Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2010 - 10:21

Nova seleção de alunos do SENAI para o Worldskills ocorre no Distrito Federal

Brasília – Outros 64 estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) participam até o próximo dia 26/11, nas unidades do Gama, Taguatinga e Guará, cidades-satélites do Distrito Federal, da seleção que definirá os representantes do Brasil no 41ª WorldSkills. Trata-se do maior torneio de educação profissional do mundo, a ser realizado em Londres, de 5 a 8 de outubro de 2011.

As provas, para 24 vagas, ocorrem nas escolas do SENAI do Gama, até o dia 12, de Taguatinga, de 14 a 19, e do Guará, de 21 a 26 próximos. Os alunos terão de cumprir exigências e padrões do melhor índice técnico internacional estabelecido pela organização do WorldSkills. Quem atingir a melhor nota, sendo a mínima equivalente ao índice técnico, garantirá o passaporte para Londres.

Na etapa do Distrito Federal, a seleção será feita em polimecânica, manufatura integrada, mecatrônica, desenho mecânico por computador, construção de moldes, soldagem e eletrônica, . tecnologia da informação, suporte de rede, design gráfico e web design. Haverá disputa também em robótica móvel, aplicação de revestimento cerâmico, instalação hidráulica e a gás, eletricidade predial e industrial, construção em alvenaria, marcenaria, jardinagem e paisagismo e mecânica de refrigeração.

As primeiras seletivas começaram em Manaus, nos dias 25 a 28 de outubro último, com quatro estudantes do SENAI enfrentando as avaliações técnicas em tornearia e fresagem computadorizadas..

Os participantes desta fase classificatória foram selecionados entre 12 mil estudantes das escolas do SENAI de todo o país, nas etapas estaduais e nacional da 6ª Olimpíada do Conhecimento, realizada em março passado, no Rio de Janeiro. Na Olimpíada, houve disputas em 41 ocupações profissionais.

O desempenho do aluno na seleção para o Worldskills é avaliado pela apresentação do projeto dentro das regras estipuladas e pela capacidade de realizar as tarefas no prazo, com planejamento e organização. Na ótica do SENAI, são atributos que indicam excelência em qualificação e preparação para o mercado de trabalho com as exigências e os desafios do dia-a-dia das indústrias.

“Esses meninos têm perfil altamente competitivo. São jovens focados e dispostos a encarar desafios. Essa disciplina é o que a indústria procura”, afirma o gerente de Olimpíada do SENAI, José Luis Gonçalves Leitão.

A comprovação de que a indústria não fecha os olhos para esses jovens é o paulista Lucas Silva Terra, de 20 anos, que disputa a seletiva do WolrdSkills no Gama, em construção de moldes de olho em um convite. Caso confirme a vaga para o torneio de Londres, poderá intensificar sua preparação na Toyota do Brasil, com possibilidade de ser efetivado pela montadora. “A Toyota está disposta a me patrocinar neste processo”, depõe. O espaço da escola do SENAI no Gama em que ocorrerá a seleção de Lucas tem 600 metros quadrados ocupados por máquinas pesadas e equipamentos de última geração.

“A maior parte das ocupações em disputa exige muita tecnologia. Estamos montando todo o espaço para as provas com os equipamentos necessários, além daqueles que os estudantes trarão para cá”, informa a coordenadora de Olimpíada do SENAI do Distrito Federal, Eliseia Tavares.

As notas desta primeira etapa das seletivas serão divulgadas na primeira quinzena de dezembro. Os classificados para a segunda fase eliminatória do WorldSkills ainda passarão por provas em março e agosto de 2011, para avaliar o conhecimento técnico, as habilidades pessoais, a capacidade de concentração e o equilíbrio emocional no trabalho.

A participação do Brasil no Worldskills, em que há concorrentes de 50 países, tem sido excelente, avalia Gonçalves Leitão. Nos jogos de 2007, no Japão, o país obteve o segundo lugar, e em 2009, no Canadá, conseguiu a terceira colocação, à frente de países altamente industrializados, como Estados Unidos e França. “Esse desempenho comprova a excelência do SENAI na formação profissional”, destaca o gerente de Olimpíada do SENAI.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira