Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

LANXESS: Avanços dos ganhos no terceiro trimestre de 2006

EBITDA antes dos itens excepcionais de até 10.8%, indo para €164 milhões (Q3 2005: €148 milhões), margem EBITDA antes dos itens excepcionais cresce para 9.7% (8.3%), as endas mostram ganhos ano a ano depois do ajuste do portfólio e efeitos do câmbio, o débito líquido caiu para €503 milhões, receita líquida aumenta para €36 milhões (menos €57 milhões), e as perspectivas para 2006 confirmadas.

Os destaques da empresa no Brasil - Investimentos $ 3.7 Mi para aumentar a capacidade em Porto Feliz (SP), pigmentos Inorgânicos atingiu níveis recordes de produção e vendas no 3º. Trimestre, resultados expressivos nas vendas de Buna CB728, e a nova marca Lustran Polymers bem aceita no mercado local.

O grupo químico LANXESS aumentou seu resultado operacional antes da depreciação e amortização (EBITDA) e antes dos itens excepcionais em uma porcentagem de dois dígitos no terceiro trimestre de 2006. A EBITDA antes dos itens excepcionais aumentou 10.8% no período de julho a setembro, indo para €164 milhões (Q3 2005: €148 milhões). A margem EBITDA antes dos itens excepcionais avançou de 8.3% para 9.7%. A LANXESS melhorou seu resultado operacional (EBIT) antes dos itens excepcionais em 15.9%, crescendo para €102 milhões (€88 milhões). A queda nas vendas de um ano para o outro, que foi de 4,8%, indo para €1.691 milhões (€1.776 milhões), deveu-se às mudanças no portfólio e aos efeitos negativos do câmbio, particularmente em relação ao dólar americano. Ajustadas aos desinvestimentos nas unidades de negócio Fibras e Papel e na subsidiária iSL-Chemie da Rhein Chemie, em conjunto com as mudanças adversas nas taxas de câmbio, as vendas subiram 2.1%.

A receita líquida chegou a €36 milhões (menos €57 milhões). Os gastos de capital aumentaram quase um terço, indo para €66 milhões (€52 milhões). Ainda se espera que o gasto de capital no ano fiscal de 2006 fique no extremo superior, em €250 milhões, indo para a faixa dos €270 milhões. A dívida financeira líquida caiu 26.0%, para €503 milhões, de €680 milhões em 31 de dezembro de 2005.

“Esta agradável tendência é uma indicação clara de que a nossa estratégia está dando cada vez mais frutos”, disse o Presidente do Conselho de Administração da LANXESS, Dr. Axel C. Heitmann.

Tendências dos negócios por região - No Brasil, onde a empresa está representada por meio de todas as suas 15 unidades de negócio, a LANXESS também obteve uma ótima performance, sinalizando a tendência de crescimento de dois dígitos registrada nos últimos dois anos.

A unidade de Pigmentos Inorgânicos aumentou sua participação no mercado e atingiu níveis recordes de produção e vendas em virtude do aumento na demanda. Como resultado, a matriz já aprovou investimentos de cerca de US$ 3,7 Milhões para aumentar a capacidade de produção de sua planta em Porto Feliz, no interior de São Paulo.

No segmento de Borrachas, a LANXESS também obteve muito boa performance com as vendas além das expectativas do produto Buna CB728, recentemente introduzido no Mercado local para High Impact Polystyrene.

A Lustran Polymers, nova nomenclatura para a unidade de resinas estirênicas da LANXESS focada em resinas ABS e especialidades, tem sido muito bem aceita no mercado local.

Na Alemanha, a LANXESS testemunhou o crescimento de suas vendas de 4.7% no terceiro trimestre de 2006, que foram para €400 milhões (Q3 2005: €382 milhões), enquanto as vendas na região EMEA (Europa – exceto Alemanha - Oriente Médio, África) caíram 8.7%, indo para €528 milhões (€578 milhões). Na região das Américas a LANXESS registrou uma queda nas vendas de 9.9%, indo para €445 milhões (€494 milhões) resultante principalmente do ajuste no portfólio e dos efeitos do câmbio. As vendas na região Ásia-Pacífico foram de €318 milhões (€322 milhões), caindo apenas 1.2% em relação ao trimestre anterior. Depois de ajustar os efeitos do câmbio e as vendas dos negócios desinvestidos no período do ano anterior, as vendas na região subiram 2,7%. A região Ásia-Pacífico foi responsável por 18.8% do total das vendas do Grupo, comparado com 18,1% no mesmo período em 2005.

Tendências dos negócios por segmento - Somando €450 milhões, as vendas do segmento Borracha de Desempenho ficaram 8.7% mais altas no terceiro trimestre de 2006 do que no trimestre do ano anterior (€414 milhões). Outros aumentos no preço dos estoques de abastecimento petroquímico e da energia foram repassados para o mercado na forma de aumentos de preço em todas as unidades de negócio do segmento. A EBITDA antes dos itens excepcionais do segmento aumentou 35,9%, indo para €53 milhões (€39 milhões), com as diversas unidades de negócio se beneficiando dos aumentos do preço de venda, economias nos custos e melhor eficiência. Seguindo um trimestre bastante fraco em 2005, a unidade de negócio Borracha Polibutadieno informou bons preços e ganhos em volumes. A margem EBITDA antes dos itens excepcionais para o segmento como um todo aumentou 2,4 pontos percentuais, indo para 11,8%.

No segmento de Plásticos de Engenharia, as vendas caíram 6,8%, indo para €411 milhões (€441 milhões – confirmar valor pq está o mesmo) no terceiro trimestre de 2006. Ajustadas aos efeitos do câmbio e à contribuição das vendas da unidade de negócio Fibras, que foi desinvestida no primeiro trimestre de 2006, o negócio diminuiu apenas levemente em comparação ao período no ano anterior. A unidade de negócio Lustran Polymers (antiga Resinas Estirênicas) foi capaz de compensar parcialmente os custos maiores de matéria-prima e de energia, mas foi afetada adversamente, a partir de agosto, pelas limitações da produção ocasionada por um incêndio no site de Tarragona, Espanha. A EBITDA antes dos itens excepcionais aumentou de €14 milhões para €25 milhões, e a margem EBITDA antes dos itens excepcionais cresceu 2,9 pontos percentuais, indo para 6,1%.

As vendas no segmento Produtos Químicos Intermediários no terceiro trimestre de 2006 permaneceram aproximadamente no mesmo nível do ano anterior, aumentando 0,3%, indo para €374 milhões (€373 milhões). A unidade de negócio Saltigo aumentou significativamente seus ganhos nas vendas, que foram ligeiramente maiores do que no trimestre do ano anterior. Os ganhos da unidade de negócio Pigmentos Inorgânicos aumentaram. A EBITDA antes dos itens excepcionais do segmento avançou 16,4%, indo para €64 milhões (€55 milhões). A margem EBITDA antes dos itens excepcionais aumentou 2,4 pontos percentuais, indo para 17,1%.

As vendas no segmento Produtos Químicos de Desempenho encolheram 12,5% em relação ao período no ano anterior, indo para €428 milhões (€489 milhões) devido ao portfólio e aos efeitos do câmbio. Ajustadas aos efeitos do câmbio e ao desinvestimento na unidade de negócio Papel e na subsidiária iSL-Chemie da Rhein Chemie, as vendas subiram 3,0%. A inauguração e o bem sucedido início da operação da fábrica de hidrato de hidrazina em Weifang, China, em julho de 2006, reforçaram a posição da unidade de negócio de Produtos Químicos Funcionais no mercado asiático, que vem crescendo rapidamente. Como previsto nos relatórios intermediários anteriores, a competição mais dura e a queda na demanda resultante do fechamento das instalações de alguns clientes levaram a uma queda nas vendas da unidade de negócio Produtos Químicos para Borracha. As vendas desenvolveram bem na unidade de negócio Produtos Químicos para Processamento Têxtil, cujo desinvestimento foi anunciado na semana passada. A reestruturação passada nesta unidade de negócio levou a custos funcionais mais baixos e ganhos mais altos.

A EBITDA antes dos itens excepcionais do segmento Produtos Químicos de Desempenho caiu 15,8%, indo para €48 milhões (€57 milhões). A margem EBITDA antes dos itens excepcionais caiu apenas 0,5 ponto percentual, indo para 11,2%.

Perspectivas - A LANXESS espera que a atmosfera econômica global permaneça positiva no quarto trimestre do ano fiscal de 2006, permitindo um ambiente comercial propício para a indústria química. Embora os preços do petróleo cru tenham caído nas últimas semanas, os preços dos estoques que alimentam os petroquímicos e a energia permanecem altos e voláteis. A LANXESS vai continuar a levar em conta esses elementos nos seus preços.

Considerando a tendência positiva dos negócios nos primeiros nove meses de 2006, a LANXESS continua a esperar um aumento na EBITDA antes dos itens excepcionais entre €660 milhões e €680 milhões. A implantação da reestruturação já iniciada, se permanecer dentro do prazo previsto, deverá contribuir para tal resultado. Considerando a aplicação consistente da estratégia “preço antes de volume”, o Grupo LANXESS também continua a esperar apenas um crescimento moderado nas vendas das operações em andamento.

Perfil LANXESS - A LANXESS é uma empresa nova e independente, nascida em julho de 2004 da união dos negócios de produtos químicos e parte da área de polímeros da Bayer. Com sede na Alemanha, e presente em outros 18 países, a empresa oferece um portfólio variado de produtos e conta com 17.300 mil colaboradores que atuam nas áreas de proteção de materiais; químicos para couros; aditivos para polímeros e borrachas; corantes e pigmentos especiais; pigmentos inorgânicos; plásticos de engenharia; química básica e fina; borrachas sintéticas; resinas de troca iônica e produtos auxiliares têxteis. No Brasil, a LANXESS tem cerca de 408 funcionários distribuídos nas cidades de São Paulo, Porto Feliz (SP), São Leopoldo (RS).

O nome LANXESS é a combinação das palavras francesa lancer (lançar) e da inglesa success (sucesso). A LANXESS é uma empresa dinâmica, orientada para o futuro, com foco nos negócios que se destaca entre os líderes mundiais no segmento de produtos químicos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira