Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/07/2007 - 09:02

Inatel se antecipa ao lançamento da TV digital e abre novas turmas de pós-graduação

O curso lato-sensu em TV Digital e IPTV será ministrado em Campinas, São Paulo e Santa Rita do Sapucaí/MG.

O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) está se antecipando ao potencial do mercado a ser aberto pelas transmissões de TV digital no Brasil e anuncia novas turmas de pós-graduação em Engenharia de Sistemas de Tv Digital e Internet Protocol Television (IPTV). Com turmas em Campinas, São Paulo e Santa Rita do Sapucaí, sede do Inatel, o curso vai atualizar e preparar profissionais para esse segmento.

Previsto para dezembro de 2007, o início das transmissões no Brasil promete movimentar as ofertas de trabalho, demandando recursos humanos com qualificação específica. "Acreditamos que os profissionais das emissoras de televisão vão compor boa parte do público do curso, que também atende profissionais de operadoras, empresas fabricantes de equipamentos de transmissão para TV, entre outros", analisou o gerente de projetos do Inatel Competence Center - Hardware, professor Luciano Leonel Mendes.

A especialização, oferecida desde 2004, foi pioneira no Brasil. Em 2007, com a definição do padrão brasileiro de TV digital, o Instituto promoveu uma reestruturação programática do curso, incluindo módulos voltados a transmissores, sistemas e à IPTV. "Vamos capacitar o profissional para arquitetar redes, realizar conversão de programas e operar em IPTV", acrescentou o professor.

O curso, com carga horária total de 360 horas, terá início em agosto de 2007, com duração de dois anos. As inscrições vão até a 1ª semana de agosto.

Casos de sucesso do Inatel em TV digital - As parcerias firmadas com empresas de destaque do setor de televisão digital demonstram o posicionamento pragmático do Inatel, frente ao mercado. Empresas como as mineiras Linear Equipamentos Eletrônicos e a Superior Technologies in Broadcasting (STB) contam com especialistas do Inatel em posições de destaque e no desenvolvimento de novos produtos.

Aliás, foi em parceria com a Linear Equipamentos Eletrônicos, empresa referência no desenvolvimento de transmissores de televisão, que o Inatel desenvolveu o primeiro transmissor para TV digital com tecnologia exclusivamente brasileira. A Linear Equipamentos Eletrônicos atualmente exporta o transmissor para os Estados Unidos, Canadá e México, apresentando crescimentos de cerca de 30% em cada um dos últimos cinco anos.

Já a STB, que contabiliza um faturamento anual de R$ 18 milhões, contará com a assistência de um time de especialistas do Inatel para desenvolver um projeto de modulador digital. Esse é o segundo trabalho da parceria entre a empresa e o Instituto, que juntos desenvolveram um setup box para TV digital.

Para complementar a atuação do Inatel com empresas já estabelecidas no mercado, o Instituto atua também através de sua Incubadora. A Ativa Soluções, cujos donos são alunos recém graduados do Inatel, está desenvolvendo um canal de retorno da TV digital, utilizando a rede de telefonia celular GSM. Desde já, o projeto tem em vista o potencial de interatividade, que será proporcionado por esse novo padrão de transmissão.

A excelência da pós-graduação do Instituto também já foi atestada pelas empresas Globo e NET, que mantém cursos de pós-graduação. Segundo o professor Luciano Leonel Mendes, "a experiência do Inatel com TV Digital não pode ser rivalizada por nenhuma outra entidade de ensino, devido à experiência do instituto na área, às parcerias já firmadas e à mentalidade empreendedora do curso".

Mais informações sobre os cursos pelos telefones (11) 3511 -6280 - São Paulo | (19) 4009- 2340 – Campinas | (35) 3471- 9292 - Santa Rita do Sapucaí | www.inatel.br/pos

O Inatel - Fundado em 1965, o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) é pioneiro no ensino e na pesquisa especializada em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações no Brasil. O Instituto está localizado em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais. Com o lema de "Formar o Homem para a Engenharia\", o Inatel trabalha para a formação técnica e humanística de seus alunos.

Além de Graduação em Engenharia Elétrica (Eletrônica e Telecomunicações) e Engenharia da Computação, oferece ainda Especialização em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações, Engenharia Biomédica e Especialização em Sistemas de TV Digital, primeiro curso lançado no país, além do curso de Mestrado em Telecomunicações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira