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09/11/2010 - 09:42

Profarma tem crescimento de 11,8% nas vendas no 3T10 e atinge seu menor ciclo de caixa desde sua abertura de capital, em 2006

No terceiro trimestre de 2010, a Profarma obteve receita bruta de R$ 809,8 milhões, o que representa crescimento de 11,8% ante o segundo trimestre de 2010. Destaque para as vendas dos segmentos de Perfumaria e Genéricos que cresceram no mesmo período, respectivamente, 42,7% e 28,6%, como resultado do maior foco da Companhia.

A Profarma alcançou seu menor ciclo de caixa desde a abertura de capital, em 2006, com 48,8 dias. Em relação ao segundo trimestre de 2010, a redução foi de 17,4 dias, refletindo, principalmente, o aumento de 14,1 dias obtido no financiamento com fornecedores e a simultânea redução de 4,4 dias no nível de estoque.

Pelo segundo trimestre consecutivo, a Profarma registrou geração de caixa operacional positiva, que no 3T10 foi de R$ 62,1 milhões. Desse montante, R$ 10,8 milhões foram obtidos através da geração interna de caixa e R$ 51,3 milhões pela variação positiva nos ativos operacionais.

A geração positiva de caixa permitiu redução na dívida líquida de R$ 57,4 milhões em relação à posição do final do segundo trimestre, registrando R$ 75,1 milhões em 30 de setembro de 2010. Com isso, o grau de endividamento da Companhia medido pela relação dívida líquida / Ebitda anualizado saiu de 1,4x (em 30 de junho 2010) para 0,8x ao final do 3T10, representando redução de 42,9%.

O Ebitda totalizou R$ 21,5 milhões, com redução de 1,7% comparado ao 2T10, quando foi de R$ 21,8 milhões. A margem Ebitda recuou 0,5 ponto percentual na comparação do mesmo período, alcançando 3,1% no 3T10. Tal evolução se deve ao fato de que a base de comparação – o Ebitda do 2T10 – recebeu o impacto positivo do aumento de preços ocorrido em março. Entretanto, isso já foi praticamente compensado por dois fatores: a redução das despesas operacionais em 9,6% e o aumento nas vendas de 11,8% no período.

O lucro líquido somou R$ 4,7 milhões, com margem de 0,7% em relação à receita operacional líquida, o que é 1,2 ponto percentual abaixo da margem registrada tanto no mesmo período do ano anterior quanto no 2T10. Tal variação é resultado do efeito negativo da liquidação de débitos de ICMS em Minas Gerais, no valor de R$ 11,9 milhões, com benefício de redução de 76% no montante total. Esta despesa está registrada no trimestre, mas se refere a uma ação de 2004, ou seja, não é um evento recorrente. Sem esse efeito, o lucro líquido somaria R$ 12,6 milhões, com margem líquida de 1,8%, em linha com os trimestres anteriores.

Com relação aos indicadores operacionais, no 3T10 ante o 2T10, a Profarma reduziu em 23,1% o indicador de Erros por Milhão (EPM) - que aponta a quantidade de erros por milhão de unidades expedidas. A melhora no indicador foi obtida por meio do aumento da automação na separação de pedidos com o início de operação de uma nova modalidade automatizada de separação, denominada pick to light.

Perfil- A Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S.A atua há 49 anos na distribuição de produtos farmacêuticos, higiene pessoal e cosméticos, nos mais populosos estados brasileiros. Com 12 Centros de Distribuição, a Profarma comercializa aproximadamente 18,0 milhões de unidades por mês e atende a cerca de 31 mil pontos de venda, consolidando-se entre as empresas líderes deste setor no Brasil. Cobrindo uma área geográfica que representou 93,5% do mercado consumidor de produtos farmacêuticos do Brasil no terceiro trimestre de 2010, a Profarma, com sua equipe especializada e comprometida, busca tornar-se o maior e mais rentável distribuidor atacadista de produtos farmacêuticos no Brasil por meio de resultados consistentes e sustentáveis, mantendo baixos custos operacionais, fortalecendo suas vantagens competitivas e maximizando valor para os acionistas.

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