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12/11/2010 - 10:04

PepsiCo do Brasil investe US$ 200 mil em programa para rastrear batata sul-americana

Projeto já foi finalizado na Colômbia e no Peru, e até o fim desse ano será concluído na Argentina, Venezuela, Chile e Equador. No Brasil, o trabalho será feito ao longo de 2011.

A PepsiCo, fabricante dos produtos Elma Chips, Quaker e Pepsi, entre outros, anuncia a criação de um programa de rastreamento ambiental dos produtos feitos de batata na América do Sul. A iniciativa, que terá investimento total de US$ 200 mil, contempla um levantamento detalhado sobre a qualidade do solo, água e das florestas nativas das propriedades de cada um de seus 320 fornecedores de batatas na América do Sul.

O projeto foi finalizado na Colômbia e no Peru, e até o fim do ano será concluído na Argentina, Venezuela, Chile e Equador. No Brasil, a expectativa é de que o trabalho seja iniciado ao longo de 2011. A novidade é fruto de uma parceria com a PariPassu, a empresa responsável pelo diagnóstico que inclui o georreferenciamento das propriedades rurais e o mapeamento via satélite para saber com precisão a localização não só da propriedade, mas de seus recursos naturais.

A diferença desse mapeamento é que ele irá além dos tradicionais questionamentos sobre volume de aplicação de defensivos e produtividade no campo. A ideia da PepsiCo é descobrir o quão sustentáveis são os seus fornecedores, ou seja, se eles seguem a legislação ambiental e trabalhista de seus respectivos países. Para obter a adesão dos participantes, os agrônomos da PepsiCo realizaram visitas técnicas para explicar aos produtores os benefícios do projeto.

Os agricultores participantes receberão visitas periódicas para a revisão constante do cumprimento das políticas de sustentabilidade PepsiCo. De acordo com o Tarasuk, não foram encontrados problemas com os fornecedores mapeados até agora. No caso de irregularidades, a empresa esclarecerá os produtores, com apoio de organizações e governos locais.

“É importante explicar que ações como essa, além dos benefícios ambientais, têm impacto direto na rentabilidade do produtor, pois fomentam o cuidado com a água, o solo e com as florestas, uma forma de garantir e otimizar a sobrevivência das lavouras”, explica Jorge Tarasuk, vice-presidente de Operações da Divisão de Alimentos da PepsiCo para a América do Sul. O executivo adianta ainda que a PepsiCo estuda ampliar o programa para outras culturas como aveia, trigo e água de coco.

Perfil- A PepsiCo foi fundada em 1898 nos Estados Unidos e atualmente é a segunda maior companhia de alimentos e bebidas do mundo, com faturamento em 2009 de US$ 60 bilhões. A companhia emprega mundialmente aproximadamente 300.000 funcionários e seus produtos são comercializados em mais de 190 países. Seus principais negócios incluem: Frito-Lay (snacks) Pepsi-Cola, Gatorade, Tropicana (bebidas) e Quaker (Cereais). Seu portfólio inclui 19 marcas que geram cada US$ 1 bilhão anualmente.

No Brasil desde 1953, a PepsiCo atua no mercado por meio de marcas preferidas e líderes de mercado como Quaker (cereais), Toddy e Toddynho (achocolatados), Coqueiro (pescados), Elma Chips e Lucky (snacks), Gatorade e Propel (bebidas esportivas), Lipton (chá pronto, em parceria com a Unilever), Kero Coco e Trop Coco (água de coco), H2OH!, Frutzzz e Pepsi-Cola (bebidas com gás).

No total, a companhia conta com 14 plantas e cerca de 100 filiais de vendas localizadas em todo território brasileiro e com o talento de quase dez mil funcionários que já elegeram a empresa por 11 vezes como uma das melhores para se trabalhar no Brasil (segundo pesquisa da Revista Exame e FIA – USP). Desde 1997, a companhia mantém estreita parceria com a AmBev - Companhia de Bebidas das Américas - para a produção, comercialização e distribuição do portfólio de bebidas aos mais de um milhão de pontos de venda pelo país.

A estratégia de crescimento sustentável da PepsiCo está balizada na visão de negócio Performance com Propósito, que traduz o compromisso de gerar crescimento sustentável e ao mesmo tempo deixar um impacto positivo na sociedade. Isto inclui atender às necessidades dos consumidores ao oferecer alimentos e bebidas de qualidade, reduzir os impactos da companhia no ambiente através de iniciativas focadas em água, energia e embalagens; e promover uma cultura de diversidade e inclusão que propicie crescimento profissional e pessoal de seus funcionários. A PepsiCo é uma das empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Dow Jones e em 2010 foi eleita pela décima primeira vez como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pelo ranking da revista Exame Você S/A. [www.pepsico.com.br ou www.pepsico.com].

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