Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2007 - 08:40

Chá orgânico sergipano conquista mercado

A partir de um projeto de vida nasceu a Namastê, produtora de ervas orgânicas e de uma linha de chás; Sebrae ajuda na área comercial e na participação em feiras.

Brasília - A busca pela realização de um projeto de vida no campo culminou na criação da empresa sergipana de chás orgânicos Namastê. Foi em 2000 que a administradora Débora Lima vendeu a parte que tinha de uma empresa de informática e passou a se dedicar ao plantio de ervas medicinais orgânicas e certificadas.

Ao longo de três anos, ela fez muitos experimentos para verificar quais ervas se adaptariam melhor ao ambiente do Nordeste. "Nesse período, fiz cursos e também parceria com a universidade local para ter ajuda nos experimentos", conta Débora. Ela chegou a trabalhar, no início, com 35 espécies.

Ao término da experimentação, Débora ficou com o plantio de três ervas: cidreira, carqueja e hortelã. Depois de muita batalha, ela começou a vender essa matéria-prima para uma empresa de chá. "Fui à procura no mercado para verificar que indústria de chá era melhor para receber ervas orgânicas", ressalta. Contratada como fornecedora, Débora começou a dar escala e variedade à produção para satisfazer as necessidades da indústria.

Em maio, durante a Bio Brazil Fair - 3ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, realizada em São Paulo, a Namastê lançou uma linha própria de chá. O resultado foi um sucesso. "O Sebrae me ajudou a participar da feira. Lá as pessoas adoraram os chás e fizeram várias encomendas", diz Débora.

Para dar conta de cumprir tantos pedidos e ainda fornecer matéria-prima para a indústria, a Namastê conta com a produção de pequenos agricultores. "Nesse ponto o Sebrae me ajuda bastante, pois indica os produtores que trabalham com orgânico", diz.

Atualmente, a Namastê trabalha com 20 famílias de pequenos agricultores. "Eles ajudam a dar volume e variedade à minha produção", destaca. A empresa também comercializa o Pólen Apícola, produto usado como complemento alimentar energético. São dez apicultores da região que fornecem esse pólen para a Namastê.

A linha de produtos Namastê é diversificada. Há uma linha de chá de folhas inteiras que conta com 22 sabores. Segundo a empresária, camomila e erva-doce são as folhas que têm mais saída. Já a linha de chá em sachê tem seis sabores e alguns mistos. "São os mistos que atraem mais os clientes", destaca Débora.

O chá 'Um Soneto para Sonhar' contém ervas calmantes como marcela, camomila e erva cidreira. Outro exemplo de chá misto é o 'Um Soneto para Refeição' que contém ervas digestivas, como carqueja e hortelã.

A empresa ainda está desenvolvendo um site, mas já é possível fazer pedidos de produtos pelo endereço www.namaste.ind.br | Telefone: (79) 3042-1208 | Por: Giovana Perfeito-Sebrae Nacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira