Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2010 - 07:15

Voto Seguro

A tecnologia da votação brasileira não termina nas urnas eletrônicas. Para a apuração dos votos, o TSE conta com o Subsistema de Instalação e Segurança (SIS). Esse sistema, desenvolvido pela empresa Módulo, é responsável pelo monitoramento e a segurança de todos os computadores integrados ao processo eleitoral no país. O SIS ainda administra o atendimento à regulamentação do TSE. “O sistema monitora todo o ciclo de vida da eleição, desde os cadastros dos eleitores e dos candidatos, à geração dos bancos de dados para as urnas eletrônicas, a recepção dos resultados e a transmissão da totalização, até a sua divulgação”, explica Fernando Nery, sócio fundador da Módulo.

O SIS só pode ser instalado em máquinas da Justiça Eleitoral, aumentando a garantia de que ninguém possa instalar os sistemas da Justiça Eleitoral de totalização e de transporte de dados em máquinas não autorizadas.

“A partir do uso da urna eletrônica e do nosso programa de sistemas, quebramos um paradigma. Saímos de um processo totalmente desacreditado, que era feito manualmente, para um processo que hoje tem um índice de credibilidade de 97,7%, segundo indicador apresentado pelo Instituto Nexus na última eleição, de 2008”, destaca Giuseppe Janino, Secretário de Tecnologia da Informação do TSE.

Em 2010, o TSE divulgou, em tempo recorde, o resultado à eleição presidencial no Brasil, reforçando o sucesso da tecnologia, às 20h04. As eleições contaram com 400 mil seções eleitorais, 450 mil urnas eletrônicas e mais de 2 milhões de pessoas trabalhando no processo eleitoral no dia da votação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira