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09/11/2010 - 10:06

Jato Legacy 650 demonstra capacidade de voos de longo alcance

Embraer apresenta jato executivo da categoria large em turnê mundial.

São José dos Campos – O novo jato executivo Legacy 650, da categoria large, concluiu um voo sem escalas de Dubai (Emirados Árabes Unidos – EAU) para Londres, Reino Unido. O avião percorreu, em oito horas, o equivalente a 6.482 quilômetros (3.500 milhas náuticas), já contabilizado o vento de proa, comum nesta rota. O voo foi realizado com dez ocupantes – sete passageiros e três tripulantes – a bordo de uma aeronave com configuração típica.

“A realização desse vôo sem escalas pelo Legacy 650, de Dubai para Londres, com sete passageiros é uma prova da capacidade que o jato executivo tem de servir aos clientes do Oriente Médio”, disse Colin Steven, Diretor de Marketing e Vendas da Embraer para a Europa, África e Oriente Médio – Aviação Executiva. “Com o conforto de três ambientes distintos de cabine e o maior compartimento de bagagens da categoria, o Legacy 650 oferece uma conexão sem escalas importante entre o Oriente Médio e a Europa, que pode ser voada durante o ano todo, independentemente do vento em rota.”

Lançado há um ano, na NBAA 2009, o jato executivo Legacy 650, da categoria large, pode voar, sem escalas, até 7.223 quilômetros (3.900 milhas náuticas), com quatro passageiros, ou 7.112 quilômetros (3.840 milhas náuticas), com oito passageiros, oferecendo aproximadamente 926 quilômetros (500 milhas náuticas) a mais de alcance se comparado com o Legacy 600. Este aumento significativo no alcance é resultado de diversas modificações estruturais, tais como asas e trens de pouso reforçados, sistema de combustível de maior capacidade e novos motores AE 3007A2 da Rolls-Royce, altamente eficientes e com maior potência. Os novos aviônicos Primus Elite™, da Honeywell, equipam o Legacy 650 e futuros jatos Legacy 600. O novo jato possui o mesmo interior elegante, confortável e funcional do Legacy 600, com três ambientes distintos de cabine e uma ampla área para preparo de alimentos (galley), bem como o maior compartimento de bagagens acessível em vôo da sua categoria. Os níveis de ruído na cabine foram reduzidos com um moderno pacote de isolamento acústico e a comunicação de dados de alta velocidade via Internet foi aprimorada com o sistema SwiftBroadband da Inmarsat.

O Legacy 650 foi recentemente certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), do Brasil, e pela Agência Européia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA). As primeiras entregas estão previstas para este ano.

Jato executivo Legacy 650 - O Legacy 650, da categoria large, transporta 13 passageiros (configuração padrão). A silenciosa e requintada cabine possui acabamento interno de alta qualidade e oferece assentos de couro, divã, credenza e mesas para refeições ou reuniões. Há também uma espaçosa cozinha (galley) para o preparo de alimentos quentes e frios, um amplo lavatório traseiro, guarda-roupas, gabinete e sistema de entretenimento com DVD e comunicação via satélite. O equipamento opcional High-Speed Data (HSD) SwiftBroadband e a tecnologia Wi-Fi permitem aos clientes utilizar a Internet em alta velocidade, acessar e-mails e transferir arquivos durante o vôo, oferecendo melhor utilização do tempo, aumento da produtividade do trabalho e mais opções de entretenimento. A aeronave tem um amplo compartimento de bagagem, facilmente acessível em voo e com volume total de 6.800 litros (6,8 metros cúbicos ou 240 pés cúbicos).

Com dois motores Rolls-Royce AE 3007A2 altamente eficientes, o jato tem velocidade máxima de cruzeiro de Mach 0,80. O alcance de 7.223 km (3.900 milhas náuticas) com quatro passageiros, ou 7.112 km (3.840 milhas náuticas) com oito passageiros, ambos com reservas de combustível NBAA IFR, possibilitam vôos sem escalas de Londres (Reino Unido) para Nova York (EUA); de Dubai (Emirados Árabes Unidos) para Londres ou Cingapura; de Miami (EUA) para São Paulo (Brasil); de Cingapura para Sydney (Austrália); ou de Mumbai (Índia) para a Europa Central.

O Legacy 650 também é equipado com o sistema de aviônicos Honeywell Primus Elite™. A cabine de comando possui interface gráfica avançada, que permite decisões mais rápidas e inteligentes e reduz a carga de trabalho dos pilotos. Monitores de cristal líquido (Liquid Crystal Display – LCD) adicionam recursos gráficos que não são possíveis com os tubos de raios catódicos (Cathode Ray Tubes – CRT). Navegação Vertical (Vertical Navigation –VNAV) acoplada; Desempenho de Navegação Requerida (Required Navigation Performance – RNP) 0,3; Comunicação entre Piloto e Controlador via Conexão de Dados (Controller to Pilot Datalink Communication – CPDLC) pelo Sistema Futuro de Navegação Aérea (Future Air Navigation System – FANS) 1/A; mapas e cartas de navegação; previsão de tempo via satélite; Sistema de Posicionamento Global com Precisão Expandida e Aproximação Vertical Guiada por Localizador (Wide Area Augmentation System – Localizer Performance with Vertical Guidance Approaches – WAAS/LPV); e Sistema de Alerta em Pista (Runway Awareness and Advisory System – RAAS) SmartRunway™ e SmartLanding™, da Honeywell, são algumas das novas funcionalidades disponíveis. O Primus Elite também possibilita a expansão do renomado Sistema de Visão Sintética (Synthetic Vision System – SVS) SmartView™, da Honeywell. O preço de tabela do Legacy 650, nas condições econômicas de 2010, é de US$ 29,5 milhões. [www.EmbraerExecutiveJets.com].

Perfil- A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; BM&FBovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de setembro de 2010, a Embraer contava com 17.009 empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias não-integrais – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de US$ 15,3 bilhões. | www.embraer.com.br.

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