Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2010 - 09:59

CTC/PUC-Rio abre vagas para pós-graduação

Centro Técnico Científico da PUC-Rio oferece oportunidade de mestrado e doutorado em diversas áreas.

Em tempos de alta competitividade, a saída é buscar uma formação de excelência que seja um diferencial na hora de conquistar as melhores oportunidades. Investir em uma pós-graduação é um dos caminhos. Tradicionalmente reconhecida como uma das melhores universidades do país, a PUC-Rio, por meio do seu Centro Técnico Científico ­ CTC/PUC-Rio, está com vagas abertas para mestrado e doutorado em oito cursos: Engenharia de Materiais e Processos Químicos e Metalúrgicos, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Urbana e Ambiental, além de Matemática e Informática.

As vagas são para o 1º semestre de 2011 e vale ressaltar que em todos os cursos de pós-graduação do CTC/PUC-Rio os candidatos podem ser beneficiados com bolsas de estudos de órgãos de fomento, que inclui o pagamento das anuidades, ou receber, da própria PUC-Rio, uma bolsa de isenção de pagamento de anuidades.

Cursos reconhecidos pela Capes - De acordo com a última avaliação da CAPES ­— Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (triênio 2007/2009) —, os cursos de mestrado e doutorado do CTC/PUC-Rio conquistaram notas que variaram de quatro a sete (nota máxima), confirmando a força da universidade na área de pesquisa em ciências e tecnologia. Para os cursos exclusivamente de mestrado, a nota máxima é cinco. Nesta avaliação, os mestrados em Logística e Metrologia obtiveram a maior nota e o mestrado profissional em Engenharia Urbana e Ambiental conquistou nota três. Entre os cursos que oferecem mestrado e doutorado, a nota máxima chega a sete. Informática e Engenharia Mecânica foram os cursos do CTC/PUC-Rio que conquistaram nota sete. Engenharia Civil, Elétrica, de Materiais e Física ficaram com nota seis, Química e Matemática tiveram nota cinco. Apenas Engenharia de Produção ficou com nota quatro.

Como se inscrever - Todos os candidatos deverão apresentar formulário de admissão preenchido, diploma e histórico escolar do curso de graduação (no caso do doutorado também é necessária a apresentação do título de mestre), curriculum vitae, certidão de nascimento ou casamento, fotografia 3x4 (uma ou duas, dependendo do curso) e duas folhas de referências, assinadas por professores diferentes, no modelo PUC. As folhas de referência deverão ser enviadas diretamente ao Departamento de Pós-Graduação em questão; o restante dos documentos deve ser entregue no DAR (Diretoria de Admissão e Registro).

Será cobrada uma taxa no valor de R$ 50 (cinquenta reais) para ex-alunos da graduação ou pós-graduação Stricto Sensu da PUC-Rio, ex-alunos de cursos de extensão com carga horária cumprida de, pelo menos, 360 horas, e para alunos matriculados nesses cursos que tenham concluído o mínimo de 180 horas. Alunos externos ou que não atendam a esses requisitos pagam a quantia de R$ 100 (cem reais) para fazer a inscrição.

O processo de seleção será baseado na análise dos documentos apresentados e em uma possível entrevista. Os candidatos podem ainda candidatar-se a diversos tipos de bolsa de estudos, de acordo com o curso e o regime de estudo (parcial ou integral) por ele escolhidos. Para se candidatar ao mestrado, os interessados devem dominar um idioma estrangeiro e, para o doutorado, dois idiomas. Veja abaixo mais detalhes sobre cada um dos cursos que estão com inscrições abertas:

Engenharia civil (nota seis na Capes) – inscrições até 20 de novembro: o diploma do curso de Graduação deverá ser em Engenharia Civil ou especialidades afins: Engenharia Mecânica, Naval, Minas e Aeronáutica, além de Geologia. Em casos excepcionais, a Comissão de Pós-Graduação poderá, segundo seus critérios, admitir candidatos advindos de outras áreas de formação científica ou tecnológica. O candidato deverá apresentar uma fotografia 2x2. O programa apresenta duas áreas de concentração: Estruturas e Geotecnia. [ http://www.civ.puc-rio.br/pt/index.php ]

Engenharia elétrica (nota seis na Capes) – inscrições até 26 de novembro: o candidato ao mestrado e doutorado, conhecendo as linhas de pesquisa do programa, deve identificar o professor orientador Mestrado também?mais adequado dentro do Quadro Docente do DEE (Departamento de Engenharia Elétrica), e obter o acordo desse professor. [ http://www.ele.puc-rio.br/POS_IN.html ].

Engenharia de produção (nota quatro na Capes) – inscrições até 30 de novembro: para doutorado os candidatos devem ser portadores de título de Mestre em: Engenharia de Produção, Transportes, Matemática, Informática, Sistemas ou cursos similares, reconhecidos com tal pela Comissão de Pós-Graduação do DEI. [http://www.ind.puc-rio.br/pagina.aspx?id=posgraduacao_informacoes ].

Engenharia mecânica (nota sete na Capes) – inscrições até 30 de novembro: o diploma do curso de Graduação deverá ser em Engenharia Mecânica ou especialidades afins, tais como Engenharia Civil, Naval, Aeronáutica, Química e Física, entre outras. Em qualquer situação, fica reservado o direito do Departamento de exigir que o candidato se inscreva em uma ou mais disciplinas de Graduação, com o objetivo de atender ao perfil adequado de formação acadêmica requerida pelo CTC/PUC-Rio. A pós-graduação em Engenharia Mecânica divide-se em três áreas: Petróleo e Energia, Mecânica Aplicada e Termociências. [ http://www.mec.puc-rio.br/dem_pos_admissao.php | http://www.mec.puc-rio.br/dem_pos_graduacao_mestrado.php | http://www.mec.puc-rio.br/dem_pos_graduacao_doutorado.php ].

Informática (nota sete na Capes) – inscrições até 30 de novembro: recomenda-se aos candidatos, em especial os graduados em áreas fora de Ciência da Computação ou Informática, a realização do POSCOMP, exame nacional da Sociedade Brasileira de Computação que mede o conhecimento em computação dos candidatos a cursos de pós-graduação na área. Para alunos estrangeiros, é alternativa ao POSCOMP a apresentação do resultado do GRE/CS – Graduate Record Examination – Computer Science, que é critério de admissão para programas de pós-graduação nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. É também recomendado para alunos que queiram confirmar e reforçar seu perfil acadêmico, já atestado pelo outros documentos apresentados.

Candidatos ao mestrado e doutorado devem, adicionalmente, preparar e apresentar um plano completo de pesquisa, elaborado em conjunto com um dos professores do quadro de docentes do programa de Pós-Graduação do Departamento de Informática. Este plano deverá ser formalmente aprovado e assinado por esse professor, que deve também apresentar sua carta de recomendação para o candidato.

As áreas de concentração da pós-graduação em Informática dividem-se em: . Bancos de Dados (BD) |. Computação Gráfica (CG) |. Engenharia de Software (ES) |. Hipertexto e Multimídia (HM) |. Interação Humano-Computador (IHC) |. Linguagens de Programação (LP) |.Otimização e Raciocínio Automático (APO) |. Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (RCSD) |.Teoria da Computação (TC). [http://www.inf.puc-rio.br/?p=887 ].

Engenharia de materiais e de processos químicos e metalúrgicoS (nota seis na Capes) – inscrições até 03 de dezembro: o candidato deverá apresentar uma descrição do perfil acadêmico/profissional e uma explicação de seu desejo de inscrição no curso. O processo de seleção será através de entrevista, de caráter eliminatório e classificatório. [ http://www.dema.puc-rio.br/dcmm_pos_informacoes.php ].

Matemática (nota cinco na Capes) – inscrições até 03 de dezembro: para se candidatar ao mestrado e doutorado, será preciso apresentar uma proposta coerente com alguma das atuais linhas de pesquisa do Departamento que dividem-se em:.Análise e Equações Diferenciais |.Combinatória |. Computação Científica |. Computação Gráfica |. Física Matemática . Geometria Diferencial |. Geometria e Visão Computacionais |. Métodos Computacionais para a Indústria do Petróleo |. Probabilidade e Processos Estocásticos |. Sistemas Dinâmicos |. Topologia [ http://www.mat.puc-rio.br/pagina.php?id=pos_admissao].

Engenharia urbana e industrial – Mestrado Profissional (nota três na Capes – nota máxima = cinco) – inscrições até 02 de fevereiro:o curso é dirigido a engenheiros, arquitetos e demais profissionais das áreas ambiental, urbanismo e de infraestrutura, com interesse nos problemas das grandes cidades, enfatizando os aspectos relacionados com a sustentabilidade de aglomerações urbanas.[http://www.urb.puc-rio.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira