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17/11/2010 - 09:41

Caminhos do Sabor contempla 25 cidades em 2010

Projeto da Abrasel reafirma cidades brasileiras como importantes destinos turísticos e valoriza a culinária local.

Belo Horizonte – Aumentar a competitividade dos principais destinos turísticos do Brasil por meio da gastronomia e atrair um maior fluxo de visitantes para o local. Esses são os objetivos do projeto Caminhos do Sabor que visa, além da valorização dos atrativos da culinária e a capacitação profissional, a melhoria da gestão financeira de cada bar e restaurante envolvido. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Ministério do Turismo (MTur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Realizado em cinco etapas, O Caminhos do Sabor dura entre cinco e oito meses e contemplará, até o final do projeto, cerca de 2.900 empresas em 75 destinos turísticos brasileiros. Na primeira, Envolvimento de Lideranças Locais, é formado um grupo de lideranças por representantes de empresários, poder público, agências de desenvolvimento e da sociedade civil. Os participantes precisam desempenhar a função de coordenação estratégica do projeto, definir a localidade geográfica atendida pelas ações, identificar e mobilizar as empresas nos procedimentos de pesquisa e desenvolvimento empresarial e na elaboração de um Plano de Ação.

Na segunda, Pesquisa de Oferta e Demanda, é realizada uma análise de produtos e serviços relacionados ao setor de alimentação fora do lar, sob a ótica da “comida do lugar”, com base no desejo dos turistas e consumidores locais.

Na terceira, Plano de Ação do Destino, ocorre a apresentação dos resultados da pesquisa para o grupo de governança e a construção de um plano de ação para o destino a partir da análise das informações.

Na quarta etapa, Lançamento Oficial, são convidadas autoridades, trade turístico, imprensa e empresários do setor. Também são apresentados aos empresários o escopo do projeto e a adesão das empresas – aproximadamente 40 por localidade.

A última, Desenvolvimento Empresarial, envolve cursos, treinamentos em qualidade no atendimento, gestão financeira e manipulação de alimentos e segurança alimentar, além da tradução de cardápios para o inglês e espanhol e consultoria individualizada para melhoria geral dos estabelecimentos.

Dos 75 cidades indutoras do turismo, 44 delas já concluíram todas as fases e 31 estão em andamento.

Este ano, muitas cidades passaram a integrar o circuito: Barcelos (AM), Barreirinhas (MA), Cáceres (MT), Cacoal (RO), Campo Grande (MS), Campo Mourão (PR), Chapada dos Guimarães (MT), Corumbá (MS), Gurupi (TO), Ilhabela (SP), Mateiros (TO), Manhuaçu (MG), Manhumirim (MG), Maraú (BA), Nobres (MT), Nova Olinda (PA), Ouro Preto (MG), Pontes e Lacerda (MT), Rondonópolis (MT), Santarém (PA), São Joaquim (SC), São Paulo (SP), São Raimundo Nonato (PI), Vitória (ES) e Várzea Grande (MT). A previsão de conclusão das cinco etapas em todos os 75 destinos é para abril de 2011.

Caminhos do Sabor - Os principais destinos turísticos do mundo, como França, Espanha, México, Japão e Itália, trabalham a gastronomia como diferencial competitivo. No Brasil, muitas cidades também se destacam pela sua culinária, como é o caso das históricas e das litorâneas.

O setor de alimentação fora do lar conta com cerca de um milhão de estabelecimentos, gera mais de seis milhões de empregos e representa 2,4% do PIB brasileiro. Após a análise de alguns números relacionados à alimentação fora do lar, surgiu, em 2008, o projeto Caminhos do Sabor. A ideia é reforçar a identidade gastronômica de cada cidade para agregar valor à sua imagem e aumentar a sua competitividade, aprimorando também a prestação de serviços a ser oferecida aos turistas.

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