Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/11/2010 - 10:09

ADEMI-BA fecha 2010 com grande Convenção em Imbassaí


Depois de cinco dias de evento, chega ao fim um dos momentos mais importantes para o setor imobiliário: a 21ª Convenção Anual da ADEMI-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia). O evento, realizado de 11 a 15 de novembro no hotel Grand Palladium Imbassaí, contou com um total de 800 inscritos. O presidente da ADEMI-BA, Nilson Sarti, ressaltou a importância do encontro não apenas para o setor, mas para toda a Bahia. De acordo com o empresário, este é o único evento que agrega tantas especialidades de negócios e de entretenimento.

Além das atrações destinadas a toda a família, como campeonatos esportivos, espetáculo de teatro e shows, o evento foi palco de um ciclo de palestras formado por renomados especialistas como Eugênio Mussak, Lilian Pacce, Lucia Hippólito, José Mendonça de Barros e Luiz Lara. Os palestrantes discutiram diversos temas como política, economia e moda.

A abertura, no dia 11 de novembro, às 22h o evento contou com o agito da banda baiana Negra Cor que apresentou um repertório dançante com hits nacionais e sucessos de grandes cantores internacionais como Michael Jackson e Black Eyed Peas. Com participação em mais de três edições da Convenção, o líder da banda Adelmo Casé lançou com exclusividade sua mais nova música de trabalho: Zum Zum Zum.

No dia seguinte, 12 de novembro, teve início o ciclo de palestras. Professor, escritor e Membro do Conselho da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Eugênio Mussak, abriu o ciclo com a palestra "Empresas Inteligentes, pessoas talentosas". O palestrante chamou a atenção para a importância das empresas se tornarem inteligentes, a fim de que possam competir cada vez mais e melhor com o mercado. Durante a apresentação, Mussak ressaltou que "O líder nunca está satisfeito. O verdadeiro líder vive insatisfeito".

Após encerramento, ainda durante o dia, os Convencionais foram convidados a participar dos campeonatos esportivos. No mesmo dia, à noite, foi a vez da apresentação da peça Oficina Condensada, que lotou o teatro e encerrou o dia com chave de ouro. A comédia dramática escrita por Aninha Franco e com direção de Fernando Guerreiro narra a história das mulheres ao longo dos séculos. A peça, que estreou em 1992, tem como personagem Dona Ivone Brandão, interpretada por Rita Assemany.

Em seu segundo dia de palestras, 13 de novembro, a 21ª Convenção da ADEMI-BA ampliou a discussão para dois temas de grande relevância para o setor: a importância da construção da marca e as perspectivas econômicas.

Com o intuito de chamar atenção dos empresários do setor para a construção da marca e como esta é responsável pelo sucesso da empresa, o presidente da ABAP-Nacional, Luiz Lara, esteve à frente da palestra “A importância da comunicação na construção da marca”. Lara destacou a importância da propaganda para os negócios. Além de ser grande responsável pela solidificação de uma marca no mercado, a propaganda é também responsável por educar e informar. De acordo com o Presidente da ABAP- Nacional, um dos setores que precisa continuar investindo e de forma mais intensa na propaganda é o imobiliário. “Sem propaganda o setor imobiliário não vai adiante. O setor precisa perceber que a propaganda estimula a competição e esta por sua vez estimula a qualidade. No fim das contas quem sai ganhando é o consumidor”, disse.

Após o presidente da ABAP-Nacional finalizar sua apresentação, foi a vez do economista José Mendonça de Barros dar início à sua palestra cujo tema foi: “Perspectivas Econômicas”. Diante de um novo governo, queda do dólar e valorização do real, certamente surgem muitos questionamentos com relação à economia. O economista declarou que a estimativa é que a economia brasileira cresça 8% em 2010. Porém ressaltou que o novo governo vai enfrentar novas dificuldades, a exemplo da desvalorização do Dólar em relação ao Real, que aparentemente é boa, mas é também ameaçadora para uma parte do setor produtivo. Já a inflação iniciou em processo de subida e lidar com esta questão não é nada fácil, já que o governo irá mexer nos juros. A área fiscal também é motivo de preocupação, pois os gastos públicos aumentaram nestes últimos anos. No entanto, apesar do quadro, todos estes problemas não são impossíveis de serem equacionados.

Com relação à construção civil, o economista disse diz que as expectativas em relação à demanda serão bastante positivas. “Vamos continuar crescendo com pequena pressão inflacionária”, afirmou. Em 2011, o mercado imobiliário continuará a crescer, mas terá que se preocupar com os recursos da poupança, ou seja, se estes serão suficientes.

Além do ciclo de palestras, a noite do dia 13 de novembro foi contemplada com o show da cantora baiana Juliana Ribeiro, que levou um repertório com canções inéditas, música angolana e clássicos de grandes intérpretes e compositores, como Xisto Bahia, Noel Rosa, Carmen Miranda, Monsueto e Clementina de Jesus. Primeira vez participando da Convenção da ADEMI-BA, Juliana encantou a todos ao mostrar as verdadeiras raízes do samba. Com timbre de voz marcante, a baiana arrancou aplausos e elogios do público presente.

No dia 14 de novembro, o evento contou com um talk show sobre “O Brasil pós-eleição” liderado pela cientista política, historiadora e jornalista, Lucia Hippólito. Diante do atual cenário brasileiro e do novo governo, a palestrante chamou a atenção de todos a respeito das necessidades, problemas e soluções para o país.

De acordo com a jornalista e historiadora o Brasil enfrenta um grave problema: a falta de capacidade de planejar. Há 50 anos o país vem tomando inúmeras decisões erradas. Um exemplo disso, segundo ela, é a questão do transporte. Outro agravante também é o fato de hoje as atividades administrativas do Estado estarem concentradas no Governo Federal, o que se configura como drenagem de imposto. E como as atividades são muitas, o resultado é uma fiscalização ineficiente. Um dos grandes desafios que foi “jogado” para o Brasil é radicalizar a Federação. “Se não dermos mais poder ao Estado e Municípios e continuarmos concentrando tudo no Governo Federal vamos ter problemas gravíssimos”, analisou Lúcia. A partir disso a cientista enfatizou a importância de recompor o papel do Congresso como local para discutir e fazer leis, ou seja, decidir o que cabe e o que não cabe na Medida Provisória. O Brasil carece, e com urgência, disse Lucia, de uma grande Reforma Tributária o que permitirá rediscutir toda a Federação.

Além da palestra de Lucia Hippólito, o terceiro dia de Convenção contou, para descontrair os ânimos, com a presença da autoridade em moda, Lilian Pacce, que entrou em cena para ministrar a palestra “O Poder da Imagem”. No auditório, muitas mulheres e alguns, poucos, homens aguardavam ansiosos e cheios de expectativas. E não era para menos. Hoje tanto mulheres quanto homens sabem a importância da imagem. Se antes ela era sinônimo de vaidade e autoestima, agora tornou-se um cartão de visitas. Logo saber como se vestir a cada evento, ou mesmo para os negócios e conhecer alguns truques são sem dúvida de interesse de todos.

De acordo com Lilian é preciso, antes de escolher a roupa, escolher a forma como quer ser visto. Isso porque as pessoas são julgadas o tempo todo pelas aparências. Elas denunciam quem a gente é muito antes de haver apresentações. “Uma imagem bem lapidada vale muito mais que mil palavras”, afirmou. Dentre as dicas chamou atenção para a importância de se olhar sempre no espelho e observar para favorecer a plástica do seu corpo, mas sem perder o estilo próprio. “Com a moda e a beleza cada vez mais acessíveis por parte da globalização temos que aproveitar todos os benefícios que elas podem nos proporcionar”, completou. Quase tudo é permitido, basta ter bom senso, lembrando que a aparência adequada é aquela que tem brilho e luz própria.

À noite, o cantor e compositor Jau foi o convidado especial para um show exclusivo. Dono de um vozeirão cadenciado nas melodias do ijexá, Jau agitou o público e encerrou a programação da Convenção com um gosto de quero mais. Sua canção de trabalho “Sandália de Couro” foi uma das mais pedidas durante a apresentação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira