Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2010 - 09:40

Comércio e logística dominam primeiro dia de encontro entre Brasil e Venezuela

Delegações dos dois países debatem até amanhã desenvolvimento integrado para a região do Orinoco-Amazonas.

Até o dia 10 de novembro (quarta-feira), em Manaus (AM), o I Seminário para a Integração do Sul da Venezuela e do Norte do Brasil – Eixo Orinoco-Amazonas. O primeiro dia do evento contou com a participação do Ministério das Relações Exteriores da Venezuela, com a presença da vice-ministra para a América Latina e Caribe, Maria Jacqueline Mendoza, e de representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Caixa Econômica Federal, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Na avaliação do embaixador da República Bolivariana da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaiz, o seminário mostrou-se um encontro de qualidade, com a presença de técnicos de importantes entidades governamentais dos dois países. “Esse seminário permite nos conhecermos melhor e identificar as áreas de cooperação que nos possibilite uma complementação em vários setores para seguir crescendo”, ressaltou. “Além disso, o encontro nos dará uma matriz para desenvolver os trabalhos para os próximos meses. Há ainda muito o que fazer”, complementa o embaixador.

Neste primeiro dia de seminário, o comércio entre os dois países foi tema de destaque. Dentro as propostas, um estudo para identificar produtos com potencial de exportação entre Brasil e Venezuela. O mapeamento irá aprofundar as relações bilaterais e ajudar a explorar as interconexões - aéreas, terrestres ou fluviais e marítimas - entre os dois países, hoje subaproveitadas, na avaliação de Arvelaiz.

O ministro-conselheiro da Embaixada da Venezuela, Éfren Martin, destaca ainda as discussões sobre infraestrutura apresentadas neste primeiro dia de seminário. “Vamos identificar soluções para melhorar a ligação terrestre entre o sul da Venezuela e o norte do Brasil. Estamos avaliando também como melhorar as conexões aéreas, e quem sabe até criar uma rota direta com a Venezuela”, adianta Martin.

Os participantes debateram ainda como fortalecer o desenvolvimento das pequenas e médias empresas da região e fazer uma complementação industrial no setor da siderurgia, para agregar valor a recursos como o aço e o alumínio.

.[ I Seminário para a Integração do Sul da Venezuela e do Norte do Brasil – Eixo Orinoco-Amazonas, dias 9 e 10 de novembro de 2010, a partir das 9h, no Auditório Floriano Pacheco, Sede da Suframa, Rua Ministro Mario Andreazza, 1424 – Distrito Industrial – Manaus – AM].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira