Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/07/2007 - 09:28

Investimento estrangeiro é recorde em junho, diz Banco Central

Brasília - Depois de recuar em maio, o volume de investimentos estrangeiros diretos no Brasil deu um salto no mês passado e atingiu cerca de 6,5 bilhões de dólares, valor recorde, segundo estimativa do Banco Central divulgada dia 5 de julho.

Se confirmado, o dado deve levar o BC a aumentar a previsão para os investimentos estrangeiros (IED) no ano, atualmente em 25 bilhões de dólares.

"A tendência do IED é crescente e reflete as condições do país", afirmou o chefe-adjunto do Departamento Econômico do BC, Túlio José Maciel. Segundo ele, até o dia 22 do mês passado ingressaram 3 bilhões de dólares no país nessa modalidade.

"Obviamente, você deve ter concentração em alguns setores, mas não temos ainda os dados desagregados", acrescentou.

Em maio, o IED somou 501 milhões de dólares, o pior resultado para o mês desde 2004, frente a 1,577 bilhão de dólares em maio do ano passado.

Também em maio, o país registrou superávit em transações correntes de 100 milhões de dólares, ante superávit de 366 milhões de dólares no mesmo período de 2006.

O dado, que ficou em linha com estimativa do BC, mas bem abaixo do esperado por analistas, refletiu principalmente uma remessa líquida elevada de lucros e dividendos, de 2,632 bilhões de dólares.

Maciel afirmou que essas despesas --que já estão em trajetória de alta no país, como reflexo da valorização do real-- tendem, tradicionalmente, a crescer em maio. Em abril, as remessas somaram 1,124 bilhão de dólares.

Analistas consultados pela Reuters esperavam superávit de 1 bilhão de dólares, pela mediana das estimativas, que variavam de 400 milhões a 1,69 bilhão de dólares.

O BC apostava em um equilíbrio das contas, sem superávit ou déficit significativo. Para junho, a projeção agora é de "estabilidade" das transações correntes, segundo Maciel.

No acumulado do ano, os investimentos estrangeiros somam 10,550 bilhões de dólares, frente a 6,325 bilhões de dólares no mesmo período de 2006.

Em 12 meses até maio, o superávit em transações correntes corresponde a 1,31 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), ante de 1,35 por cento do PIB em 12 meses até abril.

O Banco Central adquiriu 14,6 bilhões de dólares no mercado doméstico de câmbio em maio, valor recorde.| Por : Isabel Versiani/Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira