Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2010 - 08:48

Professores brasileiros são reconhecidos na África do Sul


Final Mundial do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores elege projeto de educadora de Cachoeiro de Itapemirim (ES), como o 2º melhor do mundo em Inovação em Contéudo e aponta outras duas iniciativas brasileiras que inspiram escolas no México, Taiwan e na África do Sul

São Paulo– Durante o Fórum Mundial de Educação Inovadora realizado na última semana na Cidade do Cabo, África do Sul, a Microsoft anunciou 13 projetos reconhecidos entre 200.000 trabalhos inscritos por educadores de mais de 60 países. Foram classificados como finalistas mundiais 125 projetos que apresentaram ideias inovadoras sobre como o uso da tecnologia pode ajudar a transformar a educação e melhorar a forma de aprendizagem e satisfazer as necessidades da atual geração de estudantes.

“Os projetos apresentados no Prêmio Educadores Inovadores exemplificam a dedicação e a criatividade dos educadores de maior destaque do mundo”, afirma Anthony Salcito, vice-presidente mundial de Educação para o Setor Público da Microsoft Corp. “A Microsoft honra seu compromisso de apoiar a comunidade educativa para avançar tanto a Educação quando o nível de aprendizado mundial”, diz o executivo.

Os professores participantes foram avaliados com base em diferentes critérios por 47 especialistas em Educação de 35 países. O Brasil foi representado por duas juízas. Os projetos finalistas na fase mundial da competição ficaram expostos durante a semana na Cidade do Cabo, na África do Sul, e seus responsáveis foram entrevistados por juízes que elegeram os melhores projetos nas categorias: Inovação em Comunidade, Inovação em Colaboração e Inovação em Conteúdo.

Brasil conquista o 2º lugar na Categoria Inovação em Conteúdo - A educadora Adriana Silva de Oliveira, que leciona em Cachoeiro de Itapemirim (ES), já havia sido premiada na fase nacional do Prêmio Educadores Inovadores como Educadora Inovadora e, na fase regional da competição, no Panamá, levou o seu projeto “Escola na Nuvem” a ser reconhecido na categoria Inovação em Colaboração. Na nova avaliação, em âmbito mundial, na África do Sul, a professora teve seu projeto eleito como o 2º colocado na Categoria Conteúdo.

O projeto “Escola na Nuvem” tem o objetivo de romper as barreiras entre os professores e os alunos ao utilizarem a Internet para simplificar a aprendizagem e torná-la mais interessante para os estudantes da “era digital”. Os conteúdos de ensino foram compartilhados em um blog da escola para que os alunos pudessem ter acesso ao material de casa e fora do horário escolar. Também permite o controle das tarefas escolares e o acompanhamento de trabalhos educacionais ao longo do ano. “O novo conceito de “computação na nuvem” permite que os próprios estudantes sejam gerentes do projeto e isso motiva cada vez mais a participação e interação dos alunos durante as aulas” diz Emílio Munaro, diretor de Educação da Microsoft Brasil.

Outros 11 professores foram reconhecidos em diferentes categorias.

Projetos brasileiros são referências no mundo - Outros dois professores brasileiros representaram o País no evento realizado pela Microsoft na África do Sul e tornaram-se referência internacional. O projeto “Água, Terra, Fogo e Ar – A ecologia através dos filmes de animação” do educador Siddharta Fernandes, do Rio de Janeiro (RJ), foi implementado em uma escola de Monterrey, no México, e durante o evento, uma escola de Taiwan interessou-se pela implantação do projeto, que ocorrerá até Fevereiro do próximo ano, em virtude do ano escolar do país. O projeto “Campo Sustentável”, de professoras do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Vila Pavão (ES), também foi adotado por uma escola na Cidade do Cabo (África do Sul). Para Emílio Munaro, Diretor de Educação da Microsoft Brasil, é gratificante ver projetos desenvolvidos por educadores brasileiros sendo replicados em diferentes regiões do mundo.

Educadores Inovadores 2011- No próximo ano, a final mundial da 9ª edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores será anunciada no Fórum de Educação Inovadora 2011 que será realizado em Washington DC, nos EUA. [www.educadoresinovadores.com.br]

Microsoft Brasil - Fundada em 1989, a Microsoft Brasil possui 13 escritórios regionais em todo o País e gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 495 mil profissionais. Nos últimos seis anos, a empresa investiu mais de R$ 114 milhões em projetos sociais, levando tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes. É uma das 109 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, empresa líder mundial no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação, que ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno. [ 0800 761 7454 – Demais localidades | www.microsoft.com.br/fale].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira