Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2010 - 08:58

Grupos Hoteleiros Europeus projetam expansão para 2011 no Brasil


A Rede Portuguesa Vila Galé pretende explorar o segmento corporativo com a marca VG Express apostando na conversão de hotéis independentes. E a Espanhola Hotusa vai buscar o crescimento via aquisições e parcerias operacionais.A expansão de ambas as redes está sendo projetada pela FISA, empresa de Consultoria Especializada em Start Up’s e Expansão de Negócios.

Se a competição pelos clientes finais está acirrada, no setor hoteleiro o fenômeno ganha ainda maior ênfase, não apenas na busca por demanda, mas especialmente na competição por novas oportunidades de negócios, surgidas pelo reaquecimento proporcionado pelo Mercado imobiliário e eventos esportivos (Copa e Olimpíadas).A análise é feita pelo CEO da FISA, empresa de Consultoria Especializada em Start Up’s e Expansão de Negócios, Samuel Sicchierolli, que assina a estratégia de expansão no Brasil de dois grandes grupos Europeus no segmento hoteleiro.

De acordo com Sicchierolli, nenhum empresário executa uma obra sem a ajuda de um engenheiro, da mesma forma que sempre recorrem a médicos quando sentem algum sintoma. Porém na área de expansão, ele observa que a maioria se consideram especialistas no assunto. “ Isso não ocorre com grupos investidores profissionais e o futuro da vantagem competitiva, não está em como as empresas vendem, mas sim como se expandem e aumentam seu mercado”. ressalta.

A FISA consultoria lançada em 2.001 tem sua sede em São Paulo e possui escritórios em Buenos Aires e Montevideo além de contar com parceiros nos EUA, Europa e China. Responsável por diversas estratégias bem sucedidas no Brasil e América Latina,em diferentes segmentos, a empresa agora está traçando as estratégias de expansão do Grupo Vila Galé e do Grupo Hotusa, que pretendem ocupar posição mais competitiva no país.

O Grupo Vila Gále, proprietário de 23 resorts, sendo 5 deles no Brasil é atualmente a maior operadora de Resorts no país, respondendo pela contratação de 2.400 funcionários diretos. Em sua nova fase de expansão o Grupo Vila Galé pretende explorar o segmento corporativo com a marca VG Express. “O Grupo já está à procura de parceiros operacionais insatisfeitos com os atuais contratos de gestão e que queiram migrar para um modelo diferenciado e baseado em resultados’, explica Sicchierolli, justificando o surgimento da nova bandeira.

O Grupo HOTUSA por sua vez é considerado o terceiro maior grupo hoteleiro do mundo e o maior da Europa, com diversas operações como as empresas Keytel, Restel e Hotelius que juntas representam comercialmente mais de 5.000 hotéis em 47 países . Além das empresas que representa o Grupo possui a Rede Hotusa Hotels (Hoteles Turísticos Unidos S.A), Terceiro maior Consórcio de hotéis independentes no mundo com 2.350 hotéis, sem contar a bandeira EUROSTARS com 89 hotéis em 13 países com recente destaque para a compra do Hotel Dylan em Nova York e do luxuoso Claridge em Buenos Aires. O faturamento anual do Grupo é estimado em 600 milhões de euros.

Segundo recentes pesquisas realizadas no setor a tendência dos empresários brasileiros que atuam no setor hoteleiro é de ignorar certas tendências e acreditar que a experiência anterior é suficiente para atuar em um mercado globalizado, onde a escala e capacidade comercial fazem a diferença. Segundo o estudo muitos hotéis correm o risco inclusive de fechar, mesmo em um momento de alta na demanda.

Atualmente, de acordo com Sicchierolli, 92% dos hotéis no Brasil são independentes, e muitos deles encontram-se completamente defasados sob o ponto de vista físico e estratégico e 85% do faturamento do setor é originado por clientes brasileiros e corporativos. Mas ele acredita que esse cenário irá mudar radicalmente em pouco tempo. “Apresentamos oportunidades para empresários brasileiros integrarem grupos internacionais de porte, e isso acaba sendo um excelente negócio para obterem vantagens competitivas em suas cidades”, reforça o empresário. A FISA no Brasil conta ainda com o know how e expertise de Gilberto Galrão Carneiro, ex-diretor de expansão do Grupo Solare que assume a Diretoria de Expansão Hoteleira e do arquiteto Laccy Silva, que atua no setor desde 1.990 ,como Diretor Divisão Real Estate . Para maiores informações : 11-2787-6362.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira