Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Wittmann investe no mercado de In Mold Labeling

Fabricante de periféricos para indústria de injeção de plásticos, a Wittmann faz aquisição de empresa francesa e expande seus negócios na área de In Mold Labeling (IML).

Voltando-se a um mercado de grande potencial de crescimento, a austríaca Wittmann adquiriu recentemente a empresa francesa Regad, especializada na fabricação de moldes para injeção de peças com paredes finas. Os investimentos da Wittmann neste segmento são direcionados ao desenvolvimento da tecnologia de aplicação de “In Mold Labeling” (IML), que permite ofertar sistemas completos a partir do projeto do molde.

A Regad atua na fabricação de moldes para injeção desde 1961 e conta com uma equipe de profissionais bastante capacitada na área e uma planta dotada de equipamentos de ponta, que possibilitam a produção de ferramental de elevado desempenho. Além disso, desde 1988, a empresa fabrica ferramentas para ciclo-rápido para indústria do plástico. O mercado como um todo só tem a se beneficiar com a união de forças da Regad com sua subsidiária francesa da Wittmann.

Sistema de qualidade - In Mold Labeling é um sistema que possibilita a aplicação de um filme impresso dentro do molde de injeção visando a decoração ou rotulagem da peça injetada. O filme é fixado na parte interna da cavidade e se funde durante o processo, integrando-se ao corpo da peça. O IML é mais empregado no processo de injeção, pelos volumes produzidos, mas também pode ser aplicado em peças sopradas.

Crescimento focado - A Wittmann detém grande experiência no desenvolvimento de sistemas de automação para IML. Com a estrutura da Regad será possível aumentar o acesso dos transformadores de plásticos aos seus produtos e serviços. Os clientes terão à disposição pacotes de produtos e serviços ainda mais completos e adequados às suas necessidades.

Os focos da Wittmann serão direcionados à oferta de automação para soluções completas de IML. Para aplicações mais simples e tempos de ciclo acima de 7 segundos, a empresa dispõe do robô servo driver, a indicação mais econômica para moldes de 1 a 4 cavidades. As aplicações mais comuns são os baldes cônicos de até 20 litros.

Para utilizações de alto desempenho, a Wittmann oferece robôs de entrada laterais com tempos de ciclo abaixo de 5 segundos. As unidades podem ser adquiridas com um eixo ou dois eixos de entrada lateral de alta velocidade. Em ambos os casos, as etiquetas são alimentadas automaticamente e colocadas nas cavidades dos moldes de forma precisa por sucção estática ou a vácuo e, ao final do processo, removidas de forma que se reduza o tempo de ciclo.

Mercado complexo e importante - De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), 42% do mercado nacional de transformação de plásticos referem-se a fabricantes de embalagens, que faturaram, em 2005, aproximadamente R$ 16,276 bilhões. Este segmento abrange 2.591 indústrias dedicadas a esta atividade num universo de 8.523 empresas (número de 2004). Os fabricantes de embalagens plásticas representam 32% do mercado brasileiro de embalagens (incluem ainda a utilização de outros materiais, como vidro, papelão, etc.), segundo levantamento da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE). Este segmento está intimamente ligado ao andamento da economia como um todo. Eleva-se o consumo de bens em geral, aquece-se a produção de embalagens, um mercado que só tem a crescer.

Cores, formas, durabilidade são requisitos importantes numa embalagem, que se tornou um diferencial competitivo em diversos segmentos de mercado. Não apenas por representar a identidade de uma marca ou produto, mas pelas qualidades técnicas dos frascos, cada vez mais exigidas pelos consumidores de todo o mundo. Os rótulos, assim, são partes integrantes desse universo. Rótulos que escorregam, se soltam ou se rompem são fatores que podem contribuir para o sucesso ou fracasso de um produto e, por isso, merecem cada vez mais atenção dos transformadores desse tipo de produto.

Soluções sob medida - A Wittmann do Brasil, por conta de seu extenso conhecimento em automação, desenvolve sistemas completos sob medida e ainda oferece o suporte necessário a cada aplicação específica. Para isso, sua equipe técnica trabalha com o cliente desde a pré-venda, personalizando o produto e oferecendo soluções adequadas para otimizar a produção. Esse cuidado continua no cumprimento rigoroso dos prazos de entrega, na agilidade no serviço de assistência técnica e na segurança de contar com peças para reposição.

Perfil Wittmann - Com três décadas de história de sucesso em várias partes do mundo, a austríaca Wittmann está no Brasil desde o ano de 2000, oferecendo à indústria de transformação de plástico nacional o que há de melhor em tecnologia de periféricos. Responsável pelo desenvolvimento de diversas inovações no segmento, a Wittmann no Brasil trabalha para aperfeiçoar cada vez mais os processos de produção, atendendo às necessidades de seus clientes e personalizando produtos e soluções. A empresa possui centros de excelência na Áustria, China, Canadá, Hungria, Alemanha, França e EUA, e no Brasil atua em vendas e assistência técnica. Atualmente, a Wittmann está presente em 13 países e emprega 800 funcionários. A empresa se destaca na produção de robôs, sendo que no ano passado comercializou mais de 2500 unidades de seus diversos modelos. Em 2004, registrou um faturamento global bruto de 120 milhões de euros e, em 2005, 125 milhões de euros, considerado um dos melhores faturamentos globais na história da empresa. Entre os principais clientes da Wittmann no Brasil estão Autometal, BSH, Huhtamaki, Iber-Oleff, LINPAC Pisani, Mann+Hummel (Filtros Mann), Microservice, Pastore da Amazônia, Plastic Omnium, Rexam, Tecnoplast, Unipac, Vitopel e Weidmann. | [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira