Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2010 - 09:25

Produz Brasil 2010


Grupo Marfrig é premiado por ações inovadoras para a sustentabilidade na cadeia produtiva.

O projeto “Implantação de Biodigestores na Unidade Diamantino (MT)” deu ao Grupo Marfrig a primeira colocação no Prêmio Produz Brasil 2010 categoria Responsabilidade Ambiental. A Marfrig também foi premiada na categoria Responsabilidade Social com o projeto “Monitoramento Socioambiental do Bioma Amazônia”. Os resultados foram anunciados durante evento realizado ontem em Goiânia (GO). O prêmio Produz Brasil é uma iniciativa da Revista Produz em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP).

Concebido conforme os requerimentos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Kyoto (ONU), o sistema de biodigestores da Seara Alimentos em Diamantino, anunciado em março deste ano, é o maior projeto de tratamento de dejetos suínos do Brasil. O empreendimento evita emissões de metano para a atmosfera equivalentes a 73 mil toneladas de CO2 por ano, o que representa o plantio e a preservação de 15 milhões de árvores nativas ou 6.820 hectares de reflorestamento. No total, são processados diariamente 2 milhões de litros de dejetos, produzindo aproximadamente 20 mil metros cúbicos de biogás/dia, o que torna a Unidade Diamantino auto-suficiente e capaz de gerar excedente energético para abastecer uma cidade de 8.500 habitantes. Com 11 mil matrizes e 282 mil animais terminados/ano, a Unidade Diamantino é também o maior sistema produtor de matrizes e leitões de ciclo completo e fechado da América do Sul.

Já o projeto “Monitoramento Socioambiental do Bioma Amazônia”, 2º lugar Prêmio Produz 2010 Responsabilidade Social, teve inicio em outubro de 2009 com a assinatura do compromisso público “Critérios para Operações com Gado e Produtos Bovinos em Escala Industrial no Bioma Amazônia”, em parceria com o Greenpeace, e sintetiza a forma prática do Grupo Marfrig de não adquirir gado oriundo de fazendas envolvidas com desmatamento e trabalho escravo e situadas em áreas indígenas e unidades de conservação. Simultaneamente ao embargo, a Marfrig passou a incentivar as melhores práticas ambientais através de programas de conscientização e concursos e a apoiar financeiramente os pecuaristas do Bioma Amazônia para a obtenção do CAR (Cadastro Ambiental Rural) ou LAU (Licença Ambiental Única), em Mato Grosso, e o LAPR (Licenciamento Ambiental em Propriedade Rural), em Rondônia. Com cinco unidades operacionais na Amazônia Legal (duas em Mato Grosso e três em Rondônia), a Marfrig adquire cerca de 7% do gado produzido na região, segundo dados da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne).

“O Prêmio Produz Brasil foi criado para reconhecer e incentivar a produção sustentável no Brasil. Uma comissão técnica, constituída por profissionais da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo e da Revista Produz, com larga vivência em agronegócios, analisou detalhadamente todos os projetos enviados e realizou auditorias. As premiações da Marfrig nas categorias Responsabilidade Ambiental e Responsabilidade Social demonstram o compromisso da empresa com a sustentabilidade e as boas práticas, além do relacionamento profícuo com os produtores rurais, as comunidades onde está presente e a sociedade como um todo”, ressalta Elaine Soares, editora da Revista Produz.

A Revista Produz tem cinco anos de existência e abrangência nacional. Seu conceito de trabalho é a inovação contínua. “O principal compromisso da Produz é de, a cada edição, apresentar informações sobre inovação tecnológica, meio ambiente, saúde animal, assessoria jurídica, políticas públicas, pecuária e agricultura. Enfim, tudo o que o leitor precisa saber para ficar bem informado e produzir mais e melhor”, ressalta Elaine.

. [Foto: Diretor de Novos Negócios, Rubens Zago, recebe o Prêmio Produz em Goiânia (GO)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira