Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2010 - 09:17

Victrex aumenta sua linha de compostos da classe de desgaste Premium para aplicações de desgaste mais exigentes


Fornecendo maior vida-útil, menos peso e custos menores.

Manchester, Reino Unido - Victrex Polymer Solutions, uma divisão da Victrex, anuncia o lançamento que adiciona um novo composto termoplástico à sua linha de compostos da classe de desgaste VICTREX ® WG™ Premium. O composto de base PAEK, chamado VICTREX WG102, foi desenvolvido em resposta às solicitações dos engenheiros e OEMs, fabricantes de equipamentos originais, no intuito de alcançar um nível maior de confiança, reduzir as taxas de insucesso e aumentar a eficiência energética para atender aos requisitos mais exigentes de resistência ao desgaste em aplicações nas indústrias automotiva e de equipamentos.

De acordo com Phil Pritchard, gerente de produto da Victrex Polymer Solutions, "Nosso objetivo no desenvolvimento das classes de desgaste premium VICTREX WG foi permitir aos clientes produzir com menos custo peças mais leves de maior vida útil em relação às peças feitas de metais, poliimida (PI) e poliamida-imida (PAI). Os polímeros VICTREX WG tem maior resistência ao desgaste e coeficiente de atrito reduzido, quando comparado à PI e PAI. O novo polímero VICTREX WG102 foi desenvolvido para aplicações tribológicas de temperaturas mais elevadas para mais alta resistência e rigidez. Oferece taxas de desgaste 25% a 75% mais baixas e um coeficiente de atrito mais baixo e muito estável para atender às necessidades dos clientes em aplicações de alta velocidade e carga em ambientes térmicos e químicos exigentes."

VICTREX WG102 proporciona um desempenho excelente em alta temperatura e boa estabilidade dimensional e térmica para além de 300° C. É quimicamente resistente aos ambientes agressivos (incluindo fluidos de serviço) e não contém politetrafluoretileno (PTFE). "Em termos de resistência ao desgaste", disse Pritchard, "os polímeros VICTREX WG, por terem um coeficiente de atrito 50% mais baixo, produzem menos arrasto e aquecimento por fricção, por isso as peças podem “correr” mais frias e duram mais tempo em diversas condições de pressão e velocidade como as das classes de desgaste do PI e PAI. Uma série de testes tribológicos sobre diversas geometrias de desgaste diferentes, considerando o feedback dos clientes, demonstra que as peças em VICTREX WG oferecem maior confiabilidade, maior durabilidade e redução do risco de falhas de peças que operam em ambientes extremos e isso aumenta a faixa de operação de máquinas em velocidades e pressões mais elevadas."

Outra área onde os polímeros VICTREX WG superam a PI e a PAI é na força de compressão, que pode levar à deformação interna (creep) do polímero, resultando em alterações dimensionais. "Porque os polímeros VICTREX WG conseguem manter melhor as suas propriedades mecânicas em temperaturas elevadas e o seu desempenho abarca uma ampla faixa de temperatura, os engenheiros podem desenvolver um composto inserindo um componente no VICTREX WG102 para cargas significativamente mais altas em comparação com o mesmo componente em outros polímeros." explicou Pritchard

Os polímeros VICTREX WG aumentam áreas de aplicação dos polímeros VICTREX ® PEEK ™, áreas estas que vão desde buchas de desgaste totalmente feitas em plástico passando por buchas feitas em composto e ponta das alhetas em bombas de vácuo. Pritchard acrescenta "Uma das vantagens das arruelas de pressão, buchas de desgaste e os selos à base de polímero de VICTREX WG é o excelente fluxo fundido do polímero que permite a concepção de peças de paredes finas e intrincadas a capacidade de consolidar peças complexas, para reduzir os custos da peça. Componentes menores resultam em transferência de calor mais eficiente através da peça plástica contra o metal ou o lubrificante. "

Combinando o melhor desempenho com uma baixa densidade, especialmente se comparado com os metais, e com a característica de ser totalmente recicláveis, os graus VICTREX WG também são processáveis com equipamento regulares de moldagem por injeção e não necessitam de pós-processamento e usinagem satisfazendo a necessidade redução de custos e produção de peças mais leves. "Enquanto VICTREX PEEK 450FC30 continuará sendo o produto padrão para a maioria dos projetos de aplicações de desgatste acentuados", disse Pritchard, "polímeros VICTREX WG fornecem uma solução para aplicações mais exigentes em desgaste em uma ampla variedade de ambientes de serviço. A possibilidade de ser processado com as tecnologias de processamento e temperaturas de outros polímeros Victrex ajuda a reduzir os tempos de fabricação, melhora a eficiência da produção e reduz os custos de produção global, quando comparado com os metais, PI e PAI ".[ Site: www.victrex.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira