Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2010 - 09:03

Turismo e tecnologia: um lucrativo mercado para o agente de viagens


Tem sido bastante divulgado o fato de que o brasileiro é um dos maiores consumidores de equipamentos de informática e telecomunicações e que está previsto que o Brasil terá um grande crescimento na área de turismo já a partir de 2011. São ótimas notícias, mas como fica o agente de viagens neste cenário? Será que estes profissionais ficarão abandonados pelo mercado ou nascerão novas oportunidades? As Empresas Schultz apostam na segunda teoria e aqui vai um alerta para quem pensa o contrário: temos cadastradas cerca de 16 mil agências de viagens, num universo de 20 mil espalhadas pelo Brasil. É um grande número de empresas e profissionais preparados pelo tempo, com história e experiência, à espera de soluções inovadoras que lhes ofereçam um caminho lucrativo e vantajoso.

De olho no futuro, fizemos uma opção. Em vez de investir milhões somente na participação em feiras, distribuição de brindes e em açõ es momentâneas de promoção, resolvemos enxugar o orçamento, promovendo as mesmas ações em escala menor, para poder investir em tecnologia. E é essa tecnologia que está à disposição do agente de viagens, impactando diretamente em um lugar mais interessante: seu bolso.

Nossos sistemas, que até o final de 2010 ainda estarão em fase de finalização, movimentaram neste ano, até o momento, cerca de 15 milhões em comissões para agentes de viagens. À partir de 2011, com os sistemas finalizados, as previsões são infinitamente maiores. Esse resultado foi alcançado porque, embora sejamos fornecedores e distribuidores para as agências, sabemos que na hora de dar atendimento e assessoria ao consumidor final é o agente de viagens quem faz a diferença. Concorrer com o agente de viagens é operar contra o próprio turismo. O tempo dirá!

Neste ano, além de lançarmos sistemas inteligentes de reserva, novos roteiros, opções de pacote, negociações e afins, também nos preocupamos em oferecer novas formas de ganho para o agente de viagens, usando os recursos designados para a tecnologia. O Vital Fone, por exemplo, é na verdade um agregador de renda, um produto que irá aumentar o faturamento do agente de forma rápida e fácil. Está vindo aí a TZ Shop, uma loja virtual de produtos gerais que comissionará o agente e lhe oferecerá negociações especiais para a aquisição de produtos importantes para seu dia a dia como informática e assessórios para viagem.

Outro investimento importante foi feito na plataforma da TZ Systems, a nossa empresa de inteligência em tecnologia para o turismo. Ela foi desenvolvida para unir os operadores que, assim como nós, defendem a importância do agente de viagens, pois a venda de seus produtos também exige um login de agente. E todos os agentes que já compram conosco, poderão comprar dos nossos parceiros com o mesmo login.

Investimentos altos também foram aplicados no desenvolvimento do aplicativo que coloca o catálogo da Europamund o no iPad. Esta ferramenta já é o produto de mais rápida aquisição da história da tecnologia, só perdendo para o telefone. Embora o aplicativo tenha como foco o consumidor final, que pode consultar e orçar, é necessário um login de agente de viagens para fazer reserva e a compra.

Agora iniciamos outra fase, retomando os investimentos em pessoal, focando no atendimento às agências, com a implantação de um setor de qualidade e a criação de programas de incentivo. Fazemos de tudo para manter viva a atividade do agente, investindo em ferramentas para facilitar seu dia-a-dia, promovendo conscientização, capacitação e gerando soluções que ajudem a incrementar a sua renda, a começar por não concorrer com ele. Isto não é apenas ideologia, marca ou política empresarial, é uma iniciativa absolutamente necessária para o bem da economia do setor e do país, uma vez que o setor de turismo é o segundo maior empregador do mundo.

. Por: Aroldo Schultz , diretor geral das Empresas Schultz. Começou sua carreira há 25 anos como office boy em uma agência de viagens e hoje tem sob sua guarda oito empresas ligadas ao setor de turismo. [www.schultz.com.br]. Empresas Schultz A primeira empresa do grupo é a Schultz Vistos. Com 25 anos de atuação é referencia internacional no mercado. Na sequência vieram a Vital Card, ByTravel e Reservando, todas operadoras cuja comercialização é feita somente através do agente de viagens, com compromisso assumido em cartório. Desde o início de 2010 o grupo passou a oferecer mais produtos e mais suporte ao agente de viagens e empresas do trade, lançando outras três marcas: Vital Fone, TZ Systems e TZ Seguros. A empresa mais recente é a loja virtual Tz Shop que será lançada até o final de 2010.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira