Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/11/2010 - 10:21

Estudantes têm 10 dias para fazerem inscrição no concurso Casulo 2010

Obra de arte escolhida ficará exposta a partir de novembro, na fachada do Núcleo Avançado em Educação (NAVE) e o prêmio é um iPad.

Rio de Janeiro- Faltam dez dias para o término das inscrições para o concurso Casulo 2010, aberto para estudantes de todo o país. O tema deste ano, Eu Negro, é a proposta de um mergulho no universo da cultura negra. O trabalho selecionado será reproduzido em uma tela de 324 metros quadrados, que será exposta na fachada do Núcleo Avançado em Educação (NAVE), na Tijuca, Rio de Janeiro, a partir da segunda quinzena de novembro, em homenagem ao mês da Consciência Negra. O vencedor ainda ganha um iPad como prêmio.

Disponíveis até o dia 15 de novembro, as inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico www.nave.org.br/casulo. Serão aceitos trabalhos figurativos, abstratos, fotográficos, gráficos ou tipográficos ou qualquer outro tipo de representação visual, criados com a utilização de ferramentas digitais.

O concurso é uma parceria do instituto Oi Futuro, Jair de Souza Design através da Lei de Incentivo da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. O objetivo é estimular, revelar e dar espaço a novos talentos entre os jovens de cursos superiores e técnico-profissionalizantes.

Segundo Jair de Souza, curador do projeto, a escolha do tema é uma forma de despertar a consciência negra, comemorada no mês de novembro. “Os participantes devem se conectar com sua ‘porção negra’, essa essência que faz parte de todos nós, assim como as de diversas outras raças”, diz o designer. Ele foi o autor da primeira obra exposta na fachada do Nave. A tela é uma intervenção com transparência que não encobre totalmente a fachada do prédio, de estética industrial art déco. “O prédio participa da arte”, explica Jair.

“O Casulo é um espaço de arte a céu aberto. Além de representar a democratização da arte, ele ainda causa impacto positivo em toda a região, porque a área se torna mais atraente, convidativa,” diz Samara Werner, diretora de Educação do Oi Futuro. O painel cobre a fachada do Colégio Estadual José Leite Lopes, onde funciona o NAVE. Todos os anos este painel é substituído. “Essa transformação contínua representa as constantes mudanças dos jovens e também, as da própria escola”, acrescenta Samara.

A escolha do vencedor ficará a cargo de uma equipe constituída pela direção do Oi Futuro, por Jair de Souza e uma terceira pessoa a ser definida. São critérios classificatórios originalidade, criatividade e consistência com o tema. O trabalho vencedor será reproduzido em uma tela ortofônica (micro perfurada), de 18 x 18 metros, feita com material sintético de alta resistência, que ficará exposto na fachada do Nave. O resultado visual é uma tela ligeiramente transparente, iluminada à noite, de forma que a imagem impressa não esconda totalmente o prédio.

O NAVE (Núcleo Avançado em Educação) é um programa do Oi Futuro voltado para a pesquisa e desenvolvimento de soluções educativas que utilizem de forma diferenciada as tecnologias da informação e da comunicação no ensino médio e capacitem os jovens para profissões na área digital. No Rio de Janeiro, o projeto é resultado de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e está instalado em uma antiga central telefônica da Oi, na Tijuca. Em Recife, o NAVE conta com a experiência do Centro Experimental Cícero Dias.

Redes sociais do projeto: [email protected] | www.nave.org.br/casulo | www.twitter.com/concursocasulo | www.facebook.com/concursocasulo | www.flickr.com/photos/concursocasulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira