Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/11/2010 - 07:50

Exposição sobre Brasília chega a Salvador e será destaque a bordo do Navio Escola “Brasil”

A exposição itinerante “50 Anos de Conquistas Brasileiras” será o destaque cultural da XXIV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha no Navio-Escola “Brasil” no próximo sábado, dia 20 de novembro, quando aportará em Salvador para uma visita de quatro dias e encerramento do ciclo de viagens. Após rodar 22 portos de diversos países dos continentes americano e europeu, a mostra - composta de 75 fotografias – homenageia o cinquentenário da capital Brasília e estará aberta para visitação do público entre os dias 21 e 23 de novembro, no Porto de Salvador.

A curadora da exposição, Mercedes Urquiza, é uma pioneira que vive em Brasília desde 1957, onde trabalhou, em sintonia com o projeto de Juscelino Kubitschek, na criação desta cidade. Nascida na Argentina e brasiliense de coração, Mercedes chegou ao país numa memorável viagem de jipe ao lado de seu marido, atraída pelo arrojo de Juscelino Kubitschek e pela aventura de construir a nova capital do Brasil no meio do cerrado virgem do Planalto Central. Na mostra, ela retrata o cotidiano dos operários anônimos que levantaram os primeiros prédios da futura capital e que hoje constituem um dos mais valiosos acervos autorais da história de Brasília.

A bordo do Navio Escola, numa parceria com a Marinha do Brasil e com patrocínio da Petrobras, a exposição foi uma forma criativa de levar o nome de Brasília e a bandeira do Brasil para o resto do mundo durante 2010. Confira os três temas de relevante interesse nacional que a exposição aborda: 1. A capital federal ao completar 50 anos de sua fundação com imagens de renomados fotógrafos que registram o momento atual e a qualidade de vida da cidade imaginada pelo presidente Juscelino Kubitschek, com destaque para as atividades da população e monumentos arquitetônicos, em contraposição com alguns registros históricos. Entre eles, estão sete fotos de 1957 de autoria do renomado artista sueco Ake Borglund, cuja coleção completa foi exibida em Brasilia por ocasião da Visita do Rei Carl Gustaf XVI e da Rainha Silvia, da Suécia, em março de 2010.

2. As realizações da Marinha do Brasil nos últimos 50 anos, entre as quais está o ingresso da mulher nos quadros da Marinha há 30 anos e o Projeto Antártico Brasileiro.

3. Um inovador painel da Petrobras sobre A Era do Pré-Sal destaca os próximos desafios do país representados pela produção de petróleo em águas profundas na Camada do Pré-Sal.

A exposição fotográfica no Navio Escola, que é aberta ao público para visitação, serviu também como cenário para a recepção de boas vindas em cada um dos 22 portos de nações amigas durante o roteiro de 2010.

O Navio-Escola “BRASIL” (U27) partiu da cidade do Rio de Janeiro no dia 05 de junho para a realização de sua 24ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (XXIV VIGM). A viagem da Turma Almirante Guilhem tem como missão instruir e adestrar os Guardas-Marinha (GM), a fim de contribuir para a formação profissional e cultural dos futuros oficiais da Marinha do Brasil e para o estreitamento de laços com as nações amigas.

Sob o comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra Flávio Augusto Viana Rocha, a tripulação deste ano é composta por 423 militares, sendo 32 Oficiais, 218 Praças e 173 Guardas-Marinha, contando também com a presença de servidores civis e de militares das Forças Armadas nacional e estrangeiras.

O NE Brasil levou a bordo, durante toda Comissão, a exposição itinerante “50 Anos de Conquistas Brasileiras: 1960-2010”, da curadora Mercedes Urquiza, que esteve aberta ao público, durante as visitações públicas e recepções protocolares, por ocasião da atracação nos portos.

A Viagem - O principal propósito da viagem é complementar, com ênfase na experiência prática, os conhecimentos teóricos adquiridos na Escola Naval, onde os GM habilitaram-se nos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendência, e melhorar suas formações culturais.

Considerada o último ciclo na formação do futuro oficial da Marinha, a viagem tem como tarefas ministrar aulas eminentemente práticas de Navegação, Meteorologia, Marinharia, Operações Navais, Controle de Avarias e Administração Naval, entre outras, além de proporcionar a adaptação e a participação ativa dos GM na vida de bordo.

Ao término da Viagem de Instrução, os GM serão nomeados Segundos-Tenentes. Os pertencentes ao Corpo da Armada embarcarão nos Navios da Marinha, os Oficiais Fuzileiros Navais serão designados para os diversos Batalhões do Corpo de Fuzileiros Navais e os Oficiais Intendentes poderão servir tanto a bordo como em Organizações da Marinha em terra.

.[Visitação em Salvador, dias 21 a 23 de novembro (domingo a terça-feira), das14h às 17h, no Porto de Salvador (BA)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira