Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2010 - 10:41

Vulcabras|azaleia tem crescimento de 37,9% na receita líquida consolidada no 3T10

Crescimento de 113,8% no lucro líquido do terceiro trimestre sobre o mesmo período de 2009, lucro bruto cresceu 67,5% no trimestre, com aumento de 5,9 p.p. na margem bruta para 33,3%, crescimento de 51,5% no Lajida, com margem de 16,1%, 1,4 pp acima do terceiro trimestre de 2009 e foram investidos R$ 37,3 milhões no terceiro trimestre.

São Paulo - A Vulcabras|azaleia S.A (Bovespa: VULC3), maior empresa de calçados da América Latina e maior empregadora do setor no país, com 45,1 funcionários, comemora o forte crescimento no terceiro trimestre de 2010, alavancado, principalmente, pelo aumento do consumo no mercado interno. A receita líquida no terceiro trimestre de 2010 somou R$ 560,4 milhões, 37,9% acima dos R$ 406,3 milhões registrados no ano anterior. A receita bruta somou R$ 673,1 milhões no trimestre e R$ 1.706,3 bilhão no acumulado dos primeiros nove meses do ano. No período, a empresa investiu R$ 37,3 milhões em tecnologia, desenvolvimento e modernização das fábricas.

Houve crescimento de 46,0% no faturamento de calçados e de 23,2% do número de pares vendidos no terceiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2009. A linha de calçados representa atualmente 92,0% do total de receita.

O crescimento da receita bruta deve-se ao aumento das vendas no mercado interno que contribui com 85,5% da receita da companhia e que somou R$ 570,6 milhões (37,3% a mais). O aumento que se deve, entre outros fatores, à integração entre as atividades fabris e comerciais, permitindo uma adaptação ágil à demanda interna, além da evolução dos preços médios dos calçados: 18,2% superior na comparação com o mesmo trimestre de 2009.

“Somos uma empresa 100% brasileira e comemoramos o forte crescimento do mercado interno. Como prevíramos, aceleramos nossa taxa anual de crescimento das vendas de 19,5% no primeiro trimestre e de 23,0% no segundo para 37,4%. Nossos produtos evoluíram em qualidade, tecnologia e conforto, por isso nossos preços médios de calçados no mercado interno subiram 18,2% sobre o terceiro trimestre de 2009. Nosso lucro líquido de R$ 41 milhões cresceu 114% sobre o mesmo período do ano anterior. O Natal que se aproxima promete ser o melhor já visto no Brasil em termos de desempenho de varejo. Estamos muito otimistas e continuaremos a investir, gerar emprego e renda não só no Brasil, mas em todos os países onde a empresa atua.”, diz o presidente Milton Cardoso.

Mercado externo - As vendas no mercado externo apresentam, em dólares uma evolução de 42,2% no terceiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2009. E ainda 43,2% no acumulado dos últimos nove meses, inclusive com evolução dos preços médios, que subiram 31,8% em calçados e 36,0% em confecções na comparação trimestral (21,9% no acumulado para calçados e 49,1% para as confecções).

O maior mercado da empresa é a Argentina, onde a Vulcabras|azaleia possui uma fábrica com cerca de 4 mil empregados. O cenário macroeconômico argentino vem apresentando melhoras do poder aquisitivo, crescimento do PIB (11,8% no segundo trimestre de 2010 sobre o mesmo período de 2009) e desemprego em queda (7,9% em setembro de 2010, versus 9% em dezembro de 2009). Estas condições favorecem o consumo dos produtos que apresentam crescimento nos volumes vendidos.

As demais vendas para o mercado externo foram realizadas para cerca de 60 países, por meio de subsidiárias na Colômbia, Peru, Chile e Estados Unidos.

Custos - A estabilização dos custos de suprimentos industriais, os ganhos de escala por conta de maiores volumes comercializados e incremento no mix de produtos apresentaram reflexos na melhora da margem bruta no trimestre, que subiu de 27,5% registrados no terceiro trimestre de 2009 para 33,3% em 2010.

Despesas Operacionais - As despesas com vendas subiram 46,3% no terceiro trimestre em relação ao no anterior, resultado, principalmente, de gastos maiores com propaganda & marketing. As despesas administrativas caíram 3,9%, apresentando diluição de 2,37 p.p. como percentual da receita líquida. Isso é reflexo do cumprimento de metas de contenção de gastos fixos implementados pela companhia, que levou a aumentos de produtividade mesmo com incremento das equipes. Com relação às outras despesas operacionais, o sucesso do plano de liquidação acelerada das contingências jurídicas vem permitindo a reversão de valores provisionados, que foram 44,1% menores que as realizadas no terceiro trimestre de 2009.

Lajida (Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) - O Lajida somou R$ 90,1 milhões no terceiro trimestre, 51,5% maior que o registrado no mesmo período de 2009, com margem de 16,0%. Este resultado demonstra a recuperação da geração de caixa da empresa, à medida que os níveis de atividade são retomados e as operações ganham escala.

Resultado Líquido - O resultado líquido ajustado da companhia somou R$ 41,0 milhões, 113,8% acima do terceiro trimestre de 2009, com margem líquida de 7,3%. No acumulado de nove meses, a soma foi de R$ 91,5 milhões, 24,9% acima do registrado em 2009.

Investimentos - A empresa se destaca pelo investimento em tecnologia e aumento de capacidade produtiva. No terceiro trimestre foram investidos R$ 37,3 milhões, (R$ 86,4 milhões no acumulado dos últimos nove meses), sendo 40,0% na aquisição de máquinas e equipamentos para modernização e atualização do parque tecnológico da empresa. A Vulcabras|azaleia possui o maior centro de tecnologia do continente, em Parobé (RS), e tem realizado investimentos importantes na área para o desenvolvimento de produtos e engenharia de processos. São 900 pessoas exclusivamente dedicadas ao desenvolvimento de calçados inovadores e intensivos em tecnologia, conferindo à empresa capacidade para competir globalmente.

Empregos - A Vulcabras|azaleia é um dos maiores empregadores do país. Só nos últimos doze meses foram gerados 6,4 mil empregos diretos. Os 45,1 mil empregados da empresa estão distribuídos em três regiões do país. No Nordeste _ Bahia, Ceará e Sergipe _ estão localizados as atividades industriais em 26 fábricas de calçados e confecções. No Rio Grande do Sul estão as áreas de marketing, pesquisa e desenvolvimento. Em São Paulo estão localizadas as áreas administrativas, comercial, de distribuição e logística. [www.vulcabras.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira