Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2010 - 10:27

Cavalgada Tropel Mangalarga percorre ruas da maior cidade do país


Primeiro trecho da viagem passou por endereços tradicionais da capital paulista, como a rua Turiassú e as avenidas Sumaré e Pompéia.

Os conjuntos participantes do Projeto “Tropel Mangalarga, de São Paulo a Brasília” iniciaram na manhã desse domingo, 7 de novembro, a cavalgada de 1.400 quilômetros que celebra o cinquentenário da capital federal. Após uma breve concentração no Parque da Água Branca, o grupo percorreu importantes ruas e avenidas da capital paulista e também da vizinha Osasco com destino ao Manège Alphaville, em Santana do Parnaíba (SP). Nesta tradicional hípica paulista, os participantes fizeram o primeiro pernoite da viagem após percorrerem cerca de 40 quilômetros pelas ruas da Grande São Paulo.

A comitiva foi composta durante o primeiro trecho da viagem por três cavaleiros e uma amazona - Adolpho Julio Camargo de Carvalho, Pedroca Aguiar, Sebastião Malheiro Neto e Telma Somenzari Malheiro -, que tiveram a responsabilidade de conduzir pelas ruas do maior centro urbano da América do Sul oito éguas da raça Mangalarga: Dengosa RBV, Xica do Mangabaia, Xereta do Mangabaia, Serpentina RB, Araruta CJ, Q Linda MAB, Revista da Cravinhos e Honduras do Mont Serrat.

Além de celebrar os 50 anos de Brasília, a cavalgada tem outros importantes objetivos, como incentivar o debate a respeito da questão ambiental, divulgar a raça Mangalarga, avaliar a performance dos animais durante o percurso, promover a divulgação de culturas regionais e resgatar a história nacional, levando ao Memorial JK a placa de fundação de um hotel inaugurado pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek na Ilha do Bananal e recentemente recuperada em um desmanche por um dos integrantes da comitiva.

“O Tropel Mangalarga vai demonstrar que a cavalgada de longa distância, conhecida internacionalmente como raid, é uma atividade hípica acessível a pessoas de todas as idades e na qual não há diferenciação por sexo. Afinal, o que importa é o conjunto”, explica Sebastião Malheiro Neto.

O cavaleiro destaca ainda que o projeto também pretende estimular o debate a respeito de uma série de assuntos relevantes ao meio rural brasileiro, em especial a questão ambiental. “Acreditamos que esta será uma ótima oportunidade para refletirmos de uma forma imparcial e sob uma ótica não convencional”, conclui Malheiro.  

Vasta experiência - Conhecido no meio equestre como Pedroca, Pedro Aguiar possui um impressionante currículo. Entre muitos feitos, o que mais impressiona é a viagem que lhe garantiu um lugar de honra no “Guinness Book”, o livro dos recordes. Em 1991, o veterano cavaleiro, que hoje está com 77 anos, percorreu aproximadamente 20 mil quilômetros dentro do território nacional. A viagem, realizada na companhia de seu irmão Jorge e do amigo José Reis, lhe rendeu também convites para tornar-se membro de duas importantes entidades internacionais sediadas em Londres, a Royal Geographical Society e a Long Rider´s Guild.

Por sua vez, Sebastião Malheiro, que descende de uma tradicional família mangalarguista e integra atualmente o Conselho Deliberativo Técnico da Raça Mangalarga, foi um dos precursores do enduro equestre no País. Em 1990, ele organizou a primeira prova da modalidade com a utilização de planilhas, dando início a um esporte hípico que se espalharia por todo País. Além disso, ao lado da esposa Telma, é responsável por um pioneiro trabalho de turismo rural no Parque do Lago, em Dourado (SP).

Também integrante do Conselho Deliberativo Técnico da Raça Mangalarga, o advogado e criador Adolpho Julio Camargo de Carvalho é um dos grandes incentivadores do projeto. Ele divide ainda a responsabilidade pela organização do evento com Pedroca e Malheiro. Além de preparar toda a logística, os três têm diversas tarefas extras, como: viabilizar economicamente a cavalgada, fornecer dados sobre o desempenho da tropa para um trabalho científico desenvolvido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), selecionar e treinar os animais que percorrerão o trajeto na íntegra e contatar as diversas comunidades com as quais o grupo irá interagir durante a viagem.

A cavalgada, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), deve prosseguir até meados de dezembro, quando a comitiva chegará à cidade de Brasília. [Blog www.tropelmangalarga.com.br] .  

Foto: Sebastião Malheiro guia o grupo durante a descida da rua Turiassú.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira