Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2010 - 09:59

Parceria entre Inmetro e Sebrae beneficia micro e pequenas empresas

Iniciativa terá bônus com apoio financeiro de até 70% em projetos.

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram acordo de cooperação técnica para aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas, a partir do acesso e da inserção sustentável em Programas de Avaliação da Conformidade (PAC). Os PACs são estabelecidos para produtos, serviços, processos e profissionais. O acordo, com validade de 24 meses, prevê o desenvolvimento de atividades conjuntas para a implantação assistida dos PACs, segundo o Plano de Ação Quadrienal aprovado pelo Conmetro. O objetivo é ampliar o apoio às micro e pequenas empresas e aos produtores rurais, visando melhorar qualidade e agregar valor a produtos e serviços, por meio de adequação a requisitos de saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social, além da inovação no projeto ou nos métodos e processos de produção. Desta forma, pretende-se ampliar a competitividade dessas empresas no mercado doméstico e no comércio internacional.

Com a implantação assistida, será possível fazer o levantamento de informações que desencadeiem ações no sentido de neutralizar aspectos dificultadores e potencializar aspectos facilitadores da implantação dos PACs, em especial junto às micro e pequenas empresas. A parceria do Inmetro com o Sebrae vai permitir, também, o acesso das empresas ao apoio financeiro para os projetos submetidos. Em paralelo, permanecerão as atividades para a continuidade do Projeto Bônus Certificação, incluindo também o Bônus Metrologia e o Bônus de Avaliação da Conformidade.

"A ideia central é facilitar o acesso das micro e pequenas empresas (MPEs) aos programas e serviços do Inmetro. Muitas vezes, um ensaio, uma calibração de instrumento ou a certificação de um produto são processos onerosos. Por meio de várias ferramentas, como o Bônus Certificação e o Bônus Metrologia, o Sebrae Nacional, nosso parceiro, dá um apoio financeiro de 50% a 70% do valor do projeto das empresas, que inclui despesas como auditorias, ensaios e inspeção”, afirma Alfredo Lobo, diretor da Qualidade do Inmetro. “Além dos bônus, há uma série de outras ações que ajudam as MPEs a atender às exigências de mercado e torná-las mais competitivas, como assessoria para a interpretação dos regulamentos técnicos e treinamentos", complementou.

A normalização para micro e pequenas empresas é fundamental de modo a fortalecer a sustentabilidade dos empreendimentos às exigências do mercado. “O desafio, nesse caso, é o grau de competitividade mensurado, principalmente ao longo da cadeia produtiva. As normas técnicas não são eficientes se adotadas unicamente no ambiente interno da empresa, mas também na relação com fornecedores e parceiros, garantindo a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Diante esse cenário, percebe-se uma crescente busca das instituições ligadas ao desenvolvimento, como o Sebrae e o Inmetro, na promoção dos Programas de Avaliação da Conformidade. O convênio aprovado tem a finalidade de ampliar as ações nesse sentido, fortalecendo essa bem-sucedida parceria”, afirma o diretor-técnico nacional do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira