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06/07/2007 - 09:23

Coreanos entram na disputa pela construção do Trem Rápido entre Rio e São Paulo


O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, recebeu no dia 5 de julho,na sede da Secretaria, no Centro do Rio, uma missão formada por autoridades e empresários da Coréia do Sul interessados no projeto do Trem Rápido entre Rio e São Paulo. Na reunião, os representantes do governo coreano apresentaram o KTX (Korean Train Express), o primeiro trem-bala inaugurado em 2004 naquele país, e outros modelos de trem de alta velocidade que circulam por lá. Tecnologias que podem vir a ser utilizadas na construção da linha expressa entre Rio e São Paulo.

-Eles vieram ao Brasil mostrar aos governos do Rio, de São Paulo e ao governo federal que a Coréia tem uma alternativa aos projetos já em estudo para a construção do trecho. Estamos vendo diversos projetos, como o de investidores japoneses, italianos e franceses. De qualquer forma, foi muito válida a visita dos coreanos, que têm idéias e tecnologias bem avançadas para o setor de trens de alta velocidade, explicou Julio Lopes.

A proposta dos coreanos para o trecho Rio-São Paulo prevê a construção de quatro estações – São José dos Campos e Taubaté, em São Paulo, e Resende e Volta Redonda, no Rio – o que, segundo eles, tornaria o trecho economicamente mais viável.

Mesmo sem ter muitos detalhes da proposta, Julio Lopes acredita que essas quatro paradas intermediárias, não inviabilizariam o projeto, embora aumentassem o percurso em aproximadamente uma hora. O secretário acha que as elas até poderiam aumentar a demanda de passageiros e melhorar a viabilidade econômica. Mas, por enquanto, essa é apenas uma idéia apresentada pelos coreanos.

O diretor geral da área de sistema sobre trilhos do Ministério da Construção e do Transporte da Coréia, Han Young Kim, chefe da missão coreana, pediu ao secretário Julio Lopes para intermediar uma reunião entre o BNDES e o banco de desenvolvimento da Coréia, para que seja discutida a possibilidade de os dois bancos de fomento desenvolverem juntos o projeto.

Han Young Kim convidou o secretário Julio Lopes para ir à Coréia, em setembro, conhecer o funcionamento do trem coreano e conversar com o governo local sobre a vialibidade de aportes de recursos para o projeto.

A delegação, composta de nove integrantes, inclui, além do chefe Han Young Kim, o vice-presidente do Korea Railroad Research Institute (KRRI - estatal responsável pela pesquisa no setor ferroviário), Keun Yul Yang, e empresários do grupo coreano Rotem, fabricante dos novos trens que circulam nos ramais do subúrbio.

O KTX (Korean Train Express), inaugurado em 2004, utilizou tecnologia francesa. Entretanto, segundo o chefe da missão coreana, ao longo da última década, o instituto de pesquisa local desenvolveu sua própria tecnologia, criando sistema similar, que deve começar a funcionar ainda este ano.

Participam também da reunião o secretário de estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, o representante da Trends Engenharia e Tecnologia, Paulo Benites. A Trends é a empresa de consultoria na área de planejamento e desenvolvimento na área de transportes que atualmente gerencia a implantação do Programa Estadual de Transportes do Rio (PET).

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