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12/11/2010 - 10:04

Grupo Pão de açúcar atinge lucro líquido consolidado em $ 115,1 milhões no 3T10

E o lucro líquido ajustado dos efeitos não recorrentes foi de R$ 132,6 milhões e margem de 1,9%. as vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar apresentaram crescimento de 10,0%, totalizando R$ 6.219,4 milhões. Ebitda consolidado totalizou R$ 493,5 milhões, crescimento de 41,8% em relação ao 3T09 e de 24,9% ante o 2T10. As vendas líquidas atingiram R$ 5.585,9 milhões, um aumento de 10,1% no período.

São Paulo, Brasil – O Grupo Pão de Açúcar (BM&FBovespa: PCAR5; NYSE: CBD) anunciou os resultados do 3º trimestre de 2010 no dia 11 de novembro (quinta-feira).

As vendas brutas consolidadas totalizaram R$ 7,6 bi no trimestre, Ebitda de R$ 493,5 milhões, margem de 7,0% e aumento de 41,8% em relação ao 3T09. No 3T10, as vendas brutas consolidadas do Grupo Pão de Açúcar apresentaram crescimento de 15,6%, totalizando R$ 7.939,6 milhões. As vendas líquidas atingiram R$ 7.100,4 milhões, um aumento de 16,6% ante o 3T09. O Ebitda consolidado do Grupo totalizou R$ 493,5 milhões, com margem Ebitda de 7,0% e crescimento de 41,8% em relação ao 3T09 e de 24,9% ante o 2T10.

De acordo com a nota do grupo, oresultado de equivalência patrimonial da FIC foi de R$ 11,7 milhões no trimestre. O lucro líquido consolidado atingiu R$ 115,1 milhões no período. O lucro líquido ajustado dos efeitos não recorrentes foi de R$ 132,6 milhões e margem de 1,9%.

No terceiro trimestre de 2010, as vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar apresentaram crescimento de 10,0%, totalizando R$ 6.219,4 milhões. As vendas líquidas atingiram R$ 5.585,9 milhões, um aumento de 10,1% no período.

No conceito 'mesmas lojas', que inclui apenas as lojas com no mínimo 12 meses de operação, as vendas brutas cresceram 7,7% – um incremento real de 3,0% quando deflacionadas pelo IPCA(3). As vendas líquidas, por sua vez, apresentaram crescimento nominal de 7,8%.

Ainda no conceito ‘mesmas lojas’, as vendas brutas de produtos alimentícios registraram aumento de 7,6% no período, com destaque para as categorias de Bebidas e Perfumaria & Limpeza. As vendas de não-alimentos cresceram 7,8%, com ênfase para as categorias de Bazar e Têxtil, que registraram crescimentos superiores à média de não-alimentos.

É importante destacar que o crescimento das vendas de não-alimentos no conceito ‘mesmas lojas’ teria sido de 13,1% se fossem excluídas as vendas de combustíveis, que recuaram 11,6% em relação ao 3T09 e representaram 4% das vendas totais da Companhia.

Entre as bandeiras do Grupo, os destaques do período foram Assaí e Extra Supermercados, cujas vendas brutas no conceito ‘mesmas lojas’ cresceram, respectivamente, 19,6% e 24,1%. Esse desempenho se deve ao aumento do fluxo de clientes e do ticket médio principalmente nestas duas bandeiras. Além disso, novas estratégias para aumentar a quantidade de produtos por ticket têm sido implementadas em todas as bandeiras.

Nos nove meses acumulados de 2010, o GPA registrou faturamento bruto de R$ 18.849,6 milhões, com crescimento de 13,7%. As vendas líquidas atingiram R$ 16.943,8 milhões, um aumento de 15,1% no período.

No conceito 'mesmas lojas', as vendas brutas cresceram 10,4%, um incremento real de 5,2% quando deflacionadas pelo IPCA, enquanto as vendas líquidas apresentaram crescimento nominal de 11,7%. As vendas dos produtos alimentícios e não-alimentícios cresceram 9,6% e 13,1%, respectivamente, no período.

Para o 4T10, a Companhia reafirma seu compromisso com o guidance de vendas brutas (GPA Alimentar), de R$ 26,0 bilhões em 2010.

No terceiro trimestre de 2010, o lucro bruto do GPA atingiu R$ 1.443,9 milhões, um incremento de 12,1%. A margem bruta foi de 25,9%, um aumento de 0,5 ponto percentual em relação ao 3T09 e também superior à margem bruta apresentada no 2T10, de 24,8%. Excluindo o Assaí, o GPA teria alcançado margem bruta de 27,5%, o que representa um crescimento de 0,8 p.p. em relação ao 3T09.

De acordo com o comunicado do grupo, de forma geral, a melhora no resultado foi alcançada por:(i) melhores negociações com fornecedores.| (ii) aprimoramento da gestão operacional; e (iii) aplicação de ferramenta de gestão de pricing. Nos nove meses acumulados de 2010, o lucro bruto cresceu 13,9%, totalizando R$ 4.248,6 milhões. A margem bruta foi de 25,1% versus 25,3% no 9M09, impactado também pelo regime de substituição tributária.

No mesmo período, o lucro bruto consolidado totalizou R$ 1.744,2 milhões, com margem bruta de 24,6%. Mesmo com o aumento da participação no mix de produtos eletroeletrônicos, que operam com margens inferiores às dos produtos alimentícios, o nível da margem bruta foi 0,8 ponto percentual superior ao obtido no 3T09 (23,8%). Nos nove meses acumulados de 2010, o lucro bruto totalizou R$ 5.051,4 milhões, um crescimento de 29,8% em relação do mesmo período no ano anterior. A margem bruta foi de 24,0%.

GPA Alimentar: os investimentos promovidos pelo GPA no 3T10 totalizaram R$ 293,1 milhões contra R$ 215,7 milhões investidos no 3T09.

Os investimentos no período foram divididos da seguinte forma:R$ 93,7 milhões na abertura, construção de novas lojas e aquisição de terrenos estratégicos. R$ 110,6 milhões em reformas e conversões de lojas. R$ 88,7 milhões em infra-estrutura (tecnologia e logística) e outros.

Nos nove meses acumulados de 2010, os investimentos totalizaram R$ 682,5 milhões, um crescimento de 58,8% comparado ao mesmo período do ano anterior. Até o fim do ano de 2010, os investimentos devem alcançar R$ 1,3 bilhão.

No trimestre foram abertas dez novas lojas, sendo: duas lojas Extra Supermercado, cinco lojas Extra Fácil e duas lojas Assaí em São Paulo e uma loja Extra Hipermercado no Piauí. Além disso, uma loja CompreBem foi convertida em Assaí e 12 lojas CompreBem foram convertidas em Extra Supermercado em São Paulo, seis lojas Sendas foram convertidas em Extra Supermercado no Rio de Janeiro, um loja Extra Hipermercado foi convertida em Assaí em São Paulo, e duas lojas Sendas foram convertidas em Assaí, no Rio de Janeiro. Vale ressaltar que a área de vendas cresceu 1,0% no 3T10 e de 2,5% nos 9M10.

Até o final de 2010, o GPA espera alcançar crescimento na área de vendas de 7,0% em relação ao final de 2009, atingindo uma área total de vendas de 1,5 milhão de m2, que inclui a abertura de mais 5 lojas Extra Hipermercado e nove lojas Assaí durante o 4T10.

Distribuição de dividendos: Montante total de dividendos a serem pagos no trimestre será de R$ 19,6 milhões - Em 10 de novembro de 2010, o Conselho de Administração aprovou o pagamento no valor de R$ 0,08 por ação preferencial classe A e R$ 0,0727272 por ação ordinária, a título de antecipação de dividendos intermediários. O montante total dos dividendos a serem distribuídos no 3º trimestre de 2010 será de R$ 19,6 milhões, de acordo com a Política de Distribuição de Dividendos da Companhia, aprovada em Reunião de Conselho de Administração realizada em 03 de agosto de 2009.

Para o quarto trimestre, após o encerramento do exercício social e da aprovação das correspondentes demonstrações financeiras, a Companhia pagará aos acionistas o dividendo mínimo obrigatório, calculado nos termos da Lei das Sociedades por Ações, com a dedução da parcela de dividendos adiantada ao longo do exercício social.

O pagamento referente ao 3T10 será realizado no dia 01 de dezembro de 2010. Terão direito aos dividendos todas as ações em circulação na data-base de 17 de novembro de 2010. A partir do dia 18 de novembro de 2010, as ações serão negociadas sem direito (“ex-direito”) os dividendos até a data do seu pagamento.

Perfil- O Grupo Pão de Açúcar opera 1.112 lojas, 80 postos de combustíveis e 153 drogarias, em 19 estados e no Distrito Federal. A estrutura multiformato do Grupo é formada por supermercados (Pão de Açúcar, Extra Supermercado, CompreBem e Sendas), hipermercados (Extra), lojas de produtos eletrônicos/eletrodomésticos (Ponto Frio e Extra Eletro), lojas de conveniência (Extra Fácil), `atacarejo´ (Assaí), operações de comércio eletrônico (Extra.com.br, Pão de Açúcar Delivery e PontoFrio.com.br), postos de combustíveis, drogarias e uma ampla rede de distribuição. Com a recente associação com a Casas Bahia, a Empresa somará aproximadamente mais 519 pontos de venda, além do site de comércio eletrônico [www.casasbahia.com.br]. Em 2009, o Grupo registrou vendas brutas de R$ 26,2 bilhões, com atendimento diferenciado ao consumidor e forte posicionamento nos principais mercados do País. [www.grupopaodeacucar.com.br/ri/gpa].

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