Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/11/2010 - 06:40

Capacitação e qualificação profissional é uma das estratégias da Artech para o crescimento do GeneXus no Brasil

Convênios com escolas técnicas, universidades e apoio a programa Entra 21 são algumas das ações.

São Paulo– Uma das principais estratégias da Artech para o crescimento do uso de GeneXus no Brasil é capacitar e qualificar mão-de-obra profissional para atender as empresas que atuam com a ferramenta. Hoje são cerca de 900 softwarehouses que adotam a ferramenta no País e quase todas precisam e querem mais profissionais que saibam desenvolver com GeneXus.

Esse fenômeno não é exclusivo ao GeneXus e sim a área de TI que está carente de profissionais qualificados. De acordo com uma pesquisa com as empresas de TI apontou que 86% delas estão precisando de programadores; 50% de analistas de sistemas; 34% de técnicos de suporte, o chamado help-desk. Segundo a Fundação Getúlio Vargas haverá um déficit de 800 mil vagas no setor até 2014. "Nós não temos gente se formando, em volume que essa demanda apresenta hoje", afirma o professor da FGV, Fernando Meirelles.

Outro fato importante para a solução da mão-de-obra é ,de acordo a Associação Brasileira das Empresas de TI, também preciso alinhar o ensino ao mercado. "Há uma defasagem tecnológica entre os profissionais que são formados e a tecnologia que é aplicada no mercado. Então precisa haver essa sintonia fina entre universidades, centros formadores de mão de obra e as necessidades das empresas", afirma o diretor da Associação, Sérgio Sgobbi.

Para tentar minimizar a curto e longo prazo essa escassez, a Artech está estabelecendo convênios com universidades e escolas técnicas para a formação de analistas GeneXus. Hoje a empresa tem parceria com as algumas unidades da Fatec e está em fase final de acordo com a Universidade Paulista (Unip) para oferecer licenças da ferramenta e ministrar aulas aos estudantes do curso de Sistemas da Computação.

Além disso, a Artech juntamente com a BXT e a prefeitura de Blumenau apoiam o programa de responsabilidade social – Entra 21 para a formação em Tecnologia da Informação para jovens de baixa renda do Vale do Itajaí (SC).

Evento na UNIP - No último dia 26 de outubro, o Teatro do campus Cidade Universitária da Universidade Paulista (UNIP) contou com a presença do presidente da Artech, Breogán Gonda, para falar aos cerca de 100 estudantes do curso de Sistemas de Computação do período noturno. Na ocasião, Gonda contou sobre a história da criação da ferramenta GeneXus e as tendências em desenvolvimento de software.

Após o presidente foi a vez do diretor da W5 Solutions, Marcos Abellón. Ele fez uma apresentação sobre a sua empresa, explicou sobre SaaS e mostrou algumas soluções criadas nesse conceito como TTUTTI, Portal de Transparência e Q2L. Ao final, Abellón mencionou sobre a escassez de mão-de-obra qualificada em GeneXus no Brasil e afirmou ter interesse em contratar estagiários na ferramenta.

O GeneXus é a primeira ferramenta inteligente para criar, desenvolver e manter de forma automática, aplicações multiplataforma de missão crítica que facilmente se adaptam às mudanças do negócio e às novas possibilidades oferecidas pela evolução tecnológica.

O GeneXus é uma ferramenta que captura o conhecimento contido nas visões dos usuários e o sistematiza numa base de conhecimento puro, que permite gerar aplicações para múltiplas plataformas e arquiteturas.

A ideia básica do GeneXus é automatizar tudo aquilo que for automatizável. Baseado nos requerimentos dos usuários realiza o projeto, geração e manutenção automáticas da base de dados e dos programas da aplicação.

A Artech (http://www.genexus.com/br) é uma companhia especializada em soluções para desenvolvimento, gerenciamento e manutenção automática de aplicativos e criadora da ferramenta GeneXus.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira