Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/07/2007 - 09:23

Petrobras leva experiência em biocombustíveis à Conferência do Pacto Global, em Genebra

ONU reúne líderes empresariais de todo o mundo para debater mudança climática, direitos humanos e responsabilidade social e ambiental.

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participa nos dias 5 e 6 de julho, em Genebra, na Suíça, da Conferência de Líderes do Pacto Global, o maior encontro de lideranças empresariais promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O encontro discutirá iniciativas e desafios empresariais que contribuam para a promoção de uma sociedade inclusiva e sustentável.

Desde 2003, a Petrobras baseia sua atuação social e ambiental nos princípios do Pacto Global da ONU. Em abril do ano passado, o presidente da Petrobras passou a participar do Conselho Internacional do Pacto Global. O convite foi resultado do reconhecimento da atuação da empresa em responsabilidade social e ambiental. A Petrobras tornou-se a única empresa da América Latina e do setor de petróleo e gás a participar do Conselho.

Uma das principais contribuições da Petrobras à Conferência de Líderes será a apresentação de sua atuação na produção de biocombustíveis, com destaque para biodiesel e etanol, com vistas à evolução para uma matriz energética mais limpa, com benefícios ambientais e avanços sociais.

A Companhia também participará de debates sobre mudança climática, responsabilidade social, direitos humanos e investimento responsável. Entre outras iniciativas na área de responsabilidade social, somente em 2006, por meio do Programa Petrobras Fome Zero, a Petrobras investiu mais de R$ 176 milhões em 742 projetos de educação e qualificação profissional de jovens e adultos, geração de trabalho e renda e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Inclusão social e sustentabilidade - O Pacto Global da ONU é uma iniciativa internacional, lançada em 2000, que tem como objetivo estimular o setor empresarial a cooperar para a realização de ações norteadas por princípios relativos a direitos humanos, direitos do trabalho, proteção ao meio ambiente e combate à corrupção. Trata-se de uma das maiores redes de debate internacional sobre responsabilidade social corporativa, englobando mais de 3.800 participantes de 100 países.

A Conferência de Líderes será presidida pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e reunirá cerca de 700 dirigentes empresariais. Contará com a participação dos chefes de Estado da Alemanha, Índia e Suíça, 35 ministros da América Latina e do Caribe e 30 chefes de agências das Nações Unidas, além de representantes de entidades trabalhistas e da sociedade civil.

A Conferência de 2007 terá três temas-chave: intercâmbio de melhores práticas e desafios ligados ao cumprimento do Pacto Global; definição de uma declaração dos participantes do Pacto Global sobre o papel das empresas na promoção de uma globalização inclusiva e sustentável; fortalecimento do trabalho das redes do Pacto Global para fomentar iniciativas regionais, setoriais e a criação de vínculos com políticas públicas.

Gabrielli é um dos palestrantes convidados a encerrar a sessão plenária “Respondendo a Grandes Tendências: Formatando o Futuro”. Nesta plenária estará em discussão de que maneira as tendências socioeconômicas e políticas influenciam as práticas de negócio. O debate terá como ponto de partida estudo realizado pela consultoria McKinsey & Company sobre o impacto das grandes tendências globais na agenda dos líderes internacionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira