Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2010 - 10:17

Blindagem de veículos permanece em alta em 2010

Pesquisa da Abrablin aponta que, no primeiro semestre do ano,3.432 veículos foram blindados.

Em 2010, o setor de blindagem automotiva se manteve aquecido no país, aponta levantamento da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Nos primeiros seis meses do ano, 3.432 veículos receberam esse tipo de proteção, um aumento de 9% na comparação com o mesmo período de 2009, quando 3.147 carros receberam a blindagem.

A entidade prevê continuidade do crescimento do setor. “Pela pesquisa, é possível acompanhar a descentralização que vem ocorrendo com esse tipo de proteção, antes existente concentrada no eixo Rio-São Paulo. Essa mudança é consequência do aumento da violência em outras capitais do país. Tal fato, somado à melhora na economia, é indício de que o segmento se manterá aquecido. Acreditamos que a blindagem automotiva conclua 2010 com cerca de 7.000 novos carros protegidos, mantendo o índice de 2009, quando 6.926 veículos foram blindados”, explica Christian Conde, presidente da ABRABLIN.

No primeiro semestre de 2010, São Paulo seguiu na liderança absoluta do ranking dos estados com maior incidência de blindagem, com 66%. Rio de Janeiro veio em segundo lugar, com 22%, seguido por Minas Gerais e Pernambuco, com 5% e 2%, respectivamente. Os outros 5% desse universo blindado estão distribuídos entre os estados do Paraná, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pará e Piauí.

A pesquisa da entidade também revela o perfil do usuário de blindagem nos primeiros seis meses do ano. A maioria (67,5%) continua sendo composta pelo sexo masculino. Desse universo, 22% estão na faixa etária que vai de 50 a 59 anos. Já com relação às mulheres usuárias da proteção balística (32,5%), a maior parcela, ou 30%, está na faixa de 40 a 49 anos. Do universo total dos usuários, 71% são executivos/empresários; 4%, artistas/cantores; 4%, políticos; 5%, juízes; outras ocupações (16%) completam o perfil.

Entre os carros mais blindados no período em que foi realizado o levantamento, de acordo com a ABRABLIN, o Corolla, da Toyota, foi o campeão – o que acontece desde 2004. O segundo mais blindado foi a Captiva, modelo da General Motors. O Vera Cruz, da Hyundai, e a Freelander, da Landrover, ocupam o terceiro e quarto lugares, respectivamente. Fecha o ranking dos veículos mais blindados o utilitário Santa Fé, também da Hyundai.

Custos do serviço - O custo médio para se blindar um veículo no primeiro semestre de 2010 foi de R$ 48.750,00. O valor é estimado porque a definição do preço desse tipo de serviço varia em decorrência de cinco fatores.

O primeiro item de diversificação de valores se refere ao nível da blindagem. Quanto maior o nível de proteção, mais caro fica o serviço. O mesmo ocorre em relação à área a ser blindada. A de um carro maior é mais onerosa do que a de um carro pequeno, onde a área a ser protegida é menor.

O tipo de material utilizado é o terceiro fator. Uma blindagem onde se utiliza mais aço tende a ser mais barata do que uma produzida majoritariamente com mantas de aramida. Porém, há de saber que o aço deixa a blindagem mais pesada, desgastando mais rapidamente algumas peças do veículo. A procedência desse material também influencia no valor do serviço. Um vidro importado, por exemplo, pode ser mais caro que um nacional, mesmo havendo, no Brasil, produtos com qualidade equiparada.

O projeto de blindagem e o know-how da blindadora e de seus profissionais complementam o rol de diferenciação do preço. “É importante que sejam vistos cada fator no processo de escolha da empresa que realizará a blindagem do veículo. Mas, vale lembrar que a garantia de segurança deve ser o fator primordial nesse processo de seleção. Só então se deve analisar o preço como ponto decisivo”, alerta Conde.

Guia de blindagem - Durante a 26ª edição do Salão Internacional do Automóvel, a Abrablin, em parceria com a Editora Blindar do Brasil, distribuirá uma versão atualizada do Guia de Blindagem. A publicação traz dicas para que o usuário não seja enganado ao comprar um veículo blindado, a tabela de resistência balística de cada um dos níveis de blindagem, informa quais as áreas a serem blindadas em um carro, traz respostas às perguntas mais comuns recebidas no site da associação e outras informações importantes para que o usuário realize um bom negócio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira