégia digital reforça diálogo - Além disso, durante a coletiva falou-se da estratégia de comunicação digital que será adotada pelo festival. Atraente e ousada, com foco em relacionamento, conteúdo, serviços e engajamento, as ações on-line refletirão a postura de sustentabilidade e conscientização que estão no DNA do Rock in Rio. Mesmo um ano antes do início dos shows, o público já poderá ter acesso a um conteúdo relevante e inspirador, acompanhando cada passo da produção do festival e sendo estimulado a compartilhar ideias por um mundo melhor.

“O site Rock in Rio é uma das partes mais importantes do projeto. Queremos construir esse evento junto com o público e abrir um canal de comunicação que aproxime aqueles que fizeram e fazem essa história”, enfatizou Roberta, adiantando que o site também será uma plataforma comercial que apresentará oportunidades a parceiros diversos e que, nas redes sociais, a previsão é de chegar à marca de um milhão de membros.

Com conteúdo focado no entretenimento e na mobilização do público, o site prevê estimular mudanças de atitude no dia a dia. Dessa maneira, irá além da divulgação e cobertura dos shows: conterá uma agenda cultural periódica e outros serviços, estabelecendo um canal permanente de convergência artística e transformação social Nessa nova versão, ele traz: o tradicional contador regressivo de dias até o festival; um blog escrito pela produção, por personalidades e pelo internauta; uma seção multimídia na qual estarão disponíveis conteúdos para download; um tour pela Cidade do Rock e novidades sobre sua construção; imagens e dados históricos do festival acompanhando sua linha do tempo; a TV Rock in Rio com vídeo-depoimentos e arquivo de imagens; além de concursos, ações especiais e solução de dúvidas frequentes.

Complementando o site, todo o conteúdo e serviços da estratégia digital estarão presentes de forma integrada em redes sociais como Facebook, Twitter, Flickr e Youtube, entre outras ferramentas de diálogo digital. Fora isso, as inúmeras parcerias comerciais serão anunciadas em breve com ações contextualizadas que promoverão interatividade e diálogo entre marcas e público, utilizando a plataforma digital do Rock in Rio como meio – ações que vão desde aplicativos e games até um guia de lazer e entretenimento para a cidade do Rio de Janeiro, o “How to Rock in Rio”.

A agência de conteúdo e relacionamento Grudaemmim é a responsável pela criação de toda a plataforma digital do Rock in Rio, incluindo o site, perfis oficiais, geração de conteúdo e relacionamento em multiplataformas. [www.rockinrio.com.br].

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