Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2010 - 08:32

Game brasileiro é destaque em evento na França

Empresas buscam distribuidores de produtos e oportunidades para a prestação de serviços de outsourcing

São Paulo - Em mais uma iniciativa da vertical de Games do Projeto Setorial Integrado de Exportação de Software e Serviços (PSI-SW), desenvolvido em parceria pela SOFTEX (www.softex.br) e pela Apex-Brasil (www.apexbrasil.com.br), as companhias brasileiras marcam presença, pelo quinto ano consecutivo, na Game Connection. O evento, que se realiza de 16 a 18 de novembro na cidade francesa de Lyon, é hoje um dos maiores do mundo no segmento de desenvolvimento de jogos. Integram a delegação as empresas Hoplon (Santa Cat arina), Musigames (Pernambuco), Rockhead (Rio Grande do Sul) e Sulistas (São Paulo).

“Há uma demanda crescente por jogos com características de social games e para download em plataformas como PC, Sony, Nintendo, Microsoft e também dispositivos da Apple”, destaca o consultor da SOFTEX, Bernardo Manfredini. As razões, complementa, envolvem o menor prazo de publicação, menor risco e viabilidade com menos dependência de recursos de um publisher.

Para Manfredini, a Game Connection é uma grande oportunidade para aproximação com o mercado internacional através de parceiros interessados não só em distribuir produtos já finalizados ou em desenvolvimento, como também na prestação de serviços de outsourcing. Inglaterra, França, Estados Unidos e Japão são hoje os principais mercados-alvo das empresas que integram o projeto.

Ao contrário de encontros similares da indústria de games, conhecidos pela forte presença do público consumidor, a Game Connection tem por objetivo de estreitar as relações entre compradores e vendedores de jogos e de serviços relacionados. Por isso, as reuniões de negócios, com duração de 30 minutos, são agendadas previamente a partir de um sistema on-line disponibilizado pela organização e que contém o perfil de cada um dos participantes, divididos em duas grandes categorias: vendedores de games e serviços (empresas desenvolvedoras), e compradores de games e serviços (publicadores, distribuidores e estúdios de grande porte).

Segundo levantamento realizado pelo Observatório SOFTEX, unidade de pesquisas e estudos da entidade, no período de 2005 e 2009, o volume de exportação de jogos eletrônicos brasileiros cresceu 270%, saltando de US$ 743.600,00 para US$ 2.754.000,00.

Sob a marca Brasil IT+, que identifica a indústria de TI nacional, a SOFTEX organizou ao longo deste ano a participação das empresas dessa vertical em dois outros importantes eventos internacionais: a Game Connection São Francisco e a Tokyo Game Show.

SOFTEX (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX) é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Exportação do Software Brasileiro – Programa SOFTEX, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). As seguintes diretrizes pautam o trabalho da SOFTEX: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software; capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema SOFTEX” reúne mais de 1.600 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede de agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da SOFTEX contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinnee, Apex-Brasil, ANprotec, Assespro, BID, BNDES, CNI-SENAI, CNPq, Fenadados, Fenainfo, FINEP, Frente Parlamentar de Inform&aa cute;tica, MCT/SEPIN, MDIC, SBC e SEbrae.

APEX-BRASIL (www.apexbrasil.com.br) - A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) é um órgão governamental que tem a missão de promover as exportações dos produtos e serviços do país e contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras. A Agência trabalha para aumentar o número de empresas exportadoras, agregar valor à pauta de produtos exportados, consolidar a presença do país em mercados tradicionais e abrir novos mercados no exterior para os produtos e serviços nacionais. Atualmente a Apex-Brasil apóia 50 setores da economia brasileira, entre os quais o de software. A Agência trabalha a imagem desses complexos produtivos por meio de amplas ações de marketing e divulgação junto a empresários e consumidores em mercados com forte potencial comprador. Anualmente, apoia a participação de empresas brasileiras em mais de 600 eventos – tanto no Brasil quanto no exterior.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira