Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/11/2010 - 08:13

Intel divulga balanço de responsabilidade social corporativa

Empresa aposta na educação como principal fator para o desenvolvimento das comunidades e competitividade econômica do país. Um milhão de professores capacitados na América Latina para o uso efetivo de tecnologia nas salas de aula pelo programa Intel® Educar. Participação recorde no Desafio Brasil 2010: mais de 162 projetos de inovação tecnológica concorreram à competição entre startups. Um total de 55 mil professores será capacitado no Brasil no ano de 2010 com o Programa Intel(R) Educar. ISEF – Brasil recebeu na edição 2010, 19 premiações, ficando somente atrás dos Estados Unidos e China.

Intel Editor’s Day, Campos do Jordão, 22 de novembro – A Intel divulgou hoje os principais resultados da nona edição de seu Relatório de Responsabilidade Social Corporativa no Brasil e América Latina. Com grande enfoque na área de Educação, a maior conquista da área durante o ano de 2010 foi o alcance da marca de um milhão de professores das redes públicas capacitados para o uso efetivo da tecnologia em sala de aula na América Latina.

No Brasil, o número de projetos de investimentos em tecnologia inscritos no Desafio Brasil 2010 bateu recorde com mais de 162 startups competindo por mais de R$60 mil em prêmios, vagas na competição mundial Desafio Intel® + UC Berkeley Tecnologia e Empreendedorismo (IBTEC) e a possibilidade de apresentar os seus trabalhos para empresas de aporte de capital. Outra grande marca atingida pela Intel Brasil foi o lançamento da série Elementos do Programa Intel(R) Educar, possibilitando alcançar ainda neste ano a marca de 55 mil professores capacitados.

“A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é parte da cultura e da gestão diária da Intel Brasil. Somos uma empresa consciente das atitudes que devem ter as organizações líderes no século XXI, e assumimos esta postura a partir do trabalho diário que cada um de nossos funcionários realiza no país”, explica Nuno Simões, diretor de Relações Corporativas da Intel América Latina.

Entre as atividades desenvolvidas pela empresa estão:Apoio a feiras de ciências - No Ensino Médio, a Intel do Brasil apóia as feiras de ciências locais que classificam os ganhadores para a grande feira mundial coordenada pela empresa, a Intel ISEF (do inglês, Feira Internacional de Ciências e Engenharia), maior feira de ciências pré-universitária no mundo. A versão de 2010 contou com a participação de 71 estudantes na feira internacional. Os projetos vencedores em diversas categorias totalizaram 31 prêmios, número representa o dobro de prêmios obtidos em 2009 na América Latina. O Brasil com 19 prêmios, só ficou atrás do número de prêmios concedidos aos EUA e China.

Treinamento de professores - Por meio do Programa Intel® Educar, a empresa capacita professores de todo o país para o uso efetivo de tecnologia em sala de aula, proporcionando aos seus alunos o uso adequado de ferramentas do século XXI. Durante o ano de 2010, a Intel alcançou a marca de um milhão de professores capacitados na América Latina para o uso efetivo da tecnologia nas salas de aula pelo programa. E no Brasil, muitas parcerias foram firmadas a fim de expandir a rede de trabalho e eficiência da iniciativa, tais como acordos com o Ministério da Educação e Secretaria de Educação à Distância. A companhia também firmou parcerias para capacitar professores nos Estados de São Paulo, Sergipe e Rondônia, além de acordos com os municípios de Campos dos Goytacazes (RJ), Novo Hamburgo (RS) e Indaiatuba (SP).

A Intel também disponibilizou em 2010 uma nova série de cursos à distância, chamada Elementos (www.intel.com/educacao/elementos), na qual se discute desde temas como aprendizagem baseada em projetos até colaboração em sala de aula usando a web 2.0, facilitando a vida de professores que não tem disponibilidade de deslocamento para realizar cursos presenciais. No estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, o primeiro curso da série (Aprendizagem Baseada em Projetos) foi incorporado ao Programa Professor Digital [www.professor.rs.gov.br].

Presença no Ensino Superior - Na educação superior, a principal iniciativa desta área é o Desafio Brasil, coordenado pela Intel e Fundação Getúlio Vargas. Realizada desde 2006, trata-se de uma competição entre startups e empreendedores com projetos inovadores de base tecnológica. Durante o Desafio de 2010, quatro empresas brasileiras saíram vencedoras e classificadas para a etapa latinoamericana do Desafio Intel.

O saldo foi de 162 projetos inscritos, quatro meses de avaliações, mentorings e competições regionais em oito diferentes capitais. Com mais de R$60 mil em prêmios, horas de assessoria jurídica, consultoria em desenvolvimento de plano de negócios e desenvolvimento de softwares como premiação. A competição busca desenvolver nestas empresas o empreendedorismo estratégico necessário para a busca por aporte de capitais no mercado por meio do aprendizado com profissionais da indústria de private equity. Após a aprovação na etapa América Latina do Desafio, as empresas seguem para a competição mundial, que acontece anualmente na Califórnia, EUA, no Desafio Intel® + UC Berkeley Tecnologia e Empreendedorismo (IBTEC).

Tecnologia na Comunidade =-A Intel capacitou mais de 4.500 jovens nos cursos do Intel Aprender nos módulos “Tecnologia e Comunidade” e “Tecnologia no Trabalho”, em 237 turmas espalhadas pelo Brasil em 2009. O trabalho foi desenvolvido em 33 Centros de Inclusão Digital da Fundação Bradesco, Guarda Mirim de Campinas e outras 13 ONGs.

O programa Intel(R) Aprender promove as habilidades técnicas dos jovens por meio do aprendizado prático em um centro de tecnologia comunitário. Enquanto desenvolvem essas competências, jovens e crianças também aprendem a dominar as habilidades necessárias para atuar no mercado de trabalho do século XXI, tais como conhecimentos básicos em tecnologia, pensamento crítico e colaboração.

Voluntariado Corporativo - O Intel Ativo, programa de voluntariado da empresa, procura utilizar as habilidades dos funcionários para auxiliar jovens e adultos das comunidades do entorno. Um destaque do programa é destacar a Campanha Intel do Bem, realizada em 2010 em conjunto com a United Way, os funcionários da Intel Brasil oferecem mentorias e outras atividades para jovens. As mentorias ajudam estes jovens a descobrirem um mundo novo e acreditarem que é possível prepararem-se para as oportunidades de trabalho. Seis instituições beneficiadas, atingindo mais de 1.000 jovens e crianças e contou até agora com a participação de mais de 52% dos funcionários da empresa no Brasil em 2010.

“A empresa acredita que por meio das atividades propostas em prol da educação e do uso efetivo de tecnologia, é possível potencializar a inovação nestas comunidades. Agregando qualidade à educação, geram-se espíritos empreendedores e o fortalecimento da indústria. Ao todo, 989.681 mil horas de voluntariado foram doadas por funcionários da Intel em todo o mundo”, explica Nuno Simões.

Além de todo este engajamento, a empresa recebeu oito prêmios na América Latina durante o ano de 2009 em iniciativas de responsabilidade corporativa.

Intel no mundo - As iniciativas de responsabilidade corporativa da Intel abrangem também as áreas de meio-ambiente e a cadeia produtiva, com mais de 9.000 fornecedores em mais de 100 países. Segundo a EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos), a Intel é o maior comprador voluntário de energia renovável nos Estados Unidos. Em 2009, a empresa reciclou 80% dos seus resíduos sólidos e já economizou 36 bilhões galões de água desde 1998, como resultado dos investimentos em conservação da água.

Campanha Apaixonados pelo Futuro - No Brasil, a campanha “Apaixonados pelo Futuro” reflete a visão da Intel de que tão importante quanto desenvolver a tecnologia em si é preparar o mercado e a sociedade para receberem e se aproveitarem dessa tecnologia. Por isso, a Intel está profundamente comprometida com o desenvolvimento local em todos os mercados onde opera. Desde sua chegada ao Brasil, há 22 anos, a Intel tem ajudado a preparar o país para o futuro – por meio de seu compromisso de levar ao mercado a liderança tecnológica, a inovação, e da contribuição contínua para a adoção da tecnologia, da melhoria na competitividade do mercado e da indústria local e da realização de fortes investimentos para o desenvolvimento do potencial humano por meio dos programas educacionais.

A Intel [NASDAQ: INTC], líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem. [www.intel.com]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira