Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2010 - 08:48

PSA Peugeot Citroën inaugura galerias no Museu Histórico Nacional


Hoje, a PSA Peugeot Citroën inaugura três galerias no Museu Histórico Nacional (MHN), na cidade do Rio de Janeiro, se associando ao “Projeto de Revitalização do Circuito de Exposições de Longa Duração” do mais importante museu de história do Brasil. As “Galerias PSA Peugeot Citroën” passam a abrigar o último módulo da exposição “Portugueses no Mundo” e a primeira parte da exposição “A Construção da Nação”, ambas elaboradas com peças do acervo do MHN.

As “Galerias PSA Peugeot Citroën” serão inauguradas por Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën, e Vera Tostes, Diretora do Museu Histórico Nacional, e reforçam as ações da empresa em prol da cultura no país. No ano passado, por exemplo, o Grupo PSA, de forma institucional ou por meio de suas marcas, Peugeot e Citroën, foi a empresa que mais patrocinou eventos, 11 no total, como parte do Ano da França no Brasil. Um deles foi realizado exatamente no MHN: a exposição “Tesouros do Louvre – Esculturas de Houdon”.

Como a cerimônia de inauguração é realizada dentro do Museu Histórico Nacional, uma seqüência de painéis, criados especificamente para a ocasião, lembra a ligação histórica da PSA Peugeot Citroën com o Brasil por meio da relação de Alberto Santos Dumont com a marca Peugeot. Santos Dumont foi o responsável pela importação do primeiro automóvel a rodar no Brasil, exatamente um modelo da Peugeot, um Type 15, trazido da França em 1898. Além disso, tinha um automóvel da marca para uso em Paris e também equipou seu dirigível nº 14, de 1905, com um motor de dois cilindros em V da Peugeot.

“O Grupo PSA Peugeot Citroën se prepara para celebrar em 2011 os 10 anos de inauguração de nossa fábrica brasileira, que fica em Porto Real, no estado do Rio, e resolvemos presentear este país que nos acolheu e no qual fomos a primeira empresa de automóveis a chegar. Assim, viabilizamos para todos os brasileiros, incluindo nossos 5 mil funcionários no país, a exposição que conta parte da História do Brasil”, afirma Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën.

Na cerimônia de abertura das “Galerias PSA Peugeot Citroën” também estarão sendo exibidos no Museu Histórico Nacional veículos que representam o talento técnico e de estilo das equipes do Grupo PSA. Serão expostos os mais recentes automóveis nacionais da empresa, o Peugeot Hoggar e o Citroën Aircross, que foram desenvolvidos e são produzidos no Brasil, e os modelos importados Citroën C4 Picasso e o Peugeot 3008, que está sendo lançado este mês no mercado nacional.

As exposições “Portugueses no Mundo”  e “A Construção da Nação”.: “Portugueses no Mundo” (1415 a 1822) - Apresenta de forma cronológica a expansão marítima portuguesa, suas causas e conseqüências, sobretudo a colonização do Brasil, até a proclamação da Independência por D. Pedro I. Nela, são destacados o período da União Ibérica, com Portugal e Espanha governados pela mesma Coroa; as presenças francesa e holandesa nos séculos XVI e XVII; a expansão territorial da colônia; a exploração de ouro e diamantes nas Minas Gerais; a contribuição cultural dos negros africanos e seus descendentes na formação histórica brasileira; as transformações ocorridas no Rio de Janeiro e no Brasil a partir da chegada de D. João, em 1808, e as causas que levaram à proclamação da independência. Estes temas são apresentados por meio de cenografia específica, peças do acervo do MHN e equipamentos multimídia.

“A Construção da Nação” (1822 a 1889) - Narra desde a Independência do Brasil até o exílio da família imperial com a proclamação da República. São abordados: os conflitos e as soluções sob a égide do Imperador D. Pedro I; sua abdicação e retorno a Portugal; o cumprimento da Constituição de 1824, assegurando o trono a D. Pedro II; a consolidação do Estado Imperial; a economia baseada na mão de obra escrava; a guerra da Tríplice Aliança; a atuação da Princesa Isabel, a abolição da escravidão, o exílio a partir da Proclamação da República. Em exposição, exemplar raro da medalha intitulada Peça da Coroação de D. Pedro I, a mesa da Constituinte de 1824, símbolos do segundo reinado, e pinturas monumentais como o Combate Naval do Riachuelo e O Baile da Ilha Fiscal.

A PSA Peugeot Citroën no Brasil - Quinta maior montadora do país e a primeira entre as « newcomers » (como são chamadas as fabricantes de veículos instaladas no Brasil a partir dos anos 90), a PSA Peugeot Citroën está presente industrialmente no Brasil desde 2001, quando foi inaugurado o Centro de Produção de Porto Real, no estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a unidade industrial brasileira fabrica os veículos Peugeot 207, 207 SW, 207 Passion e Hoggar e os Citroën C3, Aircross e Xsara Picasso, além de motores de 1,4 litro e 1,6 litro flexfuel e a gasolina (para exportação).

Nos dez meses de 2010, a PSA Peugeot Citroën comercializou 138.500 carros de passeio e veículos comerciais leves de suas duas marcas, Peugeot e Citroën, uma evolução de 10% em relação ao mesmo período de 2009, que representa um desempenho superior ao da média do mercado brasileiro, que cresceu 6,4%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira