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17/11/2010 - 10:21

Vipal reforça participação no mercado mexicano

Empresa participa mais uma vez da Expotransporte - Anpact, principal feira de transportes do País, onde também já conta com a sua Rede Autorizada.

O México é um dos mercados mais estratégicos para muitas empresas mundiais, independente do segmento de atuação. Localizado na América do Norte, com uma grande população e marcado pelo desenvolvimento constante, o país representa também um dos principais centros de negócios para a Vipal.

A empresa exporta para o país há vários anos, mas foi a partir de 2004 que a operação “ganhou corpo”, graças à abertura de uma filial em terras mexicanas. Hoje, além do escritório local, Vipal conta com uma sólida Rede Autorizada no México, com 11 pontos.

A participação na Anpact, em Guadalajara, de 17 a 19 de novembro, uma das principais feiras de transportes da América Latina, visa, justamente, ratificar a posição de destaque da Vipal no mercado Mexicano.

Durante o evento será apresentada toda a linha de produtos para reforma e reparo de pneus e câmaras de ar da empresa, com destaque para a linha ECO, composta de bandas exclusivas, as primeiras que economizam combustível.

Reduzir os custos fixos sem comprometer o resultado final é fundamental para o sucesso em qualquer atividade. No caso do mercado de transporte rodoviário, as atenções estão voltadas para dois componentes, fundamentalmente: combustível e pneus.

Não é novidade que, mundialmente, todo o setor do transporte utiliza pneus reformados, bem como, que o pneu é o segundo maior custo do transporte rodoviário. Em média, reformar pneus significava uma redução de 60% no custo/km rodado.

Mas, agora, frotistas, transportadores e caminhoneiros têm muito que comemorar. A partir de estudos e testes inéditos de uma das mais importantes marcas mundiais do setor de produtos para reforma de pneus, a Vipal, constatou-se que é possível economizar também combustível, o que irá influenciar ainda mais na redução da planilha de custos e, consequentemente, no crescimento do mercado de transportes.

Como economizar combustível com a reforma? Escolha da banda adequada a cada necessidade de transporte e profundidade dos sulcos são os segredos. Em relação à escolha da banda, o ideal é buscar o equilíbrio entre tração e dirigibilidade. Quanto maior a tração dos pneus menor a dirigibilidade. Por que utilizar um pneu com grande tração, por exemplo, em um caminhão que atua apenas no transporte rodoviário? O caminhão não “rodará solto” e gastará mais combustível.

Mas a questão mais contundente e fruto deste estudo inédito, diz respeito à profundidade do sulco. Até então se imaginava que um sulco mais profundo era garantia de mais durabilidade e desempenho. Porém, testes em laboratório confirmaram que sulco profundo gera mais calor, aumenta a sobrecarga da carcaça e a tração. No campo as informações foram consolidadas. O teste realizado com bandas de 18 mm e 22 mm, em condições idênticas e que gerou uma economia de 9% de combustível, quando utilizado o pneu com menor sulco.

Para se ter uma ideia desta economia, uma empresa com uma frota de 50 caminhões, que rodam 10.000 km por mês, economizaria em um ano mais de R$ 100.000,00, o equivalente a US$ 59.000,00.

Esta economia de combustível equivale ainda a não emissão de 130 toneladas de CO2 ou ao plantio de 686 árvores, ratificando, mais uma vez, a importância da atividade para o meio ambiente.

Denominadas Ecotread (Vipal) e Greentread (Tortuga), as novas bandas pré-moldadas fazem parte do Projeto Sustentabilidade do Transporte da Vipal. São produtos que vão muito além da economia proporcionada pela reforma de pneus ao setor de transportes e com a preservação do meio ambiente.

Identificadas com uma linha tracejada verde e uma etiqueta com os nomes Ecotread ou Greentread são bandas que proporcionam menor resistência ao rolamento, menor consumo de combustível e maior rendimento quilométrico. “Nossos estudos apontavam que o sulco menor garantia a economia. Nós somamos a esta informação compostos e desenhos exclusivos, e chegamos a bandas que reduzem ainda mais o consumo. Com a utilização dessas bandas, a economia de combustível é de até 10% e o aumento de rendimento quilométrico chega a 6%”, destaca Eduardo Sacco.

Vipal: a líder do setor em vendas e inovação - Fundada em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul, a Borrachas Vipal é uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar.

Pioneira na tecnologia de vulcanização a frio no Brasil, desenvolveu ao longo dos anos maquinários e sistemas exclusivos de testes e adequação dos produtos aos mais diferentes mercados, o que a projetou internacionalmente. A Vipal emprega cerca de 3.000 colaboradores. Para atender à demanda nacional e a expansão no exterior, possui duas fábricas em Nova Prata, no Rio Grande do Sul, e uma em Feira de Santana (BA), totalizando mais de 160 mil metros quadrados de parque fabril, com capacidade produtiva de 18 mil toneladas de borracha/mês. Conta ainda com centros de distribuição localizados nos principais estados brasileiros, países da América do Sul, América do Norte e Europa.

A empresa conta ainda com um sistema único de garantia. O RQG é um sistema pioneiro que foi desenvolvido em parceria com a rede de Reformadores Autorizados Vipal para oferecer aos transportadores a garantia do produto e do serviço até a terceira reforma. Hoje são 290 reformadores espalhados por todo o Brasil, que tornaram possível a conquista da marca de 3,5 milhões de pneus reformados com o selo RQG.

A pequena fábrica de manchões que depois se tornou líder do mercado de produtos para reforma e reparo de pneus e câmaras de ar, deu origem ao Grupo Vipal, hoje, composto pelas empresas Borrachas Vipal, Vipal Financeira e Plásticos Vipal. Possui também participação nas empresas Duroline (lonas para freio) e Fate (pneus novos). Junto com a argentina Fate está constituindo a primeira indústria binacional de pneus, que estará gerando 1.000 novos empregos, em Guaíba (RS), na produção de pneus de passeio e agrícolas.

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