Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2010 - 09:41

Medalistas olímpicos reivindicam legado pós Copa e Olimpíadas

Apresentação de manifesto aconteceu no dia 13 de novembro (sábado), na Fundição Progresso.

Garantir o esporte em todas as escolas do país até 2016, dobrar a atividade esportiva da população nas cidades-sede da Copa do Mundo, aumentar o investimento no setor para 2% do orçamento federal e gerar oportunidades iguais para homens e mulheres, além de implementar melhorias no sistema nacional de esporte.

Essas são algumas das recomendações do “Manifesto do Esporte pela Mudança Social” divulgado no dia 13 de novembro (sábado), pelos medalhistas olímpicos Raí Oliveira, Flávio Canto, Joaquim Cruz, Ricarda Luma, Fernanda Keller e Patrícia Medrado, no encerramento da Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social, que acontece na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.

“O grande desafio é aproveitar essa chance para mostrar o potencial que o esporte tem para ajudar no desenvolvimento social. (...)Por isso, é um momento de termos metas concretas que se transformem no grande legado social e esportivo”, afirma o manifesto.

O documento será encaminhado ao Ministério dos Esportes e ressalta a importância de pensar o legado que a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 vão deixar para o Brasil. “Como legado entende-se os estádios, ginásios, a infraestrutura nas cidades, o impacto econômico, a geração de empregos; mas é também o legado social, ambiental e para o esporte.

A realização de eventos como esses pode potencializar mudanças sociais importantes para uma cidade, estado e país”, conclui o manifesto.

Assinado por mais de trinta ONGs que integram a Rede Esporte pela Mudança Social (REMS – Brasil), o documento ainda convida os governos Federal, Estaduais e Municipais, a sociedade civil organizada, a iniciativa privada e a mídia a se comprometerem com as metas. “É preciso entender que o esporte pode gerar muito mais do que medalhas para o Brasil”, comenta Victor Barau, secretário Executivo da REMS – Brasil.

A Semana Internacional do Esporte pela Mudança Social é realizada pela Rede Esporte pela Mudança Social (REMS Brasil), com o patrocínio da Nike, co-patrocínio da Unilever e apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Sobre a REMS - Parte superior do formulário

A Rede Esporte pela Mudança Social (REMS) é um movimento criado em 2007 por organizações não governamentais, com apoio da Nike e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A rede, que está presente também em outros países, tem como missão fortalecer e difundir o esporte como instrumento de fortalecimento de jovens e desenvolvimento de comunidades.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira