Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/11/2010 - 09:29

Na mira dos negócios

Recentemente, li em um grande portal de notícias um teste de conhecimento sobre mitos e verdades nos negócios. O mais curioso foi perceber que há fatos claros sobre as empresas, mas que ainda são dúvidas para muitos profissionais, empresários e estudantes – ou seja, uma parcela expressiva de pessoas desconhece o que é certo ou errado no sistema empresarial.

Porém, quem pode ajudar a responder aos questionamentos com relação à implementação e andamento das empresas? A saída, para alguns, é se autoinformar, buscando, na maioria das vezes, informações na internet, correndo o risco de se deparar com algumas nada confiáveis.

O ideal, então, passa a ser buscar especialistas no mercado. Daí, a coisa muda de figura. Existem empresas especializadas em diversas áreas para auxiliar qualquer um que deseja abrir uma empresa, ou aquele que pretende manter o seu negócio em funcionamento sem problemas.

Das dúvidas que estavam no teste que me referi acima, muitas delas seriam facilmente esclarecidas por empresas de BPO (Business Process Outsourcing; terceirização de processos de negócios), por exemplo. Dentre os assuntos em que elas estariam aptas a esclarecer, incluem-se: quanto tempo se leva para abrir ou fechar uma empresa; caso a organização tenha mais de um sócio, qual seria a tributação; quanto custa um colaborador, contratado no regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), para a empresa, dentre outros.

Outro ponto que não se pode esquecer é que, no caso de fechamento da empresa, é de extrema importância que todas as obrigações fiscais e tributárias estejam em dia. Caso contrário, pode ter certeza que será muito trabalhoso conseguir concluir esta ação com êxito.

Por isso, delegar algumas funções para empresas de outsourcing pode ser fundamental ao negócio, pois nem sempre se terá uma equipe completa de profissionais qualificados para atender demandas desse tipo dentro da empresa – seja ela de micro ou grande porte (vale ressaltar que as obrigações são as mesmas para todos).

Os negócios no Brasil evoluíram muito nos últimos anos, principalmente com o crescimento econômico que o país vem obtendo. Sabemos que a expectativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para este ano está entre 7% e 7,5% - índice que será superado, provavelmente, por pouquíssimos países.

Por conta disso, muitos empresários estrangeiros estão optando por fazer negócios por aqui. Assim, torna-se importante que os empresários locais tenham completa noção de como manter seu negócio perene – inclusive, buscando parceiros para alcançar isso, e, assim, conseguir alcançar seu objetivo em meio ao crescimento econômico vivido pelo Brasil e ao novo contexto internacional que o país está se inserindo.

. Por: Roni de Oliveira Franco, sócio da Trevisan Outsourcing e professor da Trevisan Escola de Negócios. | E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira