Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2010 - 10:47

Profissionais da Alcoa capacitam 1,9 mil jovens por meio de programa socioeducativo

Miniempresa, programa desenvolvido pela Empresários para o Futuro (Junior Achievement), é adotado pela Companhia há 18 anos.

A Alcoa e a Empresários para o Futuro (Junior Achievement), entidade educativa criada nos Estados Unidos há quase um século e que atua no Brasil há 28 anos, comemoram neste ano 18 anos de parceria. Durante esse período puderam contribuir para a formação profissional de 1,9 mil adolescentes por meio do Miniempresa, programa de educação prática em economia e negócios.

Com duração de 15 semanas e jornada de 60 horas, o programa é ministrado por profissionais voluntários de diferentes áreas da Alcoa – Finanças, Produção, Marketing e Recursos Humanos nas unidades de São Luís-MA (Consórcio Alumar), Poços de Caldas-MG e no escritório central, na capital paulista. Eles têm a missão de orientar os jovens na gestão de uma empresa, desde sua fundação até o balanço operacional.

Os adolescentes criam o nome da empresa, são eleitos presidente e diretores e escolhem o produto – fabricado e comercializado por eles. E tudo é realizado de maneira extremamente profissional, com elaboração de pesquisa de mercado, plano de negócios, fluxo de caixa, orçamento e campanhas de marketing. As questões relacionadas à Sustentabilidade também são abordadas durante o curso.

Os alunos escolhem, na maior parte dos casos, produtos com baixo custo de produção e boa lucratividade. Em São Luís e Poços de Caldas, por exemplo, são produzidos apenas cabides de alumínio.

Capacitação ajuda a conquistar vaga no mercado de trabalho - Muitos jovens buscam logo cedo uma oportunidade no mercado de trabalho, mas em alguns casos o sonho desses adolescentes pode ser adiado pela escassez de vagas, ou qualificação insuficiente, entre outros fatores.

Para alguns estudantes que tiveram a oportunidade de concluir a Miniempresa, o destino profissional foi um pouco diferente. Em São Luis, a atual coordenadora da Controladoria do Consórcio Alumar, Tatiana Souza, participou do programa em 1998 e, ao término do curso, decidiu que investiria em sua carreira profissional. “Tive a chance de dirigir a área financeira da Miniempresa. Aquela experiência foi tão fascinante que me motivou a continuar estudando e ingressar na área financeira”, lembra.

Quando Tatiana resolveu procurar um estágio, em 2004, nem imaginava que teria a chance de trabalhar justamente na companhia que lhe ofereceu o primeiro curso de qualificação profissional. “Eu nem acreditei quando fui selecionada para fazer estágio na Alumar. Fiquei muito feliz com a oportunidade, foi a realização de um sonho”, recorda com orgulho.

Outro motivo de alegria para a funcionária da Alumar aconteceu em 2006, quando pode voltar a frequentar um curso da Miniempresa. “Fui conselheira de uma turma. A experiência foi gratificante e uma pequena retribuição pela oportunidade que tive por lá”, finaliza.

Em Poços de Caldas - Quem tem trajetória semelhante é Renata Braga, analista Operacional de Custos na unidade da Alcoa em Poços de Caldas. Quando participou do curso, em 1999, teve a certeza de que sua contribuição como diretora de Marketing traria alguma recompensa futuramente. “Eu sempre apresentei o projeto em meu curriculo, destacando o que aprendi. As empresas da nossa região valorizam essa iniciativa”, conta Renata.

Em 2001 Renata conseguiu uma oportunidade na Alcoa como prestadora de serviços na área de Compras. A partir daí foram surgindo novos desafios na Empresa até que, em 2006, Renata conseguiu ser contratada como planejadora de Manutenção. “É uma vitória. Hoje olho para trás e tenho orgulho de ter conquistado tanta coisa em tão pouco tempo. Espero que mais alunos tenham a mesma oportunidade e a felicidade que tive”, revela.

Empresários para o Futuro (Junior Achievement) - A Empresários para o Futuro (Junior Achievement) é uma associação educativa sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos em 1919, com o objetivo de levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da associação estende-se a mais de 120 países. No Brasil a Empresários para o Futuro (Junior Achievement) atua nos 27 Estados, por meio de parcerias com a iniciativa privada. Os projetos da associação já beneficiaram mais de 1,6 milhão de crianças e jovens brasileiros. [ www.juniorachievement.org.br]

Alcoa - Há 45 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado e alumina. Além de haver inventado a moderna indústria do alumínio, há 120 anos, a Alcoa prima pela inovação, contribuindo para o desenvolvimento dos mercados aeroespacial, automotivo, de embalagens, construção civil, transporte comercial, eletrônicos e industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados, como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. Dispõe também de sofisticadas tecnologias em outros metais leves, como superligas de titânio e níquel. A Companhia possui 59 mil funcionários em 31 países e integra pela oitava vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A sustentabilidade é parte integrante da Alcoa e está presente em todas as práticas, serviços e produtos oferecidos aos clientes, até porque, por ser infinitamente reciclável, o alumínio é a própria sustentabilidade em forma de metal, pois cerca de 75% de todo o alumínio produzido desde 1888 ainda continua em uso hoje em dia. A Companhia foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, no Sul do Brasil, a Alcoa participa nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Neste ano, foi incluída pela terceira vez consecutiva na lista das 50 Empresas do Bem, da revista Dinheiro. Também foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital. Em 2009 a Alcoa foi eleita uma das 20 empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. Foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. [ www.alcoa.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira