Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2010 - 09:17

Petrobras: Schlumberger inaugura Centro de Pesquisas no Brasil


O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participou no dia 16 de novembro (terça-feira), da cerimônia de inauguração do Centro de Pesquisas em Geoengenharia da Schlumberger no Brasil, na Ilha do Fundão. O Centro possui 10 mil m2 e é a primeira instalação do tipo, da Schlumberger, no hemisfério sul. Quando o quadro de empregados estiver totalmente preenchido, até 300 cientistas, engenheiros e técnicos, funcionando em grupos multidisciplinares e colaborativos, vão trabalhar para desenvolver soluções inovadoras para os desafios técnicos associados às complexas formações encontradas nas águas profundas da costa brasileira.

Segundo o presidente Gabrielli, a inauguração do centro de pesquisas da Schlumberger fortalece o parque tecnológico instalado na Ilha do Fundão. “Estamos vivendo uma situação que há algum tempo seria inimaginável. Essa região tinha uma grande dificuldade em ser ocupada no passado e hoje está recebendo uma juventude criativa e profissionais dedicados, capazes de criar novos conhecimentos”.

Projetado para promover a integração entre geociências e engenharia para aprimorar a produção e recuperação de hidrocarbonetos do complexo de reservas de petróleo em águas profundas e dos carbonatos do pré-sal na costa brasileira, o centro de pesquisas da Schlumberger possui um centro de pesquisas em geoengenharia, um centro de tecnologia em geoengenharia e um hub de geosoluções, além de laboratórios de reservatórios. Cada elemento preenche uma necessidade chave em exploração e desenvolvimento de reservatórios em águas profundas e no pré-sal.

De acordo com Ana Zambelli, gerente geral da Schlumberger no Brasil “a produção futura de óleo e gás será cada vez mais em ambientes tecnicamente complexos como o dos carbonatos do pré-sal e de áreas em águas profundas, e nós esperamos que essa instalação, o primeiro centro de pesquisas multinacional no Brasil, desempenhe um papel importante em responder a esses e outros desafios técnicos.”

O presidente Gabrielli lembrou a importância do diálogo entre os elementos ligados ao mundo do petróleo. “Acredito que esse novo centro de pesquisas, os diversos representantes da indústria e as novas perspectivas que temos serão os elementos que transformarão essa área naquela que talvez seja a de maior concentração de conhecimento e pesquisa técnica e científica em todo o Brasil. Nós hoje sabemos que as perspectivas de novas descobertas estão em águas profundas. Aqui está a semente do futuro e a combinação Schlumberger, Petrobras, UFRJ e indústria brasileira renderá ótimos frutos”.

Dando continuidade a um tema que agora envolve os centros de pesquisa da Schlumberger, as novas instalações do Brasil estão localizadas perto da experiência acadêmica de vanguarda da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no mesmo campus que abriga o Centro de Pesquisas da Petrobras CENPES.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira