Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2010 - 08:41

Carrefour dá velocidade ao processo de concessão de crédito

O Crivo passa a ser utilizado como motor de crédito da Instituição Financeira e possibilita o uso de dois modelos de credit score simultaneamente .

São Paulo– Há um ano o Carrefour Soluções Financeiras implementou o Crivo, sistema de decisão de crédito da fornecedora de mesmo nome, em suas unidades visando minimizar o risco de perdas de crédito. Outro objetivo era trabalhar com dois modelos de análise de crédito simultaneamente devido à diversidade de perfis a serem analisados.

O sistema já havia sido integrado à área de aquisição de crédito de forma manual e, os resultados positivos, levaram à implementação em outras áreas. A parceria começou em 2008, quando a solução foi implementada na área referente à aquisição do cartão de crédito da Instituição Financeira do Carrefour. Nesta etapa, os dados do cliente são analisados com o objetivo de identificar o limite e o cartão de crédito mais adequado ao perfil do cliente. Devido ao sucesso das operações, a empresa já estuda a utilização do software em outros segmentos, como na manutenção do risco de crédito.

“Ao implantar o Crivo, buscávamos apenas uma maneira de aumentar o número de fontes consultadas para a concessão de crédito, como a Receita Federal. Com o tempo, percebemos que o software também poderia ser utilizado como nosso motor de crédito, o que trouxe agilidade para a análise”, revela Eliana Sabá, Gerente de Risco de Crédito do Carrefour Soluções Financeiras.

O cadastramento ágil de novas regras para análise de risco foi fundamental para que evitássemos maiores perdas quando identificada uma região, ou perfil de cliente, com alta inadimplência, uma vez que antes a empresa levava em torno de seis meses para cadastrar novas regras no sistema. Com o Crivo, esse cadastro é feito em um tempo muito menor. “Levamos de uma hora até, no máximo, uma semana para cadastrar uma nova regra. O prazo depende mais do fator de risco do que do sistema em si”, explica Eliana.

Antes do Crivo, o sistema aceitava apenas um modelo de credit score (política de concessão de crédito), agora é possível implantar duas métricas diferentes, que são selecionadas aleatoriamente assim que as informações do cliente são inseridas no sistema para análise.

Ao parametrizar a análise das informações, a empresa diminuiu o tempo gasto nesta etapa do processo e deixou de realizar análises manuais, concedendo respostas mais rápidas aos clientes. A agilidade no atendimento, além de reduzir custos, contribui para melhorar a relação cliente-empresa.

Além de implementar o sistema na área de aquisição de crédito e análise de risco, a companhia passou a utilizar o Crivo também para a realização de campanhas de crédito específicas, uma vez que com o novo software, a Instituição Financeira consegue realizar concessões de crédito diferenciadas para cada região. Basta cadastrar um código diferente para a campanha e liberá-lo apenas para a região determinada.

“O Crivo alia, por meio da tecnologia, informações de quantas fontes o cliente quiser com as diretrizes de concessão de crédito da empresa. Daí a assertividade do sistema”, explica Rodrigo Del Claro, diretor de relacionamento da Crivo.

Crivo - Há dez anos, a Crivo abriu as portas como fornecedora de tecnologia para decisão de crédito. Nesta primeira década, adquiriu conhecimento de negócios nas áreas de finanças, seguros, telecomunicações e varejo, capacitando-se, também, como fornecedora de consultoria e serviços de alto nível para apoiar as decisões de crédito, risco e fraude das empresas. Focada na qualidade e inovação, a Crivo oferece produtos e serviços para todo o ciclo de crédito: cadastro, fraude, risco de crédito, scoring, limite, decisão, cobrança e avaliação de carteira.

Em 2009, a empresa registrou receita de R$ 20 milhões e processou aproximadamente 200 milhões de operações. Desde sua fundação, recebeu importantes prêmios. Em 2008, ocupou o 5º lugar no ranking Deloitte e Exame PME das pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil. Além disso, conquistou o Prêmio Endeavor & EXAME PME de Empreendedorismo, na categoria Potencial de Crescimento, e entrou para o time Empreendedores Endeavor. Em 2009, figurou novamente no ranking Deloitte e Exame PME, além de receber do Anuário Informática Hoje o prêmio “Destaque do Ano” no segmento de Desenvolvedores de Software – Pequeno Porte. Neste ano, a empresa está novamente entre as PMEs que mais crescem no País segundo o ranking Deloitte e Exame PME.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira