Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2010 - 07:43

Mercado de compósitos conhece os vencedores do primeiro prêmio Top of Mind

Reichhold, MVC, Marcopolo, Barracuda e Edra foram as empresas mais citadas.

Durante o Encontro Internacional promovido pela Associação Brasileira de Materiais Compósitos (ABMACO), no mês de novembro, aconteceu a cerimônia de entrega da primeira edição do prêmio Top of Mind da Indústria de Compósitos. Os vencedores foram: Reichhold – categoria Mercado de Compósitos; MVC – categoria Construção Civil; Marcopolo – categoria Transporte; Barracuda – categoria Náutico e Edra do Brasil – categoria Infraestrutura.

Erika Bernardino, gerente de marketing da ABMACO, explica que os vencedores foram escolhidos por meio de votação espontânea. “Todo o processo foi controlado por uma empresa independente, a Destaque Business Research”, afirma. Ao todo, 123 votos foram contabilizados, sendo que cada eleitor pôde escolher até três empresas por categoria.

Os segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram com: MVC e Owens Corning (Mercado de Compósitos), Fortlev e Poloplast Painéis (Construção Civil), MVC e Tecnofibras (Transporte), Fibrafort e Schaefer Yatches (Náutico) e MVC e Tigre (Infraestrutura).

Os vencedores: . Reichhold: A Reichhold é líder mundial no fornecimento de resina poliéster para a indústria de compósitos. Fundada em 1927, sua matriz e Centro Tecnológico de Pesquisa localizam-se nos EUA, no Research Triangle Park (Carolina do Norte). Opera 23 unidades entre fábricas e centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) ao redor do mundo. No Brasil, foi fundada em 1948 e, atualmente, mantém um centro de P&D e duas unidades fabris, uma em Mogi das Cruzes (SP) e outra em Simões Filho (BA). [ www.reichhold.com.br ].

.MVC: A MVC é reconhecida internacionalmente como uma empresa inovadora e de grande capacidade de aplicação de novos processos e materiais no segmento de plásticos de engenharia. Desenvolve produtos com soluções completas e personalizadas para os mercados automotivo/transporte, indústria leve e de construção civil. Possui operações em São José dos Pinhais (PR), Caxias do Sul (RS), Catalão (GO) e em Sete Lagoas (MG). [ www.mvcplasticos.com.br ].

. Barracuda: Estabelecida no Brasil desde 1986, a Barracuda é a principal empresa do país voltada ao desenvolvimento de construções sanduíche em materiais compostos. Através de demonstrações, workshops e treinamentos, a Barracuda vem difundindo o conhecimento necessário para a fabricação de barcos, aeronaves, transportes automotivos e pás eólicas, além de técnicas de laminação e processos modernos de construção. [ www.barracudatec.com.br ].

.Marcopolo: Fundada em agosto de 1949, a Marcopolo destaca-se como uma das principais empresas do mundo no desenvolvimento de soluções para o transporte coletivo. Com unidades na África do Sul, Argentina, Colômbia, Portugal e México, além do Brasil, produz uma das mais completas linhas de veículos, desde miniônibus até modelos biarticulados ou de dois andares. [www.marcopolo.com.br].

. Edra do Brasil: Fundada em 1974, a Edra do Brasil teve sua atividade inicial voltada à fabricação de peças de compósitos para a indústria náutica e automobilística. Dois anos mais tarde, foi transferida para o município vizinho, Ipeúna, onde instalou sua primeira unidade fabril. Hoje, suas instalações ocupam uma área construída de 10.000 m², em terreno próprio de 25.000 m². Em 1985, iniciou a produção de reservatórios e tubulações de PRFV. [www.edra.com.br].

Além da premiação, o Encontro Internacional ABMACO contou com apresentações de alguns dos maiores especialistas em compósitos de todo o mundo. Ao final do evento, aconteceu o coquetel de lançamento do livro “Compósitos 3 – Mercado”, editado pela associação.

Os compósitos são materiais resultantes da combinação entre resinas plásticas e reforços, especialmente fibras de vidro. Estão presentes em milhares de produtos, como caixas d´água, telhas, tubos, autopeças e pás eólicas. No Brasil, segundo estimativas da ABMACO, a cadeia produtiva do material deve faturar R$ 2,53 bilhões em 2010, alta de 13,1% em comparação ao resultado do ano passado.[ www.abmaco.org.br ].

Perfil ABMACO - Fundada em 1981, a Associação Brasileira de Materiais Compósitos (ABMACO) representa toda a cadeia produtiva dos compósitos ou plástico reforçado com fibras de vidro (PRFV), material que conta com mais de 40.000 aplicações catalogadas em todo o mundo, de caixas d´água e tubos a peças de aviões e foguetes. Presidida por Gilmar Lima, diretor geral da MVC Plásticos, a ABMACO tem cerca de 300 associados e mantém, em conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Centro de Tecnologia de Compósitos (CETECOM), o maior do gênero na América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira