Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2010 - 09:03

Verão intensifica o uso de máquinas de corte de grama e gramados

Especialista indica maneiras de aumentar a vida útil do seu equipamento na temporada primavera-verão, período de maior uso de cortadores de grama, tratores e roçadeiras

São Paulo - A alta temperatura e a maior incidência de chuvas no país intensificam o manejo de áreas verdes, especialmente por conta do ritmo acelerado de crescimento da grama. Com isso, o trabalho de manter a beleza e o conforto de áreas públicas e residenciais torna-se ainda mais constante, exigindo atenção especial na manutenção das máquinas.

“Durante o inverno e períodos mais secos, os equipamentos de corte ficam mais tempo guardados e, ao colocá-los em uso novamente, merecem tratamento adequado”, diz Paulo Figueiredo, promotor de Produtos da Husqvarna, líder global na fabricação de equipamentos para o manejo de parques, florestas e jardins. “É como um carro que fica muito tempo parado e precisa ter o motor esquentado antes de sair da garagem, ou então quando fazemos uma revisão geral com o mecânico antes de pegar a estrada”, explica o especialista da empresa que é conhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos e pioneirismo tecnológico.

Pequenos cuidados evitam grandes danos e prejuízos. De acordo com Figueiredo, é preciso ter atenção desde o funcionamento do motor até a boa conservação da lâmina de corte. E ainda alerta: “O consumidor precisa ter muito cuidado com as peças utilizadas em qualquer tipo de equipamento e, no caso dos motorizados, também ter atenção redobrada nos tipos e na qualidade do lubrificante e do combustível. É fundamental utilizar sempre peças e acessórios originais, já que foram dimensionados de acordo com a necessidade de cada produto. Caso contrário, uma pequena economia no presente pode gerar muita dor de cabeça e prejudicar a qualidade de todo o produto”.

Nesse sentido, Ronaldo Callmann, gerente de Marketing e Produto da Husqvarna, recomenda consultar apenas as revendas autorizadas. “O conhecimento técnico de uma pessoa especializada é essencial durante uma revisão de produto já que o fabricante ministra treinamentos técnicos constantes e transmite todas as orientações relevantes. De maneira complementar, o próprio usuário pode monitorar o equipamento, atentando-se paras as instruções contidas no manual”, diz.

Para ajudar o usuário nesta tarefa, os especialistas da Husqvarna prepararam cinco dicas para a autorevisão: 1) Segurança garantida

- Mesmo que o manual de instruções traga orientações sobre manutenção preventiva, é recomendado levar o seu equipamento periodicamente para uma revisão geral em uma revenda autorizada.

2) Teste os ruídos - Barulhos estranhos são sinais de mau funcionamento em alguma parte da máquina, como peças soltas. Neste caso, leia o manual de instrução e, caso o problema persista, leve o equipamento à revenda de sua confiança.

3) Use um lubrificante adequado - Essencial para o bom funcionamento do produto, mantém a limpeza e garante melhor qualidade do motor, além de permitir menor desgaste de peças e maior intervalo entre as manutenções. Para o segmento de motores dois tempos, a multinacional lançou este ano o Lubrificante Husqvarna Premium, especialmente desenvolvido para conferir melhor desempenho nos equipamentos portáteis.

4) Limpe as peças- Depois de muito tempo guardado, o seu equipamento pode ter acumulado impureza nos sistemas de ventilação e refrigeração, use um pano simples para retirar a sujeira acumulada.

5) Lâminas afiadas - A parte mais importante na manutenção dos equipamentos de corte é a lâmina de corte e ela deve ser verificada com regularidade para evitar problemas de segurança e de baixa produtividade. Caso esteja muito desgastada, verifique a necessidade de troca por nova(s) lâmina(s) original(is).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira