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18/11/2010 - 07:58

ADEMI: Carta Imbassaí

A 21ª Convenção Anual da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia – ADEMI-BA realizada entre os dias 11 e 15 de novembro de 2010, com o tema: Mais que um Encontro de Negócios, Um encontro de Amigos, reuniu num único lugar conhecimento, lazer e entretenimento. Durante os quatro dias, a Convenção recebeu importantes especialistas de economia, política, publicidade e moda, que proferiram brilhantes palestras, estimulando enriquecedores debates sobre a real situação da economia e da política brasileiras, entre outros assuntos. Nomes como Eugênio Mussak, Luiz Lara, José Mendonça de Barros, Lilian Pacce e Lúcia Hippólito marcaram presenças no evento.

Empresas inteligentes para serem competitivas hoje precisam buscar a competência. O melhor resultado, no menor espaço de tempo, com menos esforço já não é mais uma fórmula satisfatória.É necessário construí-la com conhecimento (saber), habilidade (fazer), atitude (querer), valores (ser) e entorno (interagir). E ir além, a metacompetência, superar as expectativas do cliente. Na equipe devem-se ter pessoas que agreguem os quatro tipos de competência: técnicas, práticas, éticas e estéticas. O verdadeiro líder está sempre insatisfeito e, acima de tudo, cuida de seus funcionários.

Num cenário sem risco de bolha imobiliária, as previsões são otimistas para o setor desde que os juros continuem a baixar para diminuir o alto déficit habitacional de 7 milhões no Brasil e 600 mil unidades na Bahia. O crédito imobiliário em relação ao PIB ainda é muito pequeno, na ordem de 3%. Os resultados positivos se devem, além da ampliação de crédito e prazo, ao aumento do poder aquisitivo das classes C e D, que entraram no mercado. A estimativa de crescimento da economia será em torno dos 8% este ano e de 4% para 2011. Mas, não serão poucos os desafios da nova presidente, Dilma Roussef, com a queda do dólar, a necessidade do governo de gastar menos e melhor e principalmente, as reformas políticas e tributárias que precisam ser feitas, logo no primeiro ano, aproveitando o resultado das eleições e promovendo amplo debate com a sociedade. Ela terá que mostrar grande habilidade política.

O Brasil precisa investir em planejamento, projetos para o futuro, principalmente na área de infraestrutura como portos, aeroportos e de tecnologia.

De acordo com o levantamento, feito pela Confederação Nacional de Indústria (CNI) a pouca qualificação é um problema para 62% das empresas. O país tem pressa em investir em educação, principalmente em cursos técnicos de menor duração. As empresas, setor público e sistemas S devem se unir neste pacto de mão de obra qualificada. A comunicação também pede inovação, aproveitando o potencial das diversas plataformas com criatividade, fazendo produtos diferenciados e atentos as novas demandas de 60% das famílias brasileiras consideradas fora do padrão: lideradas por mulheres ou casais sem filhos, jovens ou idosos e com demandas bem distintas. Na busca da competitividade, as empresas devem investir na sua imagem institucional, na qualidade de seus produtos e talento de gestão.

A Ademi-Ba provou mais uma vez o seu papel de indutora de mudanças e de propostas assim como a sua preocupação com o meio-ambiente e a sustentabilidade do planeta. Com o sucesso da 21ª Convenção Anual, agradece a participação de todos que fizeram este encontro tão especial.

Imbassaí, 14 de novembro de 2010.

ADEMI-BA – Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia

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