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20/11/2010 - 09:25

Seu Projeto de Expansão está fora de sintonia ??

O velho marketing usa dinheiro para divulgar ideias. Ele nos incomoda. Ele compra anúncios. O novo marketing usa tribos para espalhar ideias. E ideias que valem a pena são disseminadas diretamente de uma pessoa para a outra.

A administração de uma tribo é uma forma totalmente diferente de olhar o mundo. Ela começa com permissão e com o conceito de que o bem que a maioria das empresas pode construir não é uma marca amorfa, mas de fato o privilégio de fornecer de forma antecipada, pessoal e relevante, mensagens para às pessoas que desejam recebê-las.

Adiciona-se a isto, o fato de que o que as pessoas realmente querem é a possibilidade de se conectar umas com as outras, não com companhias. Então a permissão é usada para construir uma tribo, para construir pessoas que querem saber mais da empresa porque isso as ajuda a se conectar, dá a elas uma história para contar e algo para falar.

Marcas são as experiências, as expectativas e as memórias que nós temos das organizações, não um logo ou um monte de anúncios. Se você quer segurança, prepare-se para definhar. As redes sociais são lugares ruins para incluir anúncios em geral, e as novas marcas representam os símbolos dos líderes, não dos spammers. Como expandir os negócios com esse cenário ?

O consumidor está no controle. Mas as marcas gostam de controlar. É possível fazer isso no mundo conectado?? Esqueça. Se você quer controle e precisa de atenção, está no caminho do sundae de almôndegas.

Segundo Seth Godin autor dos livros: “A vaca roxa” e “Sundae de Almôndega”. Um sundae de almôndega (em marketing) é um resultado infeliz da mistura de duas boas idéias.

As almôndegas são a fundação, as coisas das quais precisamos (e algumas vezes queremos). Elas são os commodities sobre os quais muitos negócios são construídos. As coberturas do sundae (calda quente e coisas do tipo) são o novo marketing, as redes sociais, o Google, os blogs e coisas atrativas que tornam as pessoas empolgadas. O desafio que a maioria das organizações enfrenta: eles tentam misturar os dois.

Eles procuram colocar o novo marketing em cima do antigo e acabam com um publicidade confusa e malsucedida.

Pior do que comunicar errado, é ignorar o nível de prestação de serviços ou a qualidade dos produtos, ou a percepção que o cliente tem dos mesmos.

A maioria dos negócios depende dessa sinergia e atualmente a melhor maneira de ter algo bem sucedido é fazer a propaganda de cliente para cliente e não da empresa para o cliente. Replicar processos ruins é igual a expandir os problemas e não os clientes.

Faculdades, Hotéis, Construtoras, Concessionárias entre outros negócios tem sua qualidade e nível de serviço facilmente checados pela internet e pelo depoimento de usuários satisfeitos ou insatisfeitos.

Aqui mais do que nunca vale a estatística que um cliente bem atendido, conta o fato para no mínimo 2 pessoas e um insatisfeito conta para no mínimo 27 conhecidos. Com a era da internet, twitter, blogs e etc a repercussão de um cliente insatisfeito é 200 vezes pior…

Não dá para expandir sem qualidade de serviço, não dá para expandir sem uma boa estratégia, Não para para expandir apenas fazendo e investindo em propaganda…

Alguns dos maiores anunciantes lideram as listas de reclamação no Procon e Decon. Isso é estratégia de expansão ?

Os clientes focam em Experiência de Consumo, isso só é possivel ser explorado ou em negócios muito pequenos e personalizados onde o toque pessoal do dono é importante, ou em negócios com escala com padronização de processos, serviços e modelos comerciais, financeiros e operacionais bem definidos e sintonizados. A grande maioria dos mercados irá se comportar como o gráfico denominado de LONG TAIL (Cauda Longa).

No início do gráfico, grandes grupos consolidam e dominam o mercado e após uma queda acentuada entramos na cauda onde milhares de pequenos negócios de nicho sobrevivem.Vários mercados caminham para isso: Educação, Shoppings, Construção Civil, Hotelaria, Operadores Logísticos e etc.

Em resumo, demita sua “antiga” agência de publicidade, entenda a dinâmica de expansão do seu mercado e coloque os olhos e sua energia nos seus clientes atuais e nivel de serviço. As opções são poucas:Cresça Rápido, Associe-se a um grande grupo, Venda seu negócio, ou especialize-se em determinado nicho.

. Por: Samuel Sicchierolli, Economista com Especialização em Finanças – FAAP, Administrador de Empresas – UNIP e MBA em Planejamento Estratégico – Stanford – EUA. Fundador e CEO da FISA. Foi executivo de diversos grupos nacionais e internacionais. Realizando mais de 8 Start up’s no Brasil, Argentina e Colômbia. Foi sócio e fundador da Fanor – Faculdades Nordeste empresa vendida para a Devry / Banco Pactual. Foi Diretor Regional da Cherto, empresa de Consultoria especializada em franquias. Participou ativamente de mais de 150 projetos. Membro da ABF, Membro da ADIT, Palestrante em mais de 50 eventos e Worshops.Hoje é CEO da FISA, empresa de Consultoria Especializada em Start Up’s e Expansão de Negócios, que está projetando a expansão de grupos hoteleiros internacionais no país, entre eles Vila Galé e Hotusa Hotels.

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