Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2010 - 09:59

Jovens empreendedores iniciam desenvolvimento de negócios na pré-incubação

Projetos foram integrados ao ambiente do programa coordenado pela FUMSOFT em parceria com a PUC Minas.

O trabalho começou para os selecionados no programa de pré-incubação Célula PUC Minas. Nove projetos inovadores foram integrados ao programa e os jovens empreendedores já estão em atividade para fazer com que suas ideias se transformem em empresas consolidadas. Desenvolvido pela FUMSOFT através da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica em Informática (INSOFT-BH) em parceria com a PUC Minas, o programa oferece aos estudantes da universidade todo o apoio necessário à estruturação de um negócio e ao ingresso no mercado com a melhor preparação possível.

Quatro projetos serão estabelecidos no espaço da Célula PUC Minas e outros cinco receberão assistência à distância. Um dos empreendimentos que ocupará o espaço físico da incubadora visa a criação de aplicativos inovadores para iPhone, iPod Touch, iPad e outros dispositivos das plataformas iOS e Android. Já o projeto Imagem Interativa propõe o desenvolvimento de um sistema de projeção de imagens ou jogos em superfícies diversas, apresentando inúmeras aplicações. A interatividade entre o usuário e a televisão através do controle remoto será o foco de um outro trabalho pré-incubado. O projeto RD2M Internet Things, por sua vez, tem o objetivo de auxiliar as pessoas em relação a dificuldades cotidianas, como o controle das finanças.

Direcionado à eficiência e sustentabilidade de pequenas propriedades pecuárias, o projeto Cowtech será um dos que receberá assistência à distância. Também nesta situação está o Mobilet, trabalho que tem como tema a produção de aplicativos de entretenimento para marketing em dispositivos móveis. O projeto ERP Interativo é baseado em novas tecnologias que facilitam a interatividade, especialmente a touch screen. O gerenciamento de serviços de TI é proposto em empreendimento que tem a ideia de simplificar a informatização de empresas. Um outro projeto irá estruturar uma empresa prestadora de consultorias para aprimoramento tecnológico com foco em pequenos negócios.

Durante a integração, os novos empreendedores conheceram um pouco sobre a experiência de quem está passando pelo processo de pré-incubação ou incubação na INSOFT-BH. Representantes das empresas pré-incubadas Econ e Orion X e das incubadas Dito e Econoinfo falaram sobre os avanços que conseguiram nos programas da incubadora. Em 13 anos de funcionamento, já passaram pela INSOFT mais de 30 empresas de base tecnológica em informática, tornando a incubadora uma referência nacional em empreendedorismo.

A integração também proporcionou aos jovens empreendedores da Célula PUC Minas a oportunidade de conhecer a experiência de quem já vivenciou o sonho de estruturar o próprio negócio. O empresário Luiz Antônio Normanha teve seu projeto pré-incubado na INSOFT há mais de dez anos. O software direcionado para a área médica se tornou o carro-chefe da empresa nascente. A vontade de empreender fez com que Luiz deixasse a estabilidade de um cargo público para investir sozinho em seu sonho. O apoio da FUMSOFT, segundo ele, foi fundamental. “A INSOFT foi a mola propulsora para a minha empresa”, afirma.

Em 2006, a Liga Informática foi considerada uma das 50 maiores empresas de Minas Gerais. O segredo para o sucesso, segundo Normanha, é o amadurecimento. “Essa escalada precisa de preparação para realizar o sonho, crescimento e atualização, principalmente na área de TI, que é muito dinâmica”. O empresário deixou uma dica para os novos empreendedores: “Sigam em frente, trabalhem muito para que, quando a oportunidade chegar, pegue vocês em frente ao computador pensando no projeto. Porque é assim que conseguimos as coisas, com luta, com sacrifício. E a recompensa é incomensurável”, acredita o empresário.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira