Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2010 - 10:21

Brasil é excelente opção de trabalho para estrangeiros

A grande dificuldade encontrada pelos estrangeiros é o idioma.

São Paulo – A crise econômica de 2008 não atingiu negativamente nem o Brasil nem outros países como Índia, China e outros, afirmam os especialistas econômicos. Na verdade, o país do futebol saiu mais fortalecido e volta a crescer em ritmo acelerado. É o que aponta o levantamento do Fórum Econômico Mundial, em parceria com a Fundação Dom Cabral, que aponta o Brasil como país que melhor sairá da crise financeira mundial, em termos de competitividade.

A pesquisa foi realizada com 16 economistas de todo o mundo. Os especialistas avaliaram se a atual crise terá um impacto negativo (nota zero) ou positivo (nota sete) sobre um grupo de 37 países. O Brasil obteve a melhor média, seguido de Índia, China, Austrália e Canadá.

Tanto é verdade que multinacionais continuam a se instalar no país como é o exemplo de empresas do segmento petrolífero, farmacêutico e de informática. E com elas, chega ao país um grande número de profissionais estrangeiros contratados.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego só nesses 3 primeiros meses de 2010 ano foram concedidas 11.530 autorizações para que profissionais estrangeiros trabalhassem no Brasil. Desse total, 94% das autorizações são temporárias, com estadia de até dois anos no país.

Entretanto o grande problema que enfrentam alguns estrangeiros é a língua portuguesa. “A pronúncia é muito difícil e o sotaque das pessoas de diferentes regiões do Brasil. Entender o português no escritório e fácil, mais entender no boteco é outra coisa”, afirma o espanhol Alejandro Guerrero, Gerente de Informática de uma empresa farmacêutica, que estuda português há 8 meses.

Hoje muitas empresas contratam consultorias de idioma para ajudar os profissionais com a língua portuguesa. “Tivemos um grande crescimento na procura de professores de português para estrangeiros por parte das multinacionais. Em média nos últimos dois anos, houve 70% de aumento e esperamos atender muitos mais”, afirma a Diretora da Essential Idiomas, Lilian Simões.

“Aqui na Essential cuidamos dos alunos individualmente. Além do material adotado, os professores levam material extra para ajudar os alunos a lidar com o dia a dia. Capacitamos os professores para que atendam as necessidades de cada aluno e realizamos continuamente o trabalho de coordenação e feedback das aulas. Estamos sempre perto dos alunos e sabemos o que está acontecendo nas salas de aulas”, afirma da Diretora da Essential Idiomas.

Já para o costa-riquenho Manrique Rodriguez, as maiores dificuldades quanto ao idioma são as diferenças dos gêneros. “Muitas palavras que são do gênero masculino em espanhol são femininas em português e vice-versa. Também a falta de regras do português. Minha professora trabalha isso com exercícios, mas é um pouco complicado”.

Rodriguez também é colaborador de uma multinacional e está estudando português há 9 meses no Brasil. “Meu objetivo é dominar o português em 85 a 90%. Para mim o curso é muito importante, pois preciso dele para me desenvolver num novo país, me comunicar no trabalho e principalmente fora dele. A empresa recomendou a Essential e mais duas. Eu escolhi a Essential pela flexibilidade do horário e pela possibilidade de fazer aulas em grupos no mesmo local de trabalho”.

Além dos profissionais que procuram aulas de língua portuguesa estão os seus familiares. Esse é o caso de Donata Beck, esposa de um executivo, que veio com os seus três filhos para o Brasil e está aprendendo o idioma. Ela sugere que na hora da escolha da consultoria de idioma leve em consideração a possibilidade de aulas particulares. “Acho muito bom que tenho aulas particulares. Assim é sempre possível trabalhar na minha velocidade, repetir o que eu ainda não aprendi ou pular para questões que aparecerem no meu dia a dia. Meu professor é muito flexível, bem organizado. Ele sabe indicar a estrutura da língua, que me ajuda muito. Quero aprender falar e escrever igual um brasileiro”.

Outro exemplo de companheira que acompanhou a mudança de país com o marido é a Virgínia Rebollo. “Viemos para cá, porque a empresa solicitou o meu marido. Ele tem contrato assinado até o ano que vem para ficar no Brasil. Estamos gostando muito daqui. Eu consegui um trabalho em um hospital e ajudo os pacientes estrangeiros. Como falo muito no trabalho, eu faço aulas particulares de português junto com o meu marido pela Essential e estamos muitos satisfeitos com o nosso professor. Ele é multidisciplinar e traz muitas coisas fora do oficial”.

Essential Idiomas - Fundada em 1988, Consultoria especializada no desenvolvimento de cursos de capacitação e treinamento em idiomas in company. Atua em empresas com grupos de executivos. Atualmente disponibiliza cursos de Inglês, Espanhol e Português para Estrangeiros. [www.essential.com.br ]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira