Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2010 - 09:49

CNI constata desempenho moderado da indústria no terceiro trimestre de 2010

Brasília - O contraste entre o aumento do faturamento real e a queda nas horas trabalhadas e na utilização da capacidade instalada em setembro, em comparação a agosto, mostra que a indústria registrou desempenho moderado no terceiro trimestre. A constatação é da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta quinta-feira, 4 de novembro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo o levantamento, o faturamento voltou a crescer em setembro, com alta de 1,9% sobre agosto, no índice sem variações sazonais. As horas trabalhadas, contudo, recuaram 0,4% na mesma base de comparação, enquanto a utilização da capacidade instalada (UCI) também caiu em setembro, pelo quinto mês consecutivo. A UCI ficou em 81,9% pelo índice dessazonalizado, uma queda de 0,3 ponto percentual em relação ao mês anterior.

“O comportamento dessas variáveis caracteriza, assim, o desempenho moderado da atividade industrial no terceiro trimestre”, diagnostica a pesquisa Indicadores Industriais. Segundo o gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, uma das causas do comportamento moderado da indústria foi o crescimento menor da demanda pelo fim das desonerações tributárias em setores como automóveis e eletrodomésticos.

“A indústria perdeu a velocidade de crescimento que vinha experimentando desde o final de 2009 e início deste ano, mas continuará crescendo, embora em ritmo menor”, assinalou Castelo Branco.

Apesar do desempenho moderado da indústria no terceiro trimestre, o mercado de trabalho continuou em expansão em setembro. O emprego industrial cresceu 0,5% sobre agosto, no índice sem variações sazonais, e houve elevação também na massa salarial real, de 1,1%, e no rendimento médio real, de 0,5%.

Na comparação entre o terceiro e o segundo trimestres, o faturamento cresceu 3,9%, as horas trabalhadas subiram 1,8% e foi de 1,5% a elevação do emprego. A massa salarial se ampliou 7,8% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior.

Os Indicadores Industriais da CNI revelam também que, dos 19 setores pesquisados, sete ainda não registram plena recuperação no faturamento comparativamente ao período pré-crise econômica, em setembro de 2008. Estão em pior situação em relação a antes da crise os segmentos de madeira, refino e álcool, metalurgia básica e material eletrônico e de comunicação. | Mais detalhes no link [www.cni.org.br/indicadoresindustriais].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira