Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/11/2010 - 08:13

A valorização do profissional contábil

Muito tem se falado sobre a valorização do profissional contábil. E que com a instituição do exame de suficiência é uma chance para isso ocorrer.

Porém, não é exame de suficiência ou algo parecido que vai mudar a mentalidade do empresariado brasileiro, ou mesmo da sociedade, passando a ver o contabilista com outros olhos.

Mas sim, isso deveria começar com os próprios órgãos de classe. Em fazer um trabalho em “massa” na mídia escrita e falada buscando tentar mudar essa mentalidade arcaica de que contabilista ainda é apenas aquele “guarda livros” de antigamente, como muitos ainda pensam. Buscando demonstrar a todos o quanto é importante o profissional contábil na vida das empresas. Não somente na vida das empresas, mas também na própria economia de um país. Mesmo porque a arrecadação de impostos depende do Contabilista em efetuar o seu trabalho de forma correta para aumentar ou mesmo diminuir a arrecadação , e assim fazer com que a economia se desenvolva ou mesmo se estagne.

Porém, parece que não existe essa própria conscientização das entidades de classe, vejam por exemplo a procuração pública instituída a pouco pela Receita Federal. Está sendo uma atitude que vem prejudicando inúmeros profissionais da classe, principalmente por causa dos entraves burocráticos que colocaram, e parece que as entidades que “defendem” os Contabilistas não fizeram muita coisa para mudar essa realidade, e nem tampouco estão fazendo. São por essas e outras que os profissionais contábeis são pouco valorizados pela sociedade como um todo, porque de um lado ficam os empresários que acham que esses profissionais atuam apenas como verdadeiros “sócios do governo”, apenas pensando em “ajudar” o mesmo a aumentar a arrecadação; e de outro ficam os próprios órgãos públicos “massacrando” esses profissionais, com exigências muitas vezes descabidas, como essa procuração pública. Agora fica a pergunta: de que lado será que essas entidades de classe estão realmente??Até quando os profissionais contábeis servirão de “tapete” para muitos passarem por cima?.

. Por: Jupira Lucas, contabilista em Campinas-SP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira